24 de setembro de 2009

O

OAK       CARVALHO

Madeira empregada na construção, carpintaria e marcenaria. 

OCCLUSION       OCLUSÃO

Absorção de gás por substância porosa, adesão de uma substância finamente despera à partículas sólidas maiores ou sua retenção em uma massa sólida. 

OCHRE OCRE

Variedade de argila colorida pelo óxido de ferro, rica em hematita (ocre vermelha) ou em limonita (ocre amarelo). O ocre é empregado para destemperar as tintas, para proteger a madeira dos efeitos da chuva, para a fabricação de papéis pintados, etc. Também é utilizado para denominar a cor resultante da combinação do amarelo com o rosa e o preto em proporções adequadas. 

ODOR   ODOR

Emanação transmitida por um fluido (ar, água) e sentida pelo aparelho olfativo. 

OIL         ÓLEO

Designação comum a substâncias gordurosas, líquidas a temperatura ordinária, inflamáveis de origem vegetal ou animal. 

OIL PRESS           PRENSA DE ÓLEO

Aparelho utilizado para a preparação e cozimento de óleo, quando este produto ainda não era regularmente preparado e vendido por farmacêuticos.  

ORGANIC ACID                                   ÁCIDO ORGÂNICO

Composto que contém um ou mais radicais carboxil. 

OXYCELLULOSE                OXICELULOSE

Celulose oxidada, produto degradante de celulose  formado por oxidação natural ou por processos de   branqueamento. 

OBJET D’ART      OBJETO

Em arte, tudo o que se oferece à vista e pode ser imitado. 

OEUVRE              OBRA

Denominação de todos os trabalhos executados por um artista durante sua vida produtiva, incluindo, além das obras maiores, os estudos, esboços, gravuras, modelos, etc. 

OILS       ÓLEO

Tinta que consiste de pigmentos homogeneamente dispersos em um óleo secante que é geralmente o óleo de linhaça. O óleo é o veículo e o aglutinante para os pigmentos e a tinta seca de maneira a formar uma flexível, mas resistente, película aderida ao suporte, na qual as cores retêm sua riqueza. 

OIL PAINT           PINTURA A ÓLEO

Técnica de pintura com tinta a óleo desenvolvida a partir do século XV, tornou-se o processo predominante nas obras de maior tamanho e importância. O óleo era aplicado sobre suporte de madeira  com preparação e, já no final daquele século, sobre tela, pergaminho, cobre e papel. 

OPALESCENCE  OPALESCÊNCIA

Ver BLOOM. 

OPAQUE             OPACO

Descrição de um material que reflete a luz em vez de transmiti-la, isto é, não é transparente nem translúcido. Certos pigmentos são naturalmente opacos quando se aglutinam em óleo, entre eles alguns terras e o branco de prata. 

OPEN-AIR PAINTING     AR LIVRE

Termo aplicado à prática da pintura diante da natureza para captar diretamente os efeitos da luz e da atmosfera. Surgiu na segunda metade do século XIX, em oposição à pintura de ateliê. Os paisagistas franceses da Escola de Barbizon são os mais ilustres representantes desta modalidade, que rompeu a tradição de fazer esboços e tomar notas em locais abertos para depois usá-los como referência para pinturas executadas em estúdio. 

OPEN STUDIO   ATELIER-LIBRE

Estúdio em que artistas e estudantes podem trabalhar mediante pagamento de uma pequena contribuição que cobre as despesas de contratação de um modelo para desenho ou pintura ao vivo, mas onde nenhum ensino é ministrado. Este sistema foi particularmente importante para o desenvolvimento da pintura na França no século XIX. O mais conhecido foi o Atelier Suisse, estabelecido em Paris na década de 1820, que foi usado por Courbet e Delacroix e, mais tarde, por muitos dos impressionistas. 

OPTICAL GREYS                CINZAS ÓTICOS

Na pintura a óleo, os cinzas óticos são obtidos aplicando-se um fino véu de cor opaca e clara sobre uma cor mais escura e já seca que, embora siga sendo vista, fica modificada pela cor de cima. Podem-se criar efeitos quentes aplicando uma tênue velatura translúcida de uma cor mais escura sobre outra mais clara. 

ORIGINAL           ORIGINAL

Diz-se de uma obra autêntica executada pelo próprio artista: o oposto de cópia. 

ORIGINAL COMPOSITION           INVENÇÃO

Diz-se da composição original de um artista. 

ORIGINAL PRINT             GRAVURA DE ARTE ORIGINAL

Diz-se da gravura que foi tirada de uma matriz desenhada diretamente na pedra ou placa pelo artista. Quando isto não ocorre, cabendo a um artesão a tarefa de passar a imagem para a matriz, tem-se uma gravura de reprodução. 

ORNAMENT       ORNAMENTO

1. Em arquitetura, todo elemento que não exerce funções essenciais, mas serve para o embelezamento da construção. 2. Todo tipo de decoração ou enfeite em uma obra de arte.

OUTDOOR PAINTING    AR LIVRE

Ver OPEN-AIR PAINTING. 

OVERPAINT       REPINTE

Ação de aplicar uma camada de tinta sobre uma pintura mais antiga, cobrindo-se total ou parcialmente de maneira a avivar-lhe as cores ou corrigir-lhe uma falha. 

OVERTONE         NUANÇA

Ver HUE.

Telma Luize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram