VAN DYKE BROWN MARROM DE VAN DYKE
Nome utilizado para descrever um pigmento orgânico marrom derivado de substâncias da terra como a lignita. Contém geralmente 90% de matéria orgânica com pequenas quantidades de ferro, sílica, etc. Possui uma tonalidade marrom-avermelhada e por ser parcialmente transparente em óleo, é usada e composição das partículas que parecem ser menos opacas e cristalinas que o ocre e o umber. É uma cor evanescente e desbota quando exposta à luz forte, desenvolvendo uma tonalidade acinzentada. O pigmento parece dissolver-se em óleo ou verniz e mancha-los e por isso torna-se difícil isola-lo e identifica-lo em tais meios.
VANDYKE VANDYKE
Cópia em papel sensibilizado de desenho, que representa um negativo deste, com linhas brancas e fundo marrom-escuro.
VEHICLE VEÍCULO
Termo tradicional usado de maneira intercalada com “médium” como nome para a formação de uma película ou material de ligação da tinta.
VELLUM VELINO
Pele de bezerro, bode ou outro animal novo. Muito utilizado como forro. Termo também utilizado para descrever qualquer pele de boa qualidade utilizada na escrita ou pintura.
VENETIAN RED VERMELHO DE VENEZA
É um óxido de ferro de coloração vermelho-escura. Anteriormente um óxido natural parcialmente hidratado e atualmente obtido pela calcinação de uma mistura de sulfato ferroso e carbonato de cálcio. Não necessita de lavagem sendo simplesmente moído e peneirado. Apesar do melhor vermelho de Veneza conter mais de 50% de óxido férrico, a maioria possui entre 10% e 30% sendo o resto uma mistura de carbonato de cálcio e sulfato de cálcio.
VERMILLION VERMELHÃO
Sulfeto mercúrio. É encontrado na natureza como o mineral cinabre, que é o principal minério do metal mercúrio. Apesar de minério esmagado e triturado ter sido utilizado como pigmento por séculos, ainda no início dos tempos o homem aprendeu a como recombinar os elementos mercúrio e enxofre para formar cinabre ou vermelhão artificiais. Era conhecido por gregos e romanos e grande parte do que era consumido em Roma vinha da Espanha. Foi identificado em várias pinturas em murais em Roma. É comumente distribuído em natura e são conhecidas fontes na Inglaterra, China, Japão, Califórnia, México, Peru e Espanha. O método seco de preparação foi utilizado por alquimistas e continua a ser usado pelos chineses. No método criado pelos holandeses, 100 partes (por peso) de mercúrio são combinados em uma panela de ferro com 20 partes de enxofre fundido para formar um sulfeto mercúrio preto e amorfo. Essa massa preta é então transferida para um vaso destilatório de vidro onde é aquecido e por sublimação ou condensação em recipientes de barro ou cilindros de ferro transforma-se em uma modificação vermelha cristalina do sulfeto mercúrio. O produto necessita então só ser tratado com uma solução álcali forte para remover o enxofre livre e para ser lavado e triturado sob a ação da água para ser preparado como um pigmento. A mudança do sulfeto mercúrio negro para o vermelhão é inteiramente física. O processo seco utilizado pelos chineses da origem à um vermelhão cristalino granulado de coloração vermelho-violeta.
VINE BLACK PRETO VINHO
Cor similar a do carvão, preparada a partir da carbonização dos galhos ou da madeira da vidreira. Um certo tipo também é obtido a partir da borra (resíduo que fica no fundo de uma vasilha após a ebulição ou a infusão) do vinho. O pigmento tem uma tonalidade azul e tingimentos cinza feitos com branco têm um traço azulado. Outras cores de tonalidade preta são feitas a partir dos caroços de pêssegos, cascas de coco, cortiça, etc.
VISCOSE VISCOSE
Celulose regenerada atualmente muito utilizada na produção de filmes transparentes (celofane). É um componente instável, solúvel em soda cáustica.
VISCOSITY VISCOSIDADE
Fricção interna de um fluido que influencia sua taxa de fluxo ou faz com que haja uma certa resistência à mudança de forma.
VOLATILE VOLÁTIL
Designação de uma substância que evapora rapidamente.
VULCANOL VULCANOL
Preparado destinado a acelerar a vulcanização.
VALUES VALORES
Diz-se, em pintura, do grau de luminosidade ou intensidade de uma cor, em uma escala que vai do brando ao negro. O valor de uma cor indica sua posição nesta escala: uma cor de valor alto será muito clara, pois algo significa próximo ao branco, estando os tons claros dominados pela presença do brando. Os valores de tom são estabelecidos na relação de uma parte do trabalho para outra, independentemente da cor real do objeto envolvido. Os valores das cores, por outro lado, dependem da significância de cada área de cor em relação com o global da obra e uma combinação dos dois deve ser levada em consideração na apreciação de uma pintura.
Também TOM. Ver TONE.
VANISH POINT PONTO DE FUGA
Ponto na linha do horizonte para o qual, na profundidade do quadro, parecem confluir as linhas que se originam no primeiro plano. Os artistas que fizeram experiências com perspectiva, no século XV, acabaram por adotar um só ponto de fuga. Mais tarde, outros chegaram à conclusão de que eram necessários diversos pontos de fuga para capturar a realidade do mundo natural.
VARIANT VARIANTE
Diz-se do desenho, pintura ou escultura que é uma versão de outra obra, bastante semelhante ao original, mas com pequenas diferenças na composição ou na técnica de execução e que pode tanto ter sido realizada pelo mesmo artista como por assistentes sob sua supervisão ou até por outro artista sem qualquer vínculo com ele.
VARICOLORED POLICROMIA
Designação de um conjunto de várias cores. Diz-se da camada pictórica que reveste uma escultura.
VARIEGATED PECILOCROMÁTICO
Diz-se do que é pintado de várias cores; variegado.
VEHICLE VEÍCULO
O mesmo que AGLUTINANTE. Ver BINDER.
VEIL GLACIS
Sinônimo de VELATURA. Ver GLAZE.
VERDACCIO VERDACHO
Designação de uma tinta de cor marrom esverdeado que é obtida por meio de uma mistura de cores e não diretamente de um pigmento, assim, sua coloração varia de uma pintura para outra, sendo sua utilização adequada para contornos e imprimiduras.
VERISIMILITUDE VIVO
Em pintura, termo que se aplica tanto ao retrato muito semelhante ao modelo quanto ao colorido muito intenso.
VERMILION VERMELHÃO
Ver BRIGHT RED.
VERSION VERSÃO
O mesmo que VARIANTE. Ver VARIANT.
VERTICAL PICTURE FORMATO VERTICAL
Classificação de qualquer quadro em que a medida da altura supera àquela da largura. Indicações a respeito de suas medidas são feitas com a altura precedendo à largura.
VIBRANCY VIBRANTE
Diz-se do efeito conseguido em uma pintura com colorido vivo e bem contrastado.
VIEW VISTA
Diz-se de uma pintura ou desenho que mostra um panorama ou aspectos de cidade.
VIEWPOINT PONTO DE VISTA
Denominação do trecho, em uma composição pictórica, para o qual os olhos retornam com mais naturalidade. Na arte figurativa, com o emprego de perspectiva linear, é, geralmente, mas nem sempre, o ponto de fuga.
VIGOROUS VIGOROSO
Ver TRENCHANT.
VIOLET VIOLETA
Cor que resulta da mistura de vermelho com azul.
VISUAL ARTS BELAS ARTES
Denominação tradicional dada às artes plásticas, sobretudo à pintura, escultura e desenho, em oposição às artes aplicadas ou menores. Originalmente, a classificação incluía também a música e a poesia.
VOID BURACO
Expressão usada em pintura quando há um vazio na composição, seja pela má distribuição do que é representado, seja pela demasiada acentuação de um tom escuro em face de outros mais claros.
VOLUME VOLUME
1. A massa de uma forma tridimensional como pode ser avaliada em termos do espaço real que ocupa. O termo pode ser usado tanto com referência à forma global de uma escultura como com referência a apenas uma parte dela que tem uma forma e massa diferenciada. 2. Ilusão de volume em uma composição em duas dimensões: desenho, gravura ou pintura.