24 de setembro de 2009

M

MAHOGANI       MOGNO

Árvore da América tropical (família das meliáceas) cuja madeira é muito apreciada em marcenaria: Acaju. 

MANIKIN            MANEQUIM

Boneco de madeira, com membros articulados, para uso de pintores e escultores. 

MARBLE              MÁRMORE

Pedra calcária dura, geralmente listrada ou matizada de várias cores, suscetível de polimento, que é empregada em escultura e arquitetura. 

MARBLE FINISH               ACABAMENTO MARMORIZADO

Acabamento usado em paredes ou pisos utilizando-se pó de mármore. Resulta em aspecto manchado e marmorizado nas superfícies. Em pisos, o pó de mármore é misturado a cimento branco e nas paredes, a cola branca e pó de mica. É aplicado com desempenadeira de aço em movimentos de vaivém ou circulares.

MARBLE-CUTTER             MARMORISTA

Pessoa cuja profissão é trabalhar o mármore (cortando-o, fazendo dele esculturas, pedras tumulares, etc.). 

MARCASITE       MARCASSITA

Sulfeto natural de ferro, FeS², de cor amarelada, empregado em jóias de fantasia. 

MASONRY          ALVENARIA

Obra executada com tijolos, pedras brutas, cantaria, etc, unidos por meio de argamassa, cimento, gesso, etc. 

MASTIC               MÁSTIQUE

Resina comumente utilizada em vernizes para pinturas a óleo. E proveniente da árvore Pistácia Lentiscus, que cresce no Arquipélago Grego. As árvores são pequenas e a resina, presente mais na casca do que na própria madeira é coletada através de várias incisões verticais. Comercialmente é encontrada na forma de pequenas gotas transparentes; é muito frágil e possui um odor aromático e além de seus constituintes resinosos possui uma pequena quantidade essencial de óleo e umidade. É quase totalmente solúvel em álcool éter, clorofórmio e óleos etéreos. 

MELTING POINT              PONTO DE FUSÃO

Temperatura na qual um sólido cristalino se transforma em líquido. 

METHILENE        METILENO

Nome comercial do álcool metílico. 

MICRO-ORGANISM       MICROORGANISMO

Qualquer planta ou animal minúsculo visível somente por meio de um microscópio como por exemplo uma bactéria. 

MILDEW              MÍLDIO / MOFO

Qualquer esbranqueamento ou descoloração com manchas causado por um fungo parasita como bolor em tecidos, couro ou outros elementos de origem vegetal. 

MILLING-CUTTER            FRESA

Máquina rotativa para cortar, que tem várias arestas penetrantes, dispostas regularmente em torno de um eixo. 

MINERAL ACID                 ÁCIDO MINERAL

Tipo de ácido que é inorgânico como por exemplo os ácidos nítrico, sulfúrico e clorídrico. 

MIRROR              ESPELHO

Vidro polido e metalizado que reflete a luz e reproduz a imagem dos objetos colocados diante dele. Muito empregado por água-fortista para obterem uma imagem refletida do modelo ou paisagem e assim evitar a transposição na impressão final da chapa. Também utilizado por pintores para refletir o objeto que está sendo pintado e assim compará-los. 

MISCIBILITY       MISCIBILIDADE

Propriedade de certos líquidos de se misturar com outros em todas proporções como por exemplo os água e álcool. 

MODEL                MODELO

Objeto destinado a ser reproduzido por imitação; representação em pequena escala de algo que se pretende executar em grande; pessoa ou coisa cuja imagem serve para ser reproduzida em escultura, pintura, fotografia, etc. 

MOLECULE         MOLÉCULA

Combinação química de dois ou mais átomos iguais ou diferentes. A menor porção de um corpo que pode existir em estado livre sem perder as propriedades da substância originária. A restauração de um objeto de arte envolve processos químicos e para isso é feita a análise das moléculas do objeto. 

MOP     MOP

Escova grande e redonda feita geralmente com pêlos de camelo. Utilizada  na limpeza de quadros, processo que antecede à restauração propriamente dita. 

MORDANT         MORDENTE

Substância utilizada para fixar as cores em tingimento, também designa a preparação de tintas para cobrir objetos a dourar e o ácido corrosivo usado pelos gravadores; película adesiva utilizada para grudar e segurar uma folha de ouro posta sobre ela. 

MORGANITE     MORGANITA

Variedade rosa de berilo (silicato natural de alumínio) e de berílio em cristais hexagonais. 

MOULD               MOULD

Variedade de cultivo de fungos, geralmente filamentosos que crescem em materiais vegetais úmidos. 

MOUSSELINE    MUSSELINA

Tecido leve e um pouco transparente, utilizado geralmente para vestuário; espécie de chita com alguns lavrados. 

MUDDY COLOURS          CORES EMBAÇADAS

Cores que são misturadas ao branco, opaco ou qualquer outro pigmento opaco. 

MULL    MUSSELINA CLARA

Variedade de tecido de algodão. Tecido leve e um pouco transparente que serve para vestuários. Espécie de chita com alguns lairados que serve para vestidos, etc. 

MUTUAL SOLVENT         SOLVENTE MÚTUO

Solvente que age como um solvente comum ou um agente de ligação, propícia a uma mistura de substâncias normalmente não miscíveis. 

MYRRHOL           MIRROL

Óleo volátil extraído da mirra (mirtácea de folhagem sempre verde, com pequenas flores brancas de aroma agradável). 

MYRTOL              MIRTOL

Óleo volátil destilado das folhas da mirra. 

MANNERISM    MANEIRISMO

Designação adotada no século XX para denominar o estilo que, a partir da Itália, estende-se com variada cronologia ao resto da Europa entre 1515 e 1610 e que se caracteriza genericamente pela insistente busca de efeitos insólitos e ambíguos. Na pintura e na escultura, manifesta-se em composições com figuras fora do eixo, alongadas e serpentinas, ou com acentuado contraposto, havendo maior preocupação com o estilo do que com o conteúdo. Nas artes decorativas, em que a gravura assume o papel de divulgadora, o seu impacto foi especialmente sobre o mobiliário e a ourivesaria. De forma geral, o termo tornou-se sinônimo de afetação no estilo. 

MARINE PAINTING        MARINHA

Representação desenhada, gravada ou pintada de objetos e motivos marítimos ou vistos do mar que surgiu como gênero independente na Holanda no século XVII. 

MARKED CONTOUR       CONTORNO NÍTIDO

Ver CONTOUR. 

MARKING GAUGE          GRAMINHO

Ferramenta usada por gravadores para traçar riscos paralelos na madeira. 

MASONRY          ALVENARIA

Denominação que abrange trabalhos de talha, relevo ou de bordado com fios de metal precioso. 

MASS    MASSA

Em pintura, as partes que formam o conjunto da composição, prescindindo dos detalhes. 

MASTERPIECE   OBRA-PRIMA

1. Obra capital; a melhor obra de um artista. 2. Trabalho artístico considerado excelente em qualquer período ou gênero. 

MAULSTICK       TENTO

Vara com uma almofada redonda em uma das pontas usada para firmar a mão que segura o pincel durante a execução de detalhes ou para longos períodos de trabalho, sendo sustentada pela mão livre, com a boneca de pano repousando sobre a tela ou outro suporte.

MEMORY            MEMÓRIA

Obra arquitetônica ou escultórica destinada a transmitir à posteridade a memória de uma pessoa ou de um acontecimento. O mesmo que monumento.

METAPHYSICAL PAINTING          PINTURA METAFÍSICA

Movimento fundado em 1917, na cidade de Ferrara, pelos pintores Giorgio de Chirico e Carlo Carrà, quando convalesciam no hospital militar. Rechaçam o funcionalismo e a glorificação da técnica por parte dos futuristas, regressando à representação figurativa em que os seres e objetos, acentuados por nítidos contornos e fortemente iluminados, misturam-se num mundo misterioso. Apesar da curta duração do movimento, dissolvido na década de 1930, suas formulações alcançaram a plenitude no Surrealismo. 

MILIEU ALMA

Ver FULL LIFE. 

MIRROR IMAGE               IMAGEM ESPECULAR

Diz-se dos temas ou motivos reproduzidos em sentido inverso do original. O mesmo que invertido. 

MISTY   BAÇA

Ver DULL. 

MIXED TECHNIQUE        TÉCNICA MISTA

1. Diz-se do emprego em uma só pintura de tintas à base de dois ou mais aglutinantes diferentes, o que impõe o uso de técnicas diversas para sua aplicação, como é o caso de uma velatura a óleo sobre uma composição executada a têmpera. 2. Tipo de gravura que utiliza mais de um processo em conjunto para produzir uma só estampa, combinando, por exemplo, água-forte com verniz mole. 3. Também se aplica o termo à combinação de diferentes tipos de materiais. 

MODEL MODELO

Pequena figura que o artista toma como seu padrão para ter uma idéia do trabalho final. Peça feita pelo artista, seja em tamanho natural, seja em escala, destinada a ser passada a outra matéria, como o bronze ou a pedra, por exemplo. Alguns modelos que, não raro, alcançam um alto nível artístico, são de valor histórico incalculável, pois mostram a idéia original do artista. 

MODEL, TO        PLASMAR

Processo de executar diretamente com os dedos a modelação. 

MODELLED         MODELAÇÃO, MODELADO

Em pintura ou desenho, é a representação da forma tridimensional, usando-se geralmente zonas de luz e sombra para obter efeito de relevo. 

MODERN MOVEMENT  MODERNISMO

Designação genérica que abrange os movimentos de vanguarda do século XX. Também Modernism. 

MOLDER              FORMADOR

Artífice que confecciona a forma e executa as peças a partir do modelo realizado pelo artista. 

MONOCHROME              MONOCROMÁTICO, MONOCROMO

Denominação de um objeto ou de uma obra, em especial de uma pintura, um desenho ou uma gravura, de uma só cor ou em tons de uma só cor. 

MONOLITH        MONÓLITO

Diz-se de estátua, coluna ou pilar feitos de um só bloco de pedra. 

MONUMENTAL               MONUMENTAL

No contexto da teoria e da história da arte, termo usado para descrever uma obra que, a despeito de suas dimensões ou período, tem as qualidades de equilíbrio, simplicidade e permanência inerente à grande arquitetura. 

MOSAIC              MOSAICO

Técnica de decoração usada no revestimento de paredes, abóbadas e pisos, executada com tesselas ligadas por argamassa, justapostas de maneira a formar uma composição ornamental ou figurada. A imagem dos mosaicos é essencialmente plana e linear com contornos pronunciados. A animação é alcançada pelo jogo da luz nas bordas das tesselas, que são deixadas deliberadamente desiguais com este objetivo. A partir do século XIII, dá lugar à pintura mural. 

MOTIF  MOTIVO

O tema principal ou assunto de uma obra de arte; um elemento distinto, dominante em uma composição. 

MOVEMENT      MOVIMENTO

Diz-se da qualidade que o artista transmite em sua obra, denotando espontaneidade e facilidade de execução. 

MUDDY               BRUMOSO

Ver HAZE. 

MURAL                MURAL

1. Pintura ou imagem pictórica executada diretamente na superfície de uma parede. 2. Pintura de grandes proporções realizada em tela ou madeira para ser afixada de forma permanente a uma parede. 

MURAL PAINTING          PINTURA MURAL

Diz-se tanto da pintura executada diretamente sobre uma parede quanto daquela realizada sobre outro suporte, mas aderida de maneira permanente a uma parede. Originalmente, as técnicas empregadas eram fresco, têmpera, encáustica, mosaico e esgrafito, mas, a partir do século XIX, a aparição de tintas industriais tem ensejado a decoração de grandes superfícies sobre cimento com efeitos aproximados aos do fresco. 

MUSEUM           MUSEU

Estabelecimento onde são expostos, de modo permanente, coleções e objetos de história, arte e ciência. 

MUSEUM BOARD           PASSEPARTOU

1. Cartão em que se prende uma gravura ou desenho, deixando uma margem. 2. Papelão grosso colocado entre os caixilhos e o suporte de um quadro. 

MUTED                AMORTECIDOS

Ver DULLNESS.

Telma Luize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram