TABLET BLOCO
Bloco de desenhos atualmente usado, consiste em uma pilha de papéis, sempre presos por um adesivo em uma ou mais extremidades e no verso há um papelão rígido. É confeccionado em tamanhos variados e com tipos diversificados de papel.
TACKINESS PEGAJOSIDADE
Defeito de envernizamento, sob a forma de gomosidade da superfície envernizada, devida à secagem imperfeita.
TALE TALO
Silicato natural de magnésio hidratado e é encontrado sob a forma de pedra suave. É macia e untuosa ao toque porque a suscetibilidade de rachar é altamente perfeita e torna-se pó para formar partículas finas e laminadas. Suas propriedades são semelhantes as do caulim e é utilizado na arte com os mesmos propósitos. Possui uma coloração branco acinzentada, é muito inerte e usado como enchimento de tintas e papéis e gizes coloridos. Também serve como médium em esculturas e para fins ornamentais.
TAR ALCATRÃO
Substância líquida, viscosa, oleosa, de cor preta ou castanho-escura obtida pela destilação de diferentes matérias orgânicas. É insolúvel na água. Em geral, é utilizado como impermeabilizante de pisos e empregado também no revestimento de peças de madeira enterradas, para evitar seu apodrecimento.
TEAR DROP TEAR DROP
Defeito na tecelagem de pano, sob a forma de pequenos desvios elípticos de um ou mais fios adjacentes do tecido.
TECHNICOLORED TECNICOLORIDO
Colorido pelo processo de colorir filmes cinematográficos.
TEMPER MISTURAR
Misturar em condições apropriadas, combinar ou fundir, produzir uma tinta ou tornar um material apto à escovação.
TERRA-COTTA TERRACOTA
Termo aplicado para designar produtos feitos a partir de argila cozida e esses produtos podem variar muito em sua composição. Modernamente, terracota significa produtos utilizados em trabalhos estruturais e de decoração, que não podem ser confeccionados a partir de máquinas. Em esculturas particularmente da Renascença italiana, formava uma superfície que era geralmente pintada.
THERMOPLASTIC TERMOPLÁSTICO
Capaz de ser amolecido para que possa fluir sob ação de calor e pressão. Termo normalmente utilizado para resinas artificiais que reamolecem ao serem reaquecidos.
THERMOSETTING TERMOCURA
Ação de termocurar. Cura pelo calor que transforma um plástico em produto substancialmente insolúvel ou infusível.
TILE TILE
Nome dado a diversos containers de porcelana muito utilizados em aquarela, wash paintings e pinturas mistas. E geralmente um bloco de porcelana contendo na face superior várias depressões e são geralmente redondos.
TILE CEMENT CIMENTO DE LADRILHO
Cimento utilizado para colocar ladrilhos.
TIN ESTANHO
Metal branco-prateado, dúctil e maleável porém pouco tenaz. Não oxida em contato com o ar úmido e por isso é usado no recobrimento de peças de ferro. A folha de flandres é uma folha de ferro recoberta de estanho. Combinado com enxofre serve para dar coloração bronze em madeira ou gesso.
TIN WHITE BRANCO-ESTANHO
Cor semelhante à brancura do estanho.
TINCTURE TINTURA
Matéria corante, preparado para tingir, colorir quadros, objetos de arte e tecidos.
TINTING TINTAGEM
Ação de espalhar tinta; ação de abastecer com tinta; ação de cobrir rolos impressores com tintas.
TINTING STRENGH INTENSIDADE DE TINTAGEM
Habilidade de um material de colaização com tinturas ou pigmentos de conceder cor.
TITANIUM TITÂNIO
Metal de símbolo Ti, branco, duro, de número atômico 22, massa atômica 47, 90, densidade 4,5 que funde 1.800°C, e que, por suas propriedades se aproxima do silício e do estanho.
TONDO TONDO
Pintura ou relevo em forma circular.
TONER LOÇÃO TÔNICA
Termo usado na indústia pesada de tinta para descrever corantes sintéticos puros ou quase puros ou tonalidades com alta concentração de cor.
TOOTH TOOTH
Propriedade de um pigmento de, quando misturado com uma tinta, evitar que a mesma se espalhe e se estabeleça numa camada por demais fina.
TOP TONE (OR MASS TONE) TOP TONE
Intensidade e coloração total de um pigmento quando visto sob uma luz refletida.
TRIPOLI TRIPOLE
Pó silicoso empregado para limpar metal ou vidro.
TUBE TUBO
Tubos articulados de latão com tampas de rosca utilizados para armazenar tintas a óleo e aquarelas. Encontram-se em tamanhos variados.
TUFA PEDRA POROSA
Rocha sedimentária composta de sílica ou carbonato de cálcio depositado em águas de lagos, rio e fontes.
TURNSOLE TORNASSOL
Azul extraído das sementes da planta Crozophora Tinctoria. Quando espremido frescamente das sementes é vermelho, mas quando feito alcalino torna-se azul. Em tempos medievais pequenos pedaços de tecidos eram mergulhados diretamente no suco das sementes e quando mergulhados em uma solução de goma serviam como fonte adequada para a cor de pinturas em manuscritos. Se a cor violeta era desejada os tecidos eram primeiro tratados com cal para neutralizar a acidez do suco das sementes.
TURPENTINE AGUARRÁS
Substância incolor obtida pela destilação da terebintina. Tem a propriedade de dissolver substâncias gordurosas. É muito usada como dissolvente de tinta a óleo e componente de vernizes e massa plástica.
TUSCAN RED VERMELHO TOSCANO
Óxido vermelho de ferro clareado com um dos pigmentos orgânicos mais permanentes como o vermelho alizarin.
TYRIAN PURPLE PÚRPURA DE TIRO
Uma das matérias colorantes mais importantes e caras, preparada a partir de vários moluscos incluindo Murex Brandaris e Púrpura haemostoma, encontrado nas encostas do Mediterrâneo e costa do Atlântico, incluindo as Ilhas Britânicas. Grandes quantidades desses moluscos foram utilizados antigamente e em certas regiões do Mediterrâneo ainda há pilhas das conchas utilizadas nos processos de tingimento. A secreção produtora de cor encontra-se em uma pequena veia ou vesícula, e quando esta é partida ou expremida com a mão um líquido branco é liberado. Os tecidos que eram tingidos eram mergulhados nesse líquido e expostos à forte luz do sol que provoca a desenvolvimento da cor até ser atingido um vermelho apurpurado ou crimson. A coloração obtida depende de certa forma das espécies variadas dos moluscos e também do processo de extração. A cor é notavelmente estável resistente à álcalis, sabão e a maioria dos ácidos e é destruída somente pela ação de ácido nítrico quante ou cloro. É insolúvel na maior parte dos solventes orgânicos, com exceção de anilina quante e nitrobenzeno.
TACTILE VALUES VALORES TÁTEIS
Classificação de autoria do historiador de arte Bernard Berenson, das qualidades por meio das quais uma pintura ou desenho evoca uma sensação de palpabilidade que o próprio objeto representado teria se fosse diretamente manuseado.
TAIL AVANÇAMENTO, AVOAMENTO
Diz-se do ressalto ou saliência de qualquer elemento ou moldura em relação ao plano onde se encontra embebido.
TAILPIECE VINHETA
Gravura, desenho ou ornato que decora as páginas de um livro, especialmente a de rosto e as iniciais e finais de capítulos. Figurinhas ilustrativas de livros ou fotografias cujas bordas gradualmente se desvanecem.
TEARDROPS ENRUGAMENTO
Defeito na superfície de uma camada de tinta ou de verniz que foi aplicada em forma líquida sobre um suporte em posição vertical e que consiste em um efeito de linhas curvas horizontais causado pelo escorrimento desigual do líquido, mantido após sua secagem.
TECHNIQUE TÉCNICA
Conjunto dos métodos e pormenores práticos essenciais à execução perfeita de uma arte ou profissão.
TEMPER TÊMPERA
1. Tinta opaca e de rápida secagem resultante da mistura de pigmentos com gema de ovo, posteriormente, diluída em água e cuja aplicação gera uma película resistente, impermeável e que mantém o brilho original das cores. O uso mais tradicional para a têmpera é na pintura mural, sobre um fundo de gesso. 2. De maneira mais ampla, o termo passou a designar tintas à base de água cujo aglutinante pode ser cola ou caseína.
TEMPLATE MOTIVO
Unidade do esboço que é repetida para formar um padrão decorativo ou para realçar um tema.
TENDER TENRO
Em pintura, o colorido suave e harmonioso.
TERTIARY COLOR COR TERCIÁRIA
Uma cor produzida pela mistura de duas cores secundárias em qualquer proporção. Dependendo das cores originais e das proproções empregadas nas misturas, as cores terciárias constituem uma variedade de marrons, cinzas e negros. Também conhecida como Intermediate color.
TEXTURE TEXTURA
Em pintura, diz-se da disposição das pinceladas e da gradação dos tons.
THEME TEMA
Assunto sobre o qual versa uma obra de arte e é interpretado pelo artista.
THIN TO THICK ÓLEO SOBRE MAGRO
Maneira arcaica de referir-se à pintura a óleo, por mencionar que a camada de pigmentos misturados ao óleo era aplicada sobre aquela mais diluída.
THINNER DILUENTE
Ver DILUENT.
THREE-COLOR PROCESS TRICROMIA
1. Processo gráfico de impressão que emprega as três cores primárias. 2. Diz-se da gravura ou estampa feita por este processo.
TINT CLAREAR
Tornar um tom menos sombrio ou menos carregado.
TONALITY TONALIDADE
Ver KEY.
TONAL VALUES ESBATIMENTO
Numa pintura, a disposição graduada dos volumes, sombras e claro-escuro. Também GRADAÇÃO. Ver GRADATION.
TONE TOM
1. Resultado da mistura de diferentes espécies de cores. 2. Grau de intensidade e de brilho nas tintas.
MEIA-TINTA
Tom intermediário de uma cor entre a luz e a sombra que serve para harmonizar a transição dos claros aos escuros, criando uma ilusão de relevo nas formas. Também chamado de Meios-tons.
TOP TOPO
Cimo, remate de uma peça artística.
TORTURE, TO TORTURAR
Em pintura, denominação de uma obra muito trabalhada, muito procurada.
TOUCH TOQUE
1. Diz-se da maneira como o artista espalha as cores, traça, cinzela ou molda. 2. Em pintura, sinônimo de pincelada.
TOUCH PROOF, TO RETOCAR PROVA
Uma prova de gravura que mostra evidências de desenhos ou de correções feitas à mão pelo artista.
TRACE OUT, TO TRAÇAR
1. Sinônimo de traça. 2. Desenho a traço, representado por meio de traços.
TRACE OVER, TO TRASFOLIAR
Processo de copiar um desenho em papel transparente colocado sobre o original. Também chamado de Lucidar.
TRACERY TRACERIA
Decoração arquitetônica em pedra ou madeira lavrada, característica do Gótico, que forma um reticulado que é usado para preencher vãos de janelas e de arcadas ou para criar paredes vazadas em vez de sólidas.
TRACING DEBUXO
Sinônimo de esboço. Ver SKETCH.
TRANSFERENCE TRANSPORTE
1. Técnica de restauração que consiste na transferência de uma pintura cujo suporte estava deteriorado para outro. É feito mediante a fixação temporária da película pintada, pela sua face externa, em um papel apropriado, sendo retirado o suporte estragado pela face posterior e, a seguir, por compressão, passada para o novo. 2. Esta operação pode ser realizada não apenas com pinturas de cavalete, mas, também, com murais.
TRANSLUCID PAINTING REGRAXO
Denominação da pintura feita sobre um objeto dourado ou prateado cuja cor fica a transparecer.
TRANSPARENCY TRANSPARÊNCIA
É a qualidade de uma substância que transmite em vez de refletir luz, isto é, pode-se ver através dela. Uma cor transparente se deixa atravessar pela luz. Como propriedade de uma tinta, o termo significa que sua cor não oculta inteiramente a superfície sobre a qual é aplicada e pode ser usada para pintar veladuras que produzem uma fusão ótica de sua cor com aquela da camada de baixo. Os impressionistas raras vezes usavam cores transparentes, preferindo misturá-las com branco para torná-las opacas e para que refletissem a luz, representando melhor os efeitos naturais na atmosfera.
TRANSPARENT COLOR TRANSPARENTE
Em pintura, diz-se da cor que deixa ver outra, subjacente.
TRENCHANT VIGOROSO
Diz-se do caráter enérgico, mas natural, sem exageros, de uma representação pictórica ou escultórica. O termo é usado também quanto ao estilo de um artista.
TRIAL PROOF PROVA
Ver PROOF.
TRIANGULAR COMPOSITION COMPOSIÇÃO PIRAMIDAL
Em pintura, diz-se da disposição das figuras e objetos representados formando um triângulo, método muito utilizado por Rafael.
TRICHROMIC TRICROMIAVer THREE-COLOR PROCESS.
TRUE COLOR COR BÁSICA
Denominação do amarelo, do azul e do vermelho, de cuja combinação derivam todas as demais cores.
TRUTH TO NATURE D’APRÈS NATURE
Locução francesa que é usada para designar uma obra de arte copiada diretamente da natureza.
TURGID ALAMBICADO
Ver AIRY.
TWO-DIMENSIONAL BIDIMENSIONAL
Designação do modo de representar um corpo só por altura e largura, sem o sentido de profundidade.
TYPEWRITER LETRISMO
Expressão que se usa desde a década de 1950 para denominar obras de arte que empregam palavras, letras e sinais para criar efeitos puramente visuais, sem qualquer conotação com os seus significados.
TYPOLOGY TIPOLOGIA
Técnica que tem por objetivo classificar as representações segundo sua forma.