24 de setembro de 2009

I

IANTHENE          IANTINO

De cor púrpura ou violeta. O objeto que possui essa cor, figuras em um quadro também pode ter essa cor, como por exemplo flores. 

IATROL                 IATROL

Substância obtida pela ação do iodo sobre um derivado do alcatrão. 

ICAROSCOPE     ICAROSCÓPIO

Instrumento destinado a observar pontos altamente luminosos sem ofuscar a vista. 

INCLUSION        INCRUSTAÇÃO

Corpo estranho, de natureza sólida, líquida ou gasosa, geralmente microscópica, que encontra-se dentro de um mineral ou outro corpo. 

INCOLOY             INCOLOR

Nome comercial da liga de níquel presente normalmente em estruturas de proteção de estátuas, assume geralmente a forma de barras e é muito resistente. 

INDICATOR STRIP            FITA INDICADORA

Fita utilizada para indicar determinados valores e/ou índices, como por exemplo fitas indicadoras de PH, temperatura, umidade, etc. 

INFRA-RED         INFRAVERMELHO

Radiação obscura menos refrangível que o vermelho. As radiações infravermelhas, da mesma natureza que a luz, tem comprimentos de onda maiores. 

INTERFACE         INTERFACE

A linha de demarcação, o limite entre duas fases; por exemplo, o limite entre a fase dispersa e a fase contínua em uma emulsão de líquidos imiscíveis. 

INTERFACIAL IENSION IENSÃO INTERFACIAL

Forças que orientam moléculas e as mantém unidas até o limite de uma fase; tensão superficial de um líquido. 

INVISIBLE LINE  LINHA INVISÍVEL

Linha pontilhada que, em desenhos de objetos, indica   qualquer porção  que não é visível de uma determinada posição. 

IODIN   IODO

Elemento químico de símbolo I, número atômico 53, massa atômica 126,90, que se apresenta em palhetas pardas de brilho metálico, de densidade 4,93, fundível a 114°C e que desprende, quando o aquecem, vapores roxos. É extraído da água do mar e de certas algas marinhas. 

IODOFORM        IODOFÓRMEO

Composto (símbolo CHI3) obtido pela ação do iodo sobre o álcool. 

INDIAN YELLOW              AMARELO ÍNDIO

Pigmento amarelo originário da Índia e que foi introduzido na região da Pérsia por volta do século XV. Deriva da urina de vacas que eram alimentadas com folhas de mangueiras (Mangifera indica Linn). Era utilizado principalmente em aquarelas e ocasionalmente pinturas a óleo. 

ISOMER               ISÔMERO

Que é formada de partes semelhantes; que possui a mesma composição química e a mesma massa molecular, mas cuja estrutura atômica e propriedades diferem. É importante para saber se uma substância é isômera ou não para que possa ser utilizada em um processo químico de restauração. 

IVORY   MARFIM

Substância óssea dura, rica de sais de cálcio, muito utilizado para adornos. Tem grande emprego o marfim do elefante e o do rinoceronte e do hipopótamo. 

IVORY BLACK     PRETO DE MARFIM

Corante negro de excelente qualidade resultante da calcinação de aparas de marfim. Era usado em antigas construções dissolvido em óleo de linhaça fervido para escurecer argamassas ou produzir tons cinzentos nas tintas. 

IZOD TEST           ENSAIO IZOD

Ensaio destinado a verificar a resistência ao impacto de um metal. 

ILLUMINATION                ILUMINURA

Denominação da arte de ilustrar a cores um texto manuscrito que era usual até a difusão da imprensa e que abrangia desde pequenas decorações de vinhetas ou capitulares às páginas completas. 

ILLUSTRATION  ILUSTRAÇÃO

Nome da estampa, gravura ou desenho que acompanha um texto. Alguns autores, como Bernard Berenson, restringem seu uso àquelas diretamente relacionadas com o conteúdo, opondo-se ao mero ornato. 

IMAGE IMAGEM

Termo genérico para designar a representação de um ser ou objeto por meio do desenho, gravura, pintura, escultura, etc. 

IMPASTO, TO    EMPASTADO

1. Tinta aplicada em toques espessos e com volume que dá um efeito de baixo-relevo no suporte e na qual as marcas do pincel, da espátula ou de instrumentos similares são usualmente visíveis. Este efeito pode ser obtido tanto na pintura a óleo, com tinta acrílica, na encáustica, quanto com guache, desde que a tinta tenha corpo suficiente para reter a textura e suportar o peso, ao passo que aquarelas e têmperas são geralmente muito fluidas para isto. 2. Contornos largos, gordos de um desenho. 3. Em gravura, manchas negras causadas por traços muito juntos. 

EMPASTAMENTO

Designação do emprego de uma camada espessa de tintas na superfície de uma tela que dá relevo aos objetos representados e que serve, principalmente, para acentuar o brilho das partes luminosas. 

EMPASTAR

Técnica de pintar com pincel carregado de tinta espessa para produzir efeito de empastamento.

IMPRESSION                     ESTAMPA

1. Denominação da imagem impressa por qualquer dos processos de gravura. 2. Diz-se também da gravura isolada, intercalada entre as páginas de um livro. 

IMPRESSÃO

1. Diz-se tanto do efeito produzido por uma obra de arte sobre o espectador como de um desenho ou de uma pintura sem detalhe, no qual estão apenas apontados os volumes básicos. 2. Em seus estudos de paisagens, os artistas do século XIX tratavam de captar o impacto que uma cena lhes causava com os efeitos fugazes da luz e da cor ao ar livre. Os impressionistas tratavam de conservar em suas pinturas esta qualidade da primeira impressão imediata, inclusive em obras que não eram pintadas em uma só sessão, pois pretendiam encontrar uma linguagem visual que transmitisse uma aparência de espontaneidade. 

IMPRESSIONISM             IMPRESSIONISMO

Movimento artístico francês que deve seu nome a um quadro de Monet intitulado “Impression, soleil levant”, cuja primeira de oito exposições foi efetuada em 1874 e reuniu um variado grupo de pintores, estando entre os mais importantes o próprio Monet, Renoir, Sisley Pissarro, Degas e Boudin. Considerada a mais importante contestação à corrente acadêmica do século XIX, interessou-se pelas descobertas da física no campo da cor, passando a usar uma paleta reduzida às cores claras e puras e a justapor as primárias às suas complementares, de modo a obter a fusão de tons na visão do observador. Rompendo com a tradição, seus integrantes abandonaram os estúdios para pintar ao ar livre, em especial no bosque de Fontainebleau, tendo por meta captar a impressão instantânea em que predomina o feérico da luz e do colorido. 

INDIVIDUALISTS              INDIVIDUALISTAS

Denominação dos artistas chineses do século XVII que, após a queda da dinastia Ming, abandonaram as escolas oficiais e passaram a pintar por conta própria como um protesto contra o domínio manchu. 

INSTALLATION  INSTALAÇÃO

Termo que se aplica às modalidades de arte em que a obra consiste em uma construção ou montagem de materiais em caráter permanente ou temporário, às vezes em escala suficientemente grande para que o espectador possa nela entrar ou passar-lhe através.

Telma Luize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram