24 de setembro de 2009

W

WARPAGE          WARPAGE

Distorção que pode ocorrer em uma peça durante a aglutinação das suas partículas metálicas. 

WASH BRUSH    WASH BRUSH

Geralmente confeccionada com pêlos de camelo. É uma ferramenta relativamente grande construída sobre uma arruela de metal e de forma arredondada na extremidade. É utilizada para aplicar áreas ou lavagens extensas de aquarela. 

WATER OF CRISTALIZATION       ÁGUA DE CRISTALIZAÇÃO 

Água que é combinada com certos sais cristalinos em proporções definidas por meio do peso e que podem ser completamente removidos através de aquecimento. Exemplos: CaSO4 . 2 H2O e CuSO4 . 5H2º 

WAX      CERA

Substância pastosa, em geral composta de uma mistura de carnaúba com cera de abelha, aplicada em superfícies como acabamento. Comumente é usada em peças de madeira, mas também é empregada sobre cimentado liso. Sua coloração é esbranquiçada ou amarelada. É de fácil aplicação. Exige que a superfície esteja em perfeito estado. Permite realçar o material em que é aplicada e oferece uma certa proteção. O serviço de aplicar cera é chamado enceramento. 

WAXWARE         ARTIGOS DE CERA

Objetos produzidos a partir de cera natural ou artificial. 

WELD    LÍRIO DOS TINTUREIROS

Corante amarelo natural obtido como um líquido ou em forma de extrato seco de uma planta herbácea. Reseda Luteola, antigamente cultivada na Europa Central. A matéria colorante é a luteolina. É extraída com soluções aquosas e pode ser transformada em pigmentos amarelos de várias tonalidades diferentes. O extrato puro tem uma das sombras mais resistentes. Frugalmente solúvel em água quente e moderadamente solúvel em álcool, proporciona uma solução amarela escura com álcalis. Atualmente é encontrado em grande quantidade na Normandia para o tingimento de seda. 

WHISK BATEDOR

Ferramenta medieval utilizada para bater claras em neve como um meio aglutinante. Antigamente, possuía um cabo de madeira e uma presilha plana, fina e circular em uma das extermidades. 

WHITE LEAD       BRANCO CHUMBO

O mais importante dentre os pigmentos de chumbo. É um carbonato básico de chumbo, 2PbCO3-Pb(OH)2 e contém normalmente cerca de 70% de carbonato de chumbo e 30% de hidrato de chumbo. Apesar do carbonato de chumbo existir na natureza como o mineral cerusita, nunca foi utilizado como uma fonte importante de pigmento branco. Era conhecido antigamente como um dos primeiros pigmentos artificiais a ser preparado. Apesar de poder ser comprado em forma de pó seco, a maior parte é encontrada no mercado em forma de pasta expressa com 9 a 10% de óleo de linhaça. A trituração e a manipulação do branco chumbo foram consideradas por muito tempo prejudiciais à saúde, e é considerado venenoso se inalado na forma de pó ou ingerido. É um componente cristalino e em óleo forma uma película de tinta homogênea, durável, dura e não-porosa. A ação secativa ou secante sobre óleos também explica seu amplo uso; o branco chumbo puro tem seu uso favorecido quando comparado a brancos exteriores porque não forma rachaduras ou fendas deixando uma superfície apropriada para retoques. Porém, em interiores possui uma tendência ao amarelamento, especialmente no escuro e quando protegido por películas de óleo ou vernizes, esta reação é muito lenta e o resultado pode ser insignificante. É comumente utilizado em pinturas nas quais é misturado com vermelhão (HgS), ultramarino e outros pigmentos contendo enxofre, sem nenhum sinal de incompatibilidade. Quando expostos à altas temperaturas o transformam em monóxido de chumbo; é solúvel em ácidos mineráveis diluídos e em ácido acético com efevercência (CO2). 

WINDOW            ABERTURA

Em tubos de raios x, abertura vedada com material diferente do invólucro do tubo, por onde se escoam os raios x gerados no seu interior. 

WOAD PASTEL-DOS-TINTUREIROS

Planta da família das crucíferas de que se extrai uma tinta azul. É similar ao índigo e antes da importação do mesmo no século XVII era ampliamente cultivada na Inglaterra para a produção de seu pigmento que é extraído por um processo de fermentação. É praticamente impossível distinguir esse pigmento azul do índigo quando ambos estão presentes em uma pintura. WALL PAINTING              PINTURA MURALVer MURAL PAINTING. WANTING          VAZIO

Em pintura, um modelado falho, insuficiente, sem consistência. Diz-se também do espaço mal aproveitado de uma composição. 

WARM COLOR  COR QUENTE

Denominação da cor que expande luz; qualquer cor incluída entre os matizes do vermelho, vermelho-púrpura, laranja ou laranja-amarelo, das quais se pode dizer que têm um aparente calor. 

WASH   CAMADA

É a demão de tinta de variável espessura que o artista aplica ao executar um quadro. Não inclui nem a base, ou camada de preparação, nem, tampouco, a camada final de verniz. Uma pintura pode ter sobre a preparação uma ou várias camadas de tinta sobrepostas – camadas subjacentes – sob a camada superficial. 

WATERCOLOR PAINTING            AQUARELA

Técnica de pintura que emprega tinta translúcida, cujos pigmentos são os mesmos do óleo e do guache, ligados com goma e diluídos em água. É aplicada em camadas transparentes sobre papel e, menos freqüentemente, sobre outros suportes, sem uso de cores opacas para realçar contornos ou dar volume. Apesar de ser um processo antigo e amplamente utilizado, a aquarela distinta do guache só começa a ser praticada no início do século XVIII. 

WATER-GLASS PAINTING            AGUADA

Diz-se da aplicação de uma fina camada de qualquer tinta bastante diluída em água sobre um suporte, em geral com execução mais rápida e menos detalhada.

WATERMARK    MARCA D’ ÁGUA

Letras ou figuras que se tornam visíveis em uma folha de papel quando posta contra a luz, são a identificação do fabricante. Também conhecida como filigrana, é usada desde o século XIII constituindo um meio auxiliar importante no exame e datação de desenhos e gravuras. WATER-SCAPE  MARINHAVer MARINE PAINTING. WAX

PAINTING               ENCÁUSTICA

1. Antiga técnica de pintura usada pelos gregos desde o século V a. C., na qual as cores são diluídas em cera líquida que é mantida aquecida para facilitar sua manipulação, sendo aplicadas com espátula ou pincel. Os mais antigos exemplares de encáustica conhecidos são os retratos de Fayum. 2. Diz-se, também, de uma preparação de cera que é impregnada no mármore de uma estátua para preservá-la de musgos. 

WEAK   INCOLOR

Designação de uma pintura cujo colorido é fraco ou esmaecido. 

WEAK OUTLINES             IMPRECISO

Designação, em pintura, desenho e gravura, do contorno ou modelado pouco nítido. 

WEATHERED      FRUSTO

Designação aplicada à obra plástica carcomida pela ação do tempo. 

WHITE HIGHTEN, TO      REALÇAR

Fazer com que as zonas claras de uma pintura sobressaiam, contrastando com os escuros. 

WHITE LEAD       BRANCO DE PRATA

Pigmento usado na fabricação de tinta branca a partir do óxido de chumbo. 

WHITE LINE ENGRAVING             GRAVURA EM RELEVO EM MADEIRA

Xilogravura em que a imagem é entalhada em um bloco de madeira, o qual é tintado, de maneira que, ao se imprimir, resulta em uma imagem em linhas brancas sobre um fundo totalmente negro. 

WHITE SPIRIT    TEREBINTINA

Um líquido oleoso, volátil e incolor, destilado da espessa seiva resinosa do pinheiro e de outras coníferas semelhantes, usado como diluente e solvente para tintas a óleo. 

WING   VOLANTE

Denominação do painel lateral de um retábulo no qual há representações pintadas ou esculpidas em um ou nos dois lados. Gira em dobradiças, fechando-se sobre o painel central, permitindo exibir ambas as faces. 

WORKING PROOF           PROVA DE ESTADO, PROVA DE ESTÁGIO

Prova que é tirada em cada um dos estágios por que passam os processos de gravura. 

WORKSHOP       OFICINA

1. Lugar onde se exerce um ofício. No que se refere às artes plásticas, é mais corrente o uso do termo ateliê. 2. Conjunto de colaboradores dirigidos por um mestre. 

WRINKLE, TO     ONDULAR

Em pintura, diz-se do efeito causado pela umidade da aquarela ou da aguada sobre papel mal esticado.

Telma Luize

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