MAHOGANI MOGNO
Árvore da América tropical (família das meliáceas) cuja madeira é muito apreciada em marcenaria: Acaju.
MANIKIN MANEQUIM
Boneco de madeira, com membros articulados, para uso de pintores e escultores.
MARBLE MÁRMORE
Pedra calcária dura, geralmente listrada ou matizada de várias cores, suscetível de polimento, que é empregada em escultura e arquitetura.
MARBLE FINISH ACABAMENTO MARMORIZADO
Acabamento usado em paredes ou pisos utilizando-se pó de mármore. Resulta em aspecto manchado e marmorizado nas superfícies. Em pisos, o pó de mármore é misturado a cimento branco e nas paredes, a cola branca e pó de mica. É aplicado com desempenadeira de aço em movimentos de vaivém ou circulares.
MARBLE-CUTTER MARMORISTA
Pessoa cuja profissão é trabalhar o mármore (cortando-o, fazendo dele esculturas, pedras tumulares, etc.).
MARCASITE MARCASSITA
Sulfeto natural de ferro, FeS², de cor amarelada, empregado em jóias de fantasia.
MASONRY ALVENARIA
Obra executada com tijolos, pedras brutas, cantaria, etc, unidos por meio de argamassa, cimento, gesso, etc.
MASTIC MÁSTIQUE
Resina comumente utilizada em vernizes para pinturas a óleo. E proveniente da árvore Pistácia Lentiscus, que cresce no Arquipélago Grego. As árvores são pequenas e a resina, presente mais na casca do que na própria madeira é coletada através de várias incisões verticais. Comercialmente é encontrada na forma de pequenas gotas transparentes; é muito frágil e possui um odor aromático e além de seus constituintes resinosos possui uma pequena quantidade essencial de óleo e umidade. É quase totalmente solúvel em álcool éter, clorofórmio e óleos etéreos.
MELTING POINT PONTO DE FUSÃO
Temperatura na qual um sólido cristalino se transforma em líquido.
METHILENE METILENO
Nome comercial do álcool metílico.
MICRO-ORGANISM MICROORGANISMO
Qualquer planta ou animal minúsculo visível somente por meio de um microscópio como por exemplo uma bactéria.
MILDEW MÍLDIO / MOFO
Qualquer esbranqueamento ou descoloração com manchas causado por um fungo parasita como bolor em tecidos, couro ou outros elementos de origem vegetal.
MILLING-CUTTER FRESA
Máquina rotativa para cortar, que tem várias arestas penetrantes, dispostas regularmente em torno de um eixo.
MINERAL ACID ÁCIDO MINERAL
Tipo de ácido que é inorgânico como por exemplo os ácidos nítrico, sulfúrico e clorídrico.
MIRROR ESPELHO
Vidro polido e metalizado que reflete a luz e reproduz a imagem dos objetos colocados diante dele. Muito empregado por água-fortista para obterem uma imagem refletida do modelo ou paisagem e assim evitar a transposição na impressão final da chapa. Também utilizado por pintores para refletir o objeto que está sendo pintado e assim compará-los.
MISCIBILITY MISCIBILIDADE
Propriedade de certos líquidos de se misturar com outros em todas proporções como por exemplo os água e álcool.
MODEL MODELO
Objeto destinado a ser reproduzido por imitação; representação em pequena escala de algo que se pretende executar em grande; pessoa ou coisa cuja imagem serve para ser reproduzida em escultura, pintura, fotografia, etc.
MOLECULE MOLÉCULA
Combinação química de dois ou mais átomos iguais ou diferentes. A menor porção de um corpo que pode existir em estado livre sem perder as propriedades da substância originária. A restauração de um objeto de arte envolve processos químicos e para isso é feita a análise das moléculas do objeto.
MOP MOP
Escova grande e redonda feita geralmente com pêlos de camelo. Utilizada na limpeza de quadros, processo que antecede à restauração propriamente dita.
MORDANT MORDENTE
Substância utilizada para fixar as cores em tingimento, também designa a preparação de tintas para cobrir objetos a dourar e o ácido corrosivo usado pelos gravadores; película adesiva utilizada para grudar e segurar uma folha de ouro posta sobre ela.
MORGANITE MORGANITA
Variedade rosa de berilo (silicato natural de alumínio) e de berílio em cristais hexagonais.
MOULD MOULD
Variedade de cultivo de fungos, geralmente filamentosos que crescem em materiais vegetais úmidos.
MOUSSELINE MUSSELINA
Tecido leve e um pouco transparente, utilizado geralmente para vestuário; espécie de chita com alguns lavrados.
MUDDY COLOURS CORES EMBAÇADAS
Cores que são misturadas ao branco, opaco ou qualquer outro pigmento opaco.
MULL MUSSELINA CLARA
Variedade de tecido de algodão. Tecido leve e um pouco transparente que serve para vestuários. Espécie de chita com alguns lairados que serve para vestidos, etc.
MUTUAL SOLVENT SOLVENTE MÚTUO
Solvente que age como um solvente comum ou um agente de ligação, propícia a uma mistura de substâncias normalmente não miscíveis.
MYRRHOL MIRROL
Óleo volátil extraído da mirra (mirtácea de folhagem sempre verde, com pequenas flores brancas de aroma agradável).
MYRTOL MIRTOL
Óleo volátil destilado das folhas da mirra.
MANNERISM MANEIRISMO
Designação adotada no século XX para denominar o estilo que, a partir da Itália, estende-se com variada cronologia ao resto da Europa entre 1515 e 1610 e que se caracteriza genericamente pela insistente busca de efeitos insólitos e ambíguos. Na pintura e na escultura, manifesta-se em composições com figuras fora do eixo, alongadas e serpentinas, ou com acentuado contraposto, havendo maior preocupação com o estilo do que com o conteúdo. Nas artes decorativas, em que a gravura assume o papel de divulgadora, o seu impacto foi especialmente sobre o mobiliário e a ourivesaria. De forma geral, o termo tornou-se sinônimo de afetação no estilo.
MARINE PAINTING MARINHA
Representação desenhada, gravada ou pintada de objetos e motivos marítimos ou vistos do mar que surgiu como gênero independente na Holanda no século XVII.
MARKED CONTOUR CONTORNO NÍTIDO
Ver CONTOUR.
MARKING GAUGE GRAMINHO
Ferramenta usada por gravadores para traçar riscos paralelos na madeira.
MASONRY ALVENARIA
Denominação que abrange trabalhos de talha, relevo ou de bordado com fios de metal precioso.
MASS MASSA
Em pintura, as partes que formam o conjunto da composição, prescindindo dos detalhes.
MASTERPIECE OBRA-PRIMA
1. Obra capital; a melhor obra de um artista. 2. Trabalho artístico considerado excelente em qualquer período ou gênero.
MAULSTICK TENTO
Vara com uma almofada redonda em uma das pontas usada para firmar a mão que segura o pincel durante a execução de detalhes ou para longos períodos de trabalho, sendo sustentada pela mão livre, com a boneca de pano repousando sobre a tela ou outro suporte.
MEMORY MEMÓRIA
Obra arquitetônica ou escultórica destinada a transmitir à posteridade a memória de uma pessoa ou de um acontecimento. O mesmo que monumento.
METAPHYSICAL PAINTING PINTURA METAFÍSICA
Movimento fundado em 1917, na cidade de Ferrara, pelos pintores Giorgio de Chirico e Carlo Carrà, quando convalesciam no hospital militar. Rechaçam o funcionalismo e a glorificação da técnica por parte dos futuristas, regressando à representação figurativa em que os seres e objetos, acentuados por nítidos contornos e fortemente iluminados, misturam-se num mundo misterioso. Apesar da curta duração do movimento, dissolvido na década de 1930, suas formulações alcançaram a plenitude no Surrealismo.
MILIEU ALMA
Ver FULL LIFE.
MIRROR IMAGE IMAGEM ESPECULAR
Diz-se dos temas ou motivos reproduzidos em sentido inverso do original. O mesmo que invertido.
MISTY BAÇA
Ver DULL.
MIXED TECHNIQUE TÉCNICA MISTA
1. Diz-se do emprego em uma só pintura de tintas à base de dois ou mais aglutinantes diferentes, o que impõe o uso de técnicas diversas para sua aplicação, como é o caso de uma velatura a óleo sobre uma composição executada a têmpera. 2. Tipo de gravura que utiliza mais de um processo em conjunto para produzir uma só estampa, combinando, por exemplo, água-forte com verniz mole. 3. Também se aplica o termo à combinação de diferentes tipos de materiais.
MODEL MODELO
Pequena figura que o artista toma como seu padrão para ter uma idéia do trabalho final. Peça feita pelo artista, seja em tamanho natural, seja em escala, destinada a ser passada a outra matéria, como o bronze ou a pedra, por exemplo. Alguns modelos que, não raro, alcançam um alto nível artístico, são de valor histórico incalculável, pois mostram a idéia original do artista.
MODEL, TO PLASMAR
Processo de executar diretamente com os dedos a modelação.
MODELLED MODELAÇÃO, MODELADO
Em pintura ou desenho, é a representação da forma tridimensional, usando-se geralmente zonas de luz e sombra para obter efeito de relevo.
MODERN MOVEMENT MODERNISMO
Designação genérica que abrange os movimentos de vanguarda do século XX. Também Modernism.
MOLDER FORMADOR
Artífice que confecciona a forma e executa as peças a partir do modelo realizado pelo artista.
MONOCHROME MONOCROMÁTICO, MONOCROMO
Denominação de um objeto ou de uma obra, em especial de uma pintura, um desenho ou uma gravura, de uma só cor ou em tons de uma só cor.
MONOLITH MONÓLITO
Diz-se de estátua, coluna ou pilar feitos de um só bloco de pedra.
MONUMENTAL MONUMENTAL
No contexto da teoria e da história da arte, termo usado para descrever uma obra que, a despeito de suas dimensões ou período, tem as qualidades de equilíbrio, simplicidade e permanência inerente à grande arquitetura.
MOSAIC MOSAICO
Técnica de decoração usada no revestimento de paredes, abóbadas e pisos, executada com tesselas ligadas por argamassa, justapostas de maneira a formar uma composição ornamental ou figurada. A imagem dos mosaicos é essencialmente plana e linear com contornos pronunciados. A animação é alcançada pelo jogo da luz nas bordas das tesselas, que são deixadas deliberadamente desiguais com este objetivo. A partir do século XIII, dá lugar à pintura mural.
MOTIF MOTIVO
O tema principal ou assunto de uma obra de arte; um elemento distinto, dominante em uma composição.
MOVEMENT MOVIMENTO
Diz-se da qualidade que o artista transmite em sua obra, denotando espontaneidade e facilidade de execução.
MUDDY BRUMOSO
Ver HAZE.
MURAL MURAL
1. Pintura ou imagem pictórica executada diretamente na superfície de uma parede. 2. Pintura de grandes proporções realizada em tela ou madeira para ser afixada de forma permanente a uma parede.
MURAL PAINTING PINTURA MURAL
Diz-se tanto da pintura executada diretamente sobre uma parede quanto daquela realizada sobre outro suporte, mas aderida de maneira permanente a uma parede. Originalmente, as técnicas empregadas eram fresco, têmpera, encáustica, mosaico e esgrafito, mas, a partir do século XIX, a aparição de tintas industriais tem ensejado a decoração de grandes superfícies sobre cimento com efeitos aproximados aos do fresco.
MUSEUM MUSEU
Estabelecimento onde são expostos, de modo permanente, coleções e objetos de história, arte e ciência.
MUSEUM BOARD PASSEPARTOU
1. Cartão em que se prende uma gravura ou desenho, deixando uma margem. 2. Papelão grosso colocado entre os caixilhos e o suporte de um quadro.
MUTED AMORTECIDOS
Ver DULLNESS.