24 de setembro de 2009

P

PABITT KNIFE    ESPÁTULA DE PALHETA

Espátula utilizada para misturar tintas a óleo em usos modernos; e geralmente menor e mais flexível que as utilizadas para uso doméstico e em laboratórios. Quando a tinta atinge a consistência desejada pode ser disposta sobre a palheta. 

PAINT   TINTA

Material corante que forma uma película flexível sobre as superfícies de elementos e peças da construção por secagem, usado em pinturas. É constituída de aglutinantes, solventes, pigmentos e eventualmente componentes secundários como secantes, impermeabilizantes, fungicidas e cargas. Existe uma grande variedade de tintas, cada qual indicada para determinados usos. 

PAINT FILM        PELÍCULA DE TINTA

Camada fina e contínua de um medium e pigmento combinados. 

PANTOGRAPH PANTÓGRAFO

Instrumento composto de quatro réguas dispostas sob forma de paralelogramo articulado que permite reproduzir mecanicamente um desenho em escala maior ou menor que o original. 

PAPAIN               PAPAÍNA

Diástase do látex do mamoeiro; enzima presente neste látex. 

PARAFIN             PARAFINA

Mistura de hidrocarbonetos saturados sólidos, caracterizados por sua indiferença aos agentes químicos; e extraída dos xistos betuminosos, sendo um resíduo do petróleo. 

PARCHMENT     PARCHMENT

Peles preparadas na utilização de artes finas. 

PARTICLE SIZE   TAMANHO DE PARTÍCULA

Diâmetro médio de partículas como as de pigmentos ou colóides, geralmente expresso em microns. 

PASTE   PASTA

Em geral uma substância glutinosa ou firme usada como adesivo. No que se refere à tecnologia de pintura é uma mistura grossa, semelhante a uma massa, de um medium (geralmente óleo) e pigmentos. 

PASTEL                 PASTEL

Material de pintura na forma de giz feito de pigmentos e enchimentos unidos na forma de um bastão por um aglutinante de goma fraca, geralmente goma tragacanth. 

PASTISOL CASTING        FORMAÇÃO DE PLÁSTICOS

Ação de fundir plastissol. 

PEAT     TURFA

Espécie de hulha de formação recente, de cor escura, leve, esponjosa, produzida por matérias vegetais carbonizadas. 

PEN CASE            ESTOJO

Container geralmente longo, de forma tubular de couro ou chifres. Durante a Renascença era utilizado por pintores para carregar pincéis. Atualmente é feito de metal e utilizado para carregar e guardar diversos materiais de desenho. 

PERILLA OIL        ÓLEO DE PERILA

Obtido das sementes da Perilla Ocimoides; planta anual presente na China, Japão e Índia Oriental. Pertence à família da menta e está relacionado ao colorido Coleus, muito visto em jardins. Quanto a aparência e ao odor, a perila assemelha-se ao óleo de linhaça. É altamente insaturado. Seca rapidamente mas dá origem à uma película seca que é de alguma maneira afetada por manchas e marcas irregulares. 

PERMAFEL          PERMAFIL

Nome comercial de resina sintética. 

PERMALUBE      PERMALUBE

Nome comercial de óleo lubrificante. 

PERMANENCE PERMANÊNCIA

Durabilidade de superfície pintada. O tempo de duração de uma superfície pintada, seja ela um quadro, uma estrutura ou outro objeto de arte. 

PERMANENT GREEN      VERDE PERMANENTE

Nome utilizado por alguns artistas e pintores para designar misturas de pigmentos verde azulados com pigmentos amarelos como o amarelo de cádmio ou amarelo zinco. Pode também conter óxido de zinco. 

PESTLE PILÃO

Peça alongada de um material duro, geralmente pedra utilizado para moer pigmentos ou outros materiais em um almofariz. 

PEVILON             PERLON

Nome comercial de fibra sintética. 

PH          PH

Termo usado para descrever  a atividade do íon hidrogênio de um sistema, medida de acidez, neutralidade ou alcalinidade em soluções aquosas. 

PHASE  FASE

Qualquer substância homogênea (sólida, líquida ou gasosa) que existe como uma porção distinta e mecanicamente separada em um sistema homogêneo, como em uma emulsão. Quaisquer partes homogêneas de um sistema que são separadas umas das outras por limites físicos definidos. 

PHLOEM              FLOEMA

Denominação dada a parte interna do tronco de uma árvore onde correm os vasos. 

PIGMENT            PIGMENTO

Designação comum à várias substâncias, de natureza diversa, que dão coloração aos líquidos ou aos tecidos animais ou vegetais que as contém. Substância pulverulente, sólida, insolúvel num veículo, usada para dar cor e poder de cobertura a uma tinta. 

PIGMENTED RESTORATION        REBOQUE PIGMENTADO

MORTAR                                                              Reboque utilizado para aproximar-se da cor desejada. 

PIGMENT-PAPER            PAPEL-PIGMENTO

Papel que serve de veículo à camada de gelatina tornada semi-opaca por adição de pigmento e sensibilizada com bicromato de amônio ou de potássio, na qual se copiam, sucessivamente, em chassi pneumático, a retícula e o diapositivo da imagem, ou da combinação texto-imagem, para transferência às placas ou aos cilindros de cobre, no processo de heliogravura. 

PINK      COR-DE-ROSA

Possui três variações: holandês, italiano e marrom. É classificado como uma variedade de vermelho e é utilizado também em certos tingimentos amarelos preparados a partir de quercitron, de bagas persas ou matérias corantes amarelas naturais. 

PLASTIC COATING          REVESTIMENTO PLÁSTICO

Ação de revestir algo de plástico; processo pelo qual uma determinada superfície recebe uma camada plástica que visa geralmente a proteção dessa mesma superfície. 

PLASTIC FORMING         FORMAÇÃO DE PLÁSTICOS

Ação de formar ou modelar plásticos, ação pela qual um plástico adquire formas específicas de acordo com o fim para o qual está sendo utilizado. 

PLASTIC MOLDING       MOLDAGEM OU MODELAGEM PLÁSTICA

MOULDING       Ação de moldar ou modelar plástico. 

PLASTIC TILE      LADRILHO PLÁSTICO

Ladrilhos feitos a partir de plástico utilizados como elementos de decoração. 

PLASTICIZER      PLASTIFICADOR

Substância, que quando adicionada ao verniz torna o elástico, aderente e flexível. 

PLASTISOL          PLASTISSOL

Nome comercial do plástico. 

PLEOCHROISM                 PLEOCROÍSMO

Mudança na cor exibida por certos cristais coloridos opticamente braxiais quando girados em luz transmitida polarizada. Se somente dois extremos de tom são observados, a substância é denominada dicróica e no caso de três tricóide. 

PLUMBIFEROUS              PLUMBÍFERO

Que contém chumbo; designação de um objeto que contém chumbo. 

PLYWOOD          MADEIRA COMPENSADA

Madeira formada por um número ímpar de camadas superpostas, coladas entre si por pressão e dispostas de modo que suas folhas se cruzem. 

POLYHYDRIC ALCOHOL ÁLCOOL POLÚDRICO

Álcool que contém mais de um grupo hidróxilo como o glicerol (CH²OH)² CHOH. 

POLYMER            POLÍMERO

Composto formado por meio da combinação de duas ou mais moléculas de uma mesma substância para produzir um novo composto de mesma fórmula empírica mas de maior massa molecular. 

POLYMERIZED RESINS   RESINAS POLIMERIZADAS

São resinas sintéticas que são formadas a partir de componentes simples, monoméricos pelo processo de polimerização, reação química que provoca a associação de moléculas. As resinas artificiais de vinil, acrílico e estireno são formadas por esse processo.

POLYSTYRENE   ISOPOR

Material derivado do poliestireno usado em isolamentos térmicos por ser mau condutor de calor. É fornecido comercialmente em placas ou esferas para aplicação sob revestimento de pisos e paredes. É também chamado estilopor ou poliestireno expandido. 

POONA BRUSH                ESCOVA POONA

Nome que indica a forma e utilidade de uma escova, mais do que qualquer tipo específico de pêlo. Antigamente era utilizado para descrever um pequeno complemento de cerdas, geralmente de texugos. 

POPLAR               ÁLAMO

Árvore geralmente alta, tronco reto e folhas ovais lanceoladas. (Família das salicáceas). A madeira dessas árvores é geralmente de coloração clara e de pouco peso. Foi muito utilizada na Itália na pintura de painéis. O tipo de álamo utilizado atualmente é denominado Tulip por ser mais dura e resistente que o outro tipo. O interior da madeira tem geralmente uma coloração verde amarelada mas pode ter listras pretas e brancas. 

PORTFOLIO        PORTFÓLIO

Pasta para proteger e carregar desenhos e trabalhos similares em papel. Geralmente feita com duas folhas de cartão, cobertas e presas em um dos lados. Os outros três lados contêm cadarços para que o portfólio possa ser fechado e às vezes também há abas para que as extremidades do conteúdo sejam protegidas. 

POTTLE                MEIO GALÃO

Medida inglesa para líquidos que contém 4 pintas, cerca de 2 litros. Medida muito utilizada para tintas. 

POUNCE BAG    SACO PARA TRITURAR

Qualquer pedaço de malha através do qual um pó colorido pode ser peneirado. Utilizado em desenhos e moldes granidos como uma maneira de transferi-los para uma outra superfície.

PRECIPITATE      PRECIPITADO

Depósito de uma substância insolúvel em uma solução após a adição de um agente químico ou precipitante ou por meio de evaporação, resfriamento ou eletrólise. 

PRIMING            AÇÃO DE ESCOVAR

Na elaboração de pinturas é uma fina e contínua camada entre a base e a película de tinta, as vezes confundida com massa. 

PUMICE STONE                PEDRA POMES

Variedade de pedra muito porosa e leve usada para polir ou limpar superfícies. É empregada para polimento do reboco antes do seu revestimento com outros materiais. Misturada ao cimento é utilizada pela indústria da construção na composição do concreto leve. 

PYROGENIC       ÍGNEO

Produzido a partir de calor; proveniente de um processo de calefação. 

PAINT   TINTA

Matéria corante para pintar que pode ser diluída em água, em óleo, em cera ou em outros aglutinantes. Também se diz do grau de intensidade de uma cor em pintura.

PAINT IN THE OPEN       AR LIVRE

Ver OPEN-AIR PAINTING. 

PAINTED EFFECTS           FINGIDO

Diz-se de uma pintura ilusionista. Em geral, parece um elemento arquitetônico, quando, na realidade, trata-se de uma pintura. 

PAINTERLY         PICTURAL

Diz-se do modo de pintar em que a imagem é definida por transições suaves entre massas de cores e de tonalidades e não por marcados contornos e linhas. 

PAINTING           PINTURA

1. Qualquer uma das técnicas ou processos de aplicar tintas sobre uma superfície par produzir uma imagem e que se distingue das outras artes plásticas, principalmente do desenho e da gravura, por depender especificamente do emprego da cor. 2. Diz-se da própria obra pictórica. 

PAINTING KNIFE             ESPÁTULA

Instrumento simples de madeira, marfim ou metal, com uma lâmina espalmada e arredondada nas extremidades que os pintores utilizam para preparar suas tintas e suas telas e os escultores usam para trabalhar materiais maleáveis como o gesso, a cera, argila e outros. É utilizada também para a pintura a espátula que constitui na aplicação de largas camadas de tinta no quadro. 

PALE      DESMAIADA

Ver DULLING. 

PALE COLORS    AMORTECIDOS

Ver DULLNESS. 

PALER-TONED   DESLAVADA

Diz-se da pintura pálida, desbotada, em que as cores enfraqueceram. 

PALETTE              PALETA

Peça feita, geralmente, de madeira fina, com formato elíptico ou retangular, provida de um orifício numa das extremidades para introduzir o polegar, usada pelos pintores para colocar tintas e misturar cores. Em um sentido mais geral, pode-se usar o termo com referência à gama de cores preferidas de um determinado artista ou características de um grupo ou escola artística. 

PALETTE KNIFE ESPÁTULA

Ver PAINTING KNIFE. 

PANEL  PAINEL

1. Superfície emoldurada em uma obra arquitetônica. 2. Baixo-relevo enquadrado em uma superfície arquitetônica ou em um monumento escultórico. 

PANORAMIC VIEW         PANORAMA

Pintura perspectivada de grandes dimensões, geralmente de paisagens ou cenas urbanas, colocada envolvendo as paredes do interior de uma sala, ou de um espaço circular, de forma a cercar o espectador dando-lhe a sensação de estar num ponto elevado, dominando uma vasta paisagem. Inventada por Robert Barker, em 1788, tornou-se um entretenimento popular no final do século XVIII e início do XIX. 

PANTHEON        PANTEÃO

1. Templo romano de forma circular dedicado a todos os deuses. 2. Edifício em que se guardam os restos mortais de personagens ilustres.

PASSAGE            PASSAGEM

1. Diz-se, em pintura, da transição gradual de uma cor ou de um tom para outro. 2. Uma área de destaque em uma obra de arte, particularmente em uma pintura, notável pelo tema, pela técnica ou por um elemento formal como um tom ou uma cor. 

PASTEL PAINTING           PASTEL

Pintura feita a seco sobre tela, papel, pergaminho ou outra superfície rugosa, cujas cores não se alteram nem perdem luminosidade e são facilmente fundíveis, o que as torna apropriadas para retratos e paisagens. Embora seja um meio de desenho, no que se refere à sua forma em bastão e de uso a seco, o pastel tem sido tradicionalmente associado à pintura, uma vez que a sua técnica usa manchas de cor em vez de traços. 

PASTEL PAPER  PAPEL CANSON

Categoria de papel de superfície granulosa que é adequado para a execução de trabalhos com giz, crayon ou pastel e encontrável, além do branco, em uma diversidade de cores. 

PASTEL PENCIL PASTEL

Lápis de cor usado desde o século XV para colorir desenhos e, posteriormente, em diversos gêneros de pintura. Consiste de pigmentos pulverizados misturados com gesso e um mínimo de goma, o suficiente para manter unidas as partículas. Sendo os pigmentos instáveis, quando aplicado sobre um suporte, o pastel se esfarela e adere mal ao suporte, o que torna necessário que os trabalhos sejam terminados com uma camada de fixador ou protegidos com vidro. Suas cores podem ser bastante brilhantes, mas é difícil controlar a gradação das tonalidades por meio de misturas, o que obriga o seu fornecimento em uma ampla variedade de tons e matizes. Alguns pastéis são solúveis em água e podem ser aplicados em pinceladas com um pincel molhado em água limpa. A carência de aglutinante faz com que os pastéis sejam o meio mais opaco de todos os que são empregados para pintar. 

PATCHES             MANCHA

Diz-se da pintura executada com destreza e rápidas pinceladas, feita muitas vezes no primeiro impulso. 

PATRON SAINT ORAGO

Santo a quem é dedicado e dá seu nome a um templo, capela ou freguesia. 

PATTERN             PADRÃO

Um arranjo de linhas, de formas, de cores ou de motivos; modelo ou molde para a reprodução de objetos em quantidade indeterminada. 

PEARL   PÉROLA

Ornato constituído por pequenas contas postas em fila como em um colar. 

PELLICLE              CAMADA PICTÓRICA

1. Termo empregado para indicar uma cor intangível, como o azul atmosférico do céu ou a cor refletida na superfície da água. É diferente da cor de superfície, que é a que se vê na parte externa dos objetos tangíveis. 2. Uma fina membrana ou camada superficial que se forma na pintura a óleo quando a tinta seca. 

PENCIL LÁPIS

1. Carboneto de ferro muito brando de aspecto metálico e de cor escura, cujo nome científico é plumbagina ou grafite e que serve para desenhar. 2. Diz-se do desenho ou pintura feitos com lápis. 

PERCEPTUAL ABSTRACTION       OP ART

Abreviatura inglesa de Optical Art, arte ótica, uma tendência de arte abstrata surgida na década de 1960 que procura explorar vários efeitos óticos, evidenciando em formas puramente geométricas aspectos alternantes de luzes e cores. Victor Vasarely e Bridget Riley estão entre os artistas mais destacados desta tendência. 

PERSPECTIVE     PERSPECTIVA

1. Técnica de representar objetos tridimensionais sobre uma superfície plana ou de fraco relevo, dando a ilusão de espessura e profundidade tal como eles se apresentam à vista. Mediante um determinado procedimento de projeção pelo qual todas as linhas paralelas convergem para um ponto de fuga, os objetos aparecem menores por seu progressivo distanciamento do plano do quadro. 2. Desenho ou pintura com base em um projeto arquitetônico que o representa de forma tridimensional, abrangendo os efeitos sobre as áreas circunvizinhas. 

PHOTOLITOGRAPHY      LITOFOTOGRAFIA

Processo de impressão litográfica em que a fotografia substitui o desenho direto. 

PICTORIAL          PICTÓRICO

Designação de algo que é visualmente expresso como uma imagem, motivo ou símbolo em duas dimensões. O termo abrange várias formas de relevo em que os elementos da composição são dispostos como se fora uma superfície plana. 

PICTORIAL RELIEF            RELEVO PICTURAL

Denominação do relevo cuja composição tem perspectiva. É obtido com a diminuição progressiva dos volumes situados nos planos mais afastados, com a execução do primeiro plano, geralmente, em alto-relevo e do segundo plano em baixo-relevo. 

PICTURE PLANE               PLANO DO QUADRO

Diz-se da superfície vertical da tela em relação à qual foram arranjados os vários elementos de uma pintura. Embora corresponda a uma coisa concreta, básica para a aplicação da perspectiva, trata-se de algo mais de valor conceitual do que real, uma vez que na pintura ilusionista, as imagens alcançam conotações virtuais, parecendo ora afastar-se do plano do quadro, ora flutuar à frente dele.

PICTURE SPACE                ESPAÇO PICTÓRICO

É a ilusão de espaço criada ‘mais além’ do plano pictórico que sugere um espaço e uma profundidade ‘reais’ e é criada pelo uso da perspectiva e de outros recursos. 

PIGMENT            PIGMENTO

Matéria corante em pó com que se faz as tintas quando misturada a um aglutinante. Pigmentos podem ser inorgânicos, de origem mineral, ou orgânicos, que procedem principalmente de fontes vegetais. Embora possam ser também de origem animal, com tendência a ser menos estáveis que os inorgânicos. Na atualidade, quase todos os pigmentos são artificialmente produzidos. 

PLAIN   LISO

Diz-se da superfície arquitetônica ou escultórica desprovida de molduras, ressaltos ou ornatos. 

PLASTER              GESSO

Massa feita com pó de gesso que tem diversos usos em arte, na modelação ou moldagem de esculturas, na douradura, ou preparação para a pintura, a têmpera ou óleo, sobre madeira. 

PLASTIC               PLÁSTICA

1. Diz-se da arte de modelar objetos em materiais maleáveis e brandos. 2. Designação de toda substância natural ou sintética que seja apropriada para modelação ou moldagem. 

PLASTICITY         PLÁSTICA

Conjunto das qualidades que tornam uma obra de arte expressiva. 

PORTRAIT           RETRATO

Denominação da imagem em duas ou em três dimensões de uma pessoa real. Desenhada, pintada, gravada, esculpida ou fotografada, pode abranger somente a cabeça, mostrar uma parte do corpo ou ainda a pessoa por inteiro. 

PORTRAIT PAINTING     RETRATÍSTICA

Denominação que abrange, de forma ampla, as obras executadas em qualquer técnica que têm as características de retrato. 

PORTRAIT PAINTER        RETRATISTA

Artista que se especializa em executar retratos. 

POSTER PAINT  GUACHE

Processo de pintura que utiliza tinta opaca diluída em água que contém os mesmos ingredientes que a aquarela, sem ficar transparente, porque tem, ademais, pigmento branco. Isto faz com que as cores ocultem o suporte e possam ser superpostas. Sendo opacas refletem mais luz, em comparação com a rica luminosidade das aquarelas sobre papel branco. 

POST-IMPRESSIONISM PÓS-IMPRESSIONISMO

Designação cunhada, em 1914, pelo crítico inglês Roger Fry quanto a diversos pintores do século XIX de diferentes características, entre os quais Cézanne, Gauguin, Van Gogh e Toulouse-Lautrec, de importância fundamental para o desenvolvimento da pintura no século XX. O Pós-Impressionismo caracterizou-se por uma preocupação maior com as sensações formais e tácteis contra o predomínio da sensação visual do Impressionismo. 

PREPARATORY SKETCH MAQUETA

1. Pequeno modelo feito de gesso, de cera, de argila, de plástico ou de outros materiais, e em escala, de uma construção, de uma escultura, de um cenário ou de uma área urbana. 2. Um esboço ou representação esquemática precisa de um livro.

PRIMER               EMBOÇO

Primeira demão que cobre a superfície de um quadro e onde assenta o colorido. 

PRINT   GRAVURA

Método de produção de estampas mediante a obtenção prévia de uma matriz, que pode ser uma composição original, inventada ou gravada pelo próprio artista, ou uma gravura reproduzida de outra obra de arte  por um gravador. Quanto à matriz, tem-se a xilogravura, feita sobre madeira, a calcografia, sobre metal, a litografia, em pedra ou a serigrafia, em tela de seda. Cada exemplar de uma tiragem é assinado e numerado a lápis pelo autor, de acordo com a ordem em que foi impresso, indicando, também, o número total de cópias. Desta foram, 1/25 é a primeira cópia de uma tiragem de 25.

PROFILE               PERFIL

1. Contorno linear de uma figura ou de qualquer objeto. 2. Representação de uma das metades laterais de um ser ou objeto, ficando a outra completamente oculta. 

PROOF PROVA

Estampa que o gravador tira em qualquer estágio do trabalho sobre chapa, forma ou pedra, de maneira que o artista possa verificar o acabamento da matriz, ver o progresso da imagem e fazer os necessários ajustes para a impressão final. 

PROTOTYPE       PROTÓTIPO

1. Denominação do primeiro exemplar ou modelo original das obras a serem reproduzidas. 2. Diz-se de uma norma ou padrão adotados.

Telma Luize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram