24 de setembro de 2009

L

LAC        LACA

Esta resina não é um exsudato de uma árvore mas é produzida por um inseto pertencente à Coccidae ou a família Tacchardia lacca. Como o inseto cochonilha, esses produzem um corante vermelho que foi muito valorizado tanto na Índia quanto na Europa. Após ser produzida pelos insetos nas árvores, a secreção resinosa é colhida, secada e moída, então é lavada sem matéria colorante e depois é filtrada e rapidamente secada pois escurece com a exposição. A laca é classificada de acordo com o tamanho e as partículas maiores são utilizadas para a produção do verniz de goma-laca. 

LATEX PAINTING             TINTA LÁTEX

Tinta fabricada industrialmente tendo por base um derivado de petróleo. Comumente tem base acrílica ou de acetato de polivinil, o PVA. É indicada para superfícies de elementos feitos de alvenaria. Proporciona boa uniformidade na aparência das superfícies. A pintura feita com tinta látex é chamada Pintura Látex. É também chamada simplesmente látex. 

LATTICE               TREBIÇA

Rede de vigas cruzadas, usada em pontes; peça de ripas cruzadas em janelas, etc. 

LIGNIFORM       LIGNIFORME

Que tem a natureza ou a forma da madeira, tornar-se lenhoso, formar lenho ou madeira. 

LIGNIN                 LIGNINA

Substância relacionada à celulose que liga as células vegetais da madeira dando a esta consistência. Torna as fibras e os vasos dos vegetais  impermeáveis e inextensíveis. 

LIGROINE            LIGROÍNA

Nafta saturada de petróleo, éter de petróleo. 

LIGULA                LÍGULA

Pequena lâmina vegetal na base das folhas. 

LIMBRIC              LIMBRIC

Variedade de tecido de algodão. 

LINOLEATE         LINOLEATO

Combinação de ácido linoléico, com uma base. 

LINOLEUM MAKING      FABRICAÇÃO DE LINÓLEO

Ação de confeccionar ou fabricar linóleo. 

LINT       LINHO

Planta herbácea da família das lináceas, cultivada na Europa, de excelentes fibras têxteis. Do grão se faz uma farinha que serve para cataplasmas emolientes e um óleo secativo empregado em pintura. 

LINTEL VERGA

Vara delgada e flexível que se usa para fazer cestos, etc; peça de pedra ou de madeira que se coloca atravessada por cima de porta ou de janela. 

LIONITE               LIONITA

Nome comercial de corindo sintético. 

LIQUID                 LÍQUIDO

Diz-se do corpo cujas moléculas, dotadas de extrema mobilidade fazem-no tomar a forma do recipiente que o contém. 

LISTEL   LISTEL

Pequena moldura estreita e lisa que encima ou acompanha outra maior. 

LITHARGE           LITARGO

Óxido de chumbo (PbO) vermelho-alaranjado que, fundido e cristalizado, serve para preparar o revestimento da cerâmica. 

LITHIFICATION PETRIFICAÇÃO

Ação ou efeito de petrificar; transformação da substância de um corpo orgânico em uma substância pedregosa. 

LITHOCHROMY                 LITOCROMIA

Imitação da pintura a óleo por meio da litografia. 

LITHOCOLLA      LITOCOLA

Betume feito para soldar pedras preciosas usadas pelos lapidários. 

LITHOGRAPH     LITOGRAFIA

Arte de reproduzir pela impressão desenhos feitos com um corpo gorduroso em pedra calcária. A litografia foi inventada em 1796 por Senefelder. 

LITMUS                TORNASSOL

Matéria corante azul extraída de vários vegetais, especialmente de certos liquens, empregada no preparo do papel de tornassol. 

LITMUS-PAPER                PAPEL DE TORNASSOL

Papel tinto de azul com o tornassol e que se usa nos laboratórios para determinar a presença dos ácidos, pela propriedade que tem de ser avermelhar ao contato deles. 

LIXIVIATE            LIXIVIAR

Operação de separar de certas substâncias, por meio de lavagem, os sais nela contidos. 

LIXIVIATION      LIXIVIAÇÃO

Extração de matérias solúveis de um produto por meio de solventes adequados. 

LIXIVIATOR        LIXIVIADOR

Recipiente de chapa galvanizada utilizado para clarear roupa por meio de fervura. Espécie de autoclave, na qual, sob pressão e por meio de reagentes químicos, se tratam os trapos e outras fibras vegetais para fabricação de papel. 

LIXIVIUM            LIXÍVIA

Solução alcalina que se obtém lançando água fervente em pano recoberto de uma camada de carbonato de sódio ou de cinza. Produto comercial detergente. 

LOALIN                LOALINA

Nome comercial de matéria-plástica. 

LOW PSI              BAIXO PSI

Medida de pressão de vapor de gases. 

LUBRIFICANT    LUBRIFICANTE

Produto próprio para lubrificar; produto que unta, engraxa, e torna escorregadio a fim de diminuir o atrito e consequente desgaste entre duas superfícies que trabalham em contato íntimo. 

LUMEN                LÚMEN

Cavidade ou superfície interna de um pequeno tubo, vaso ou duto. 

LYE         LIXÍVIA

Solução de carbonato de sódio ou potássio, usada para  lavagem de tecido, remoção de tinta. 

LANDSCAPE       PAISAGEM

Quadro em que o tema principal é uma representação de formas naturais, de lugares campestres, seja parque ou floresta, freqüentemente abarcando uma considerável área e distâncias, podendo incluir figuras para dar uma sensação de escala, mas é inteiramente subordinada à vista como um todo. A data da realização da  mais antiga paisagem é discutível, embora reproduzi-la artisticamente como um fundo seja do tempo da civilização grega. Através da Idade Média a paisagem permaneceu como fundo para outros temas e ainda que Leonardo tenha dado grande importância ao estudo de aspectos naturais e à perspectiva aérea, não foi antes dos paisagistas holandeses do século XVII que ela realmente emergiu como um tema independente. Desde então, muitas teorias e técnicas têm buscado captar os aspectos naturais das sempre mutáveis condições do ar, da luz e do tempo. 

LANDSCAPE FORMAT    FORMATO HORIZONTAL

Ver HORIZONTAL FORMAT. 

LANDSCAPIST   PAISAGISTA

Diz-se de um pintor especializado em paisagens.

LARGE SCALE VERSION DESENVOLVIMENTO

Ver ENLARGEMENT. 

LAY-IN  MORTE-COR

1. Denominação da pintura em gesso com sombreados muito leves que deixam apenas entrever os objetos. 2. Diz-se das primeiras camadas de tinta clara espalhadas em um quadro, geralmente marrom, verde ou cinza. 

LIFE-SIZED          TAMANHO NATURAL

Descrição de uma figura pintada ou esculpida na mesma escala de suas dimensões e proporções reais. 

LIGHT    LUME

Diz-se da cor viva em uma pintura. 

LIGHTNESS         LUMINOSIDADE

1. Qualidade de uma pintura de representar adequadamente a luz. 2. Efeito obtido pela pintura de veladuras escuras sobre fundos mais claros de forma que a superfície assim tratada tem a qualidade de refletir a luce di sotto. 

LINEAR PERSPECTIVE     PERSPECTIVA LINEAR

Construção geométrica aplicada na elaboração de uma pintura ou de um desenho em que as linhas paralelas e verticais à superfície convergem para um ponto de fuga situado no infinito, o qual tanto pode ficar na linha do horizonte, como acima ou abaixo dela determinando as dimensões da figura conforme se situam ou se afastam do primeiro plano e do ponto de vista onde é suposto estar o observador. 

LINE       LINHA

Denominação das obras artística, especialmente de pintura, em que predominam sensivelmente o desenho e o contorno sobre as cores. 

TRAÇO

1. Linha feita com carvão, pincel, lápis, ponta seca, buril ou algum outro objeto sobre uma superfície. 2. Diz-se da maneira característica de desenhar. 

LITHOGRAPHY  LITOGRAFIA

1. Gravura cuja matriz é uma placa de pedra desenhada com lápis gorduroso ou com tinta oleosa. No primeiro caso, a imagem fica em relevo e a placa é mergulhada em ácido que corrói as zonas não protegidas pelo lápis. No segundo, a imagem executada com a tinta gordurosa é plana. Suas tiragens são pequenas porque a nitidez do desenho desaparece ao fim de poucas cópias. 2. Estampa tirada por este processo. 

LOADED BRUSH               EMPASTADO

Ver IMPASTO. 

LOW-KEYED       SURDO

1. Designação do tom escurecido de uma cor. 2. Diz-se do aspecto de uma pintura em que predominam as sombras ou tons escuros.

LUCE DI SOTTO LUCE DI SOTTO

Expressão italiana que significa luz de baixo e que serve para designar em uma pintura o brilho refletido pelas camadas subjacentes. 

LUMINOSITY     LUMINOSIDADE

1. Qualidade de uma pintura de representar adequadamente a luz. 2. Efeito obtido pela pintura de veladuras escuras sobre fundos mais claros, de forma que a superfície assim tratada tem a qualidade de refletir a luce di sotto. 

LUMINOUS        LUMINOSOS

Diz-se dos tons claros e brilhantes em uma pintura. 

LYRICAL ABSTRACTION ABSTRAÇÃO LÍRICA

Denominação da vertente européia, especialmente francesa, do abstracionismo. Embora no final tenha prevalecido outro título, ela deriva do nome dado inicialmente a uma exposição coletiva realizada em Paris reunindo, em dezembro de 1974, obra de Wols, Hartung, Mathieu, Riopelle, Bryen e outros.

Telma Luize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram