RACK PRATELEIRA
Pequenas ripas de madeira ou marfim cortadas com entalhes semicirculares na posição superior; são utilizadas como um lugar para se apoiar pincéis durante pinturas particularmente de aquarela e miniaturas.
RAPE COLZA
Variedade de couve que serve de forragem e cujas sementes produzem até 45% de seu peso em óleo.
RED OCHRE VERMELHO OCRE
Variedade de óxido de ferro que contém mais ou menos argila ou sílica e é um dos pigmentos naturais mais importantes. O melhor contém cerca de 95% de óxido férrico.
REDUCING GLASS SENTE DE DIMINUIÇÃO
Sente côncava dupla que diminui a aparência do tamanho dos objetos vistos através dela. Freqüentemente utilizada por pintores como um modo artificial de se conseguir uma observação distanciada de seu trabalho.
ROLARIZED LIGHT LUZ POLARIZADA
É aquela na qual as ondas de luz vibram unilateralmente, paralelas umas as outras no mesmo plano, elipse ou círculo, enquanto que em uma luz não polarizada as ondas vibram em vários planos.
ROSIN BREU
Resina análoga ao pez negro, obtida pela destilação do alcatrão da hulha.
ROUGH GLASS VIDRO BRUTO
Vidraças cortadas de vidro laminado original utilizadas geralmente em janelas de prédios e casas que muitas vezes necessitam ser restauradas.
RUBBER WORKING TRABALHO EM BORRACHA
Ação de manipular ou beneficiar borracha.
RULING PEN TIRA-LINHAS
Desenvolvida em tempos modernos como um instrumento preciso de desenho e difere das canetas comuns feitas de aço, pena ou junco. Em vez de apresentar uma forma de secção tubular tornando-se cônicas em uma ponta, possui 2 lados paralelos e a extremidade para desenhar situa-se no meio deles; a distância da linha descrita é regulada pela distância dos 2 lados, ajustadas por um pequeno parafuso.
RADIATING LIGHT IRRADIAÇÃO
Ornato formado com raios divergentes que partem de um centro.
RAISED MOLDING CONSOLO INVERTIDO
Moldura arquitetônica que dissimula a junção de dois elementos cujas superfícies estão em níveis diferentes.
RAKING LIGHT LUZ RASANTE
Processo que é empregado no exame técnico de pinturas e de relevos muito fracos ou erodidos e que consiste na colocação de uma luz com um ângulo que varia entre 3 e 7 graus do lado da superfície examinada, o que faz ressaltar suas descontinuidades.
REALISM REALISMO
1. Movimento dinamizado por Gustave Courbet que organizou a primeira exposição realista, em Paris, em 1875, opondo-se ao naturalismo acadêmico, que imperou na primeira metade do século XIX. 2. Termo usado para a arte que representa um tema com acuidade, não só no que tange às aparências, mas que, ao contrário do naturalismo, preocupa-se apenas com a transcrição acurada da natureza. Leva em conta, principalmente, um juízo de valor, por parte do artista, a respeito da realidade interpretada que concerne mais a acontecimentos quotidianos e a condições sociais do que a uma visão literária e tradicional.
RECEDING LINE LINHA FUGIDIA, LINHA DE FUGA
Aquela que se afasta em profundidade, em direção ao ponto de fuga.
RECEDING PLANES LONGES
Denominação dos planos mais afastados em uma composição perspectivada.
RECESSION RECUO
Em pintura, o afastamento que deve ser dado, em perspectiva, para a boa impressão do conjunto.
REFLECTED COLOR REFLEXO
O reflexo é a luz que rebate de uma superfície e, portanto, é indireta. Se a superfície é de cor, a luz se tinge desta cor, alterando a de qualquer objeto sobre o qual o reflexo incidir. As paredes dos estúdios do século XIX eram costumeiramente revestidas de tons apagados para impedir que a luz refletida alterasse os semitons e as sombras do modelo. Os artistas acadêmicos tratavam de evitar os reflexos, posto que eles modificam as cores dos objetos. Os impressionistas, no entanto, tendiam a buscar os reflexos de luz e cor que se encontram naturalmente ao ar livre. Nas obras pintadas em estúdio, a supressão deste efeito termina produzindo um resultado artificial, estático ou apagado.
REFLECTIONS OF LIGHT ECOS DE LUZ
Denominação das manchas de luz distribuídas em uma pintura, que são distintas da luz dominante ou principal, mas que se integram na unidade do efeito.
RELATED COLOR COR ADJACENTE
Denominação da cor imediatamente vizinha a outra no círculo cromático, como é o caso do vermelho e suas adjacentes laranja e violeta.
REPLICA RÉPLICA
1. Repetição ou duplicação de uma escultura ou pintura feita pelo próprio artista. 2. Repetição de uma composição plástica, com ligeiras variantes, feita pelo seu autor. 3. Repetição feita por outro artista. 4. Em um sentido mais amplo, uma de duas versões de uma pintura, quando não se sabe qual dela é a original.
REPRESENTATIONAL ART FIGURATIVO
Termo genérico aplicado à representação plástica que mostra formas reconhecíveis como objetos, pessoas, animais, paisagens, ainda que estejam bastante interpretados e não necessariamente reproduzidos de maneira acurada. O oposto de abstrato.
RHYTHM RITMO
Em artes plásticas, a relação harmoniosa entre os elementos constitutivos de uma obra.
RICH COLORING ALTO
1. Designação dada em pintura ao colorido excessivamente intenso, berrante. 2. Diz-se, também, dos traços negros que, numa gravura, põem em realce as partes claras.
RIDGING SULCADO
Técnica utilizada para criar textura em uma camada de tinta úmida, que consiste em passar-lhe um instrumento dentado de madeira, plástico ou couro.
ROCOCO ESTILO ROCOCÓ
Designação que decorre de uma corruptela caricatural do termo rocaille. O Rococó corresponde à fase terminal do Barroco, durante o reinado de Luís XV, caracterizada pelo uso de decorações com motivos derivados de conchas, pedras e plantas.
ROMANTICISM ROMANTISMO
Movimento cultural do final do século XVIII e primeira parte do XIX, caracterizado pela reação contra o academismo de então e, sobretudo, o neoclássico, procurando fontes de inspiração nos estilos do passado. Na pintura, resultou em uma grande valorização da cor, em detrimento da forma.
ROSE ROSÁCEA
Em pintura e escultura, um motivo ornamental com formato de rosa.
ROUGH AQUATINT GRAVURA A ÁGUA DE FLUIR
Técnica usada no século XIX e que consiste em uma variante da gravura a água-forte, na qual são obtidos tons cinzentos muito finos, atacando com ácido a placa revestida de verniz e constantemente movimentada para que o ácido penetre nos menores entalhes.
ROUGHCAST EMBOÇO
Primeira camada de revestimento estendida sobre uma parede como preparação para um afresco.
ROUGHLY ESPONTÂNEO
1. Diz-se do trabalho executado de uma vez só, em uma única sessão. 2. O termo serve igualmente para denominar um quadro cuja execução não denota grande procura.
ROUGH OUTLINE ÉBAUCHE
Estágio inicial de uma pintura no qual a composição é delineada toscamente sobre o suporte. Qualquer rascunho, esboço ou plano de uma composição. É o pré-pintado ou primeira definição de linhas, amplas massas de luz, sombra e os semitons, que serve de base para a pintura definitiva. O ébauche era deixado secar por completo e depois raspado antes de se começar o processo final de pintura e acabamento. Normalmente, o ébauche acadêmico se executava em tons de terra, sombrios, que iam desde os marrons escuros aos cremes claros. Os primeiros eram transparentes e os últimos sempre opacos. Os artistas progressistas independentes, como os impressionistas, evitaram o ébauche escuro, começando suas obras com cores brilhantes, relacionadas com a cor local de seus temas.
ROUND BROXA
Pincel largo, achatado, feito com pelos ou cerdas curtas, de igual comprimento, configurando uma linha reta na ponta e que serve, em pintura, para aplicar a primeira camada de cor.
RUSSET OCRE, OCRA
Tipo de terra fina que contém argila e óxido de ferro hidratado e que apresenta várias cores que vão o amarelo ao marrom avermelhado, passando pelo marrom claro. Usadas em pintura, pois são pigmentos permanentes, confiáveis e relativamente opacos.
RUSTIC RÚSTICO
Estilo ornamental que busca dar a impressão de um acabamento tosco, descuidado.