24 de setembro de 2009

G

GALL     GALL

Camada de sulfatos fundidos que flutua sobre o vidro, em forno de fusão de vidro. 

GALLIPOT           GALIPOTE

Pequeno recipiente cilíndrico de porcelana utilizado para se guardar diluentes ou aglutinantes. 

GEL        GEL

Suspensão coloidal de um líquido em um sólido; fase sólida de um sistema coloidal em oposição à fase líquida; sistema coloidal no qual matéria é dispersa em um meio sólido de dispersão no qual as partículas da fase de dispersão estão em repouso. 

GILDER´S KNIFE                FACA DE GILDER

Faca dotada de uma lâmina de aço, razoavelmente pesada e não muito flexível e de aproximadamente 25cm. É utilizada para cortar lâminas de ouro em pedaços menores do que os são geralmente vendidos. O corte é feito sobre uma placa de amortecimento após a lâmina ter sido completamente alisada. 

GLAZE   ESMALTE

Cobertura vitrificada; superfície ou cobertura brilhante ou lustrosa. 

GLOBOUS           ESFÉRICO

Que tem a forma de um globo, globular. 

GLONOIN           NITROGLICERINA

Éter nítrico da glicerina, líquido, oleoso, amarelado, que se obtém ao se acrescentar glicerina em uma mistura de ácidos nítrico e sulfúrico concentrados. É um explosivo poderoso que entra na composição do dinamite. 

GLORY HOLE      ABERTURA EM FORNO

Abertura em forno de fundir vidro, que serve para reaquecer um objeto de vidro que está sendo trabalhado. 

GLOSS METER   MEDIDOR DE BRILHO

Aparelho utilizado para medir o brilho da superfície de papel, de pano, celulóide, etc. 

GLYCERIDE         GLICERIDO

Éster derivado do álcool, tribásico glicerol. 

GOGGLES           ÓCULOS DE SOLDA

Óculos de proteção utilizados durante o ato de soldar . 

GOLD BEARING                AURÍFERO

Que contém ouro, como por exemplo imagens religiosas em uma igreja, como santos, cruzes e mesmo outros elementos de adorno. 

GOLD ENAMEL                 ESMALTE DOURADO

Esmalte cuja cor é dourada, semelhante à cor de ouro; utilizado em telas de quadros ou mesmo esculturas e para pequenos detalhes dourados em um objeto de arte. 

GORETEX            GORETEX

  Classe especial de tecido sintético que permite a transmissão de vapor e transpiração, foi descoberta pela fábrica americana Gore. 

GRAIN TEXTURA

Disposição longitudinal das fibras ou partículas em madeira, pedra, couro ou uma substância produzida, pode ser o plano de clivagem através do qual um material pode ser partido em duas ou mais partes. 

GRAPHITE           GRAFITA

Carbono natural ou artificial cristalizado, cinzento-escuro, macio e quebradiço. Diluída em óleo é usado em pintura, principalmente de peças de ferro. É também utilizada como corante no tratamento final de peças de madeira. 

GREASE               GRAXA

Composição a base de óleo ou cera utilizada como lubrificante. 

GROOM STICK GROOM STICK

Espécie de fita adesiva não ácida, que não agride ou marca à superfície sobre a qual é colocada. 

GROSS GROSA

Lima grossa e dentada usada para desbastar peças em madeira ou metálicas. 

GUAIACUM       GUAIACINA

Resina de geuaiaco, árvore zigofilácea de madeira verde escura e resinosa. 

GYPSOGRAPHY                GIPSOGRAFIA

Arte de gravar em gesso, ação de se gravar nomes, datas ou figuras em gesso, muito utilizado em estátuas. 

GYPSUM             GESSO

Material obtido industrialmente a partir da calcinação de pedras preciosas. Apresenta-se sob a forma de pó muito fino e macio. Misturado em igual volume de água forma pasta compacta de pega rápida. A rapidez de sua pega obriga a seu imediato emprego. É utilizado na preparação de betumes, argamassas, moldagens e tabiques. Sua maior aplicação é em estuques e feitura de ornatos. Resiste mal à umidade. Altera-se facilmente ao ar livre, perdendo dureza e coesão sendo portanto impróprio para uso externo. Atualmente só é usado em argamassas para segunda camada pelo seu alto custo. É raramente utilizado em estado de pureza, pela sua fragilidade. 

GYPSUM-SATH                FOLHA DE GESSO

Folha com centro incombustível de gesso que não contém mais de 15% do seu peso em fibra, revestida com papel próprio para receber pasta de gesso.  

GABLE  GABLETE

Remate em forma de frontão triangular muito aguçado, usado com freqüência nas construções medievais. 

GALLERY              GALERIA

Salão ou corredor extenso provido de iluminação adequada onde são expostas obras de arte. 

GENRE PAINTING           GÊNERO

1. Espécie de uma obra de arte classificada de acordo com aspectos estilísticos, temáticos ou técnicos. 2. Em pintura, a representação de cenas da vida quotidiana. Também chamada de Pintura de Costumes. 

GEOMETRIC STYLE          ESTILO GEOMÉTRICO

A arte grega entre os séculos X e VII a. C., fase em que predominou a pintura de vasos com padrões geométricos. 

GLAZE   VELADURA, VELATURA

Aplicação de uma demão de tinta transparente ou de óleo sobre uma camada pictórica para suavizar a tonalidade, ajustar e unificar as cores, usada especialmente na pintura a óleo. Em geral, era uma técnica associada com a prática acadêmica e os impressionistas tendiam a evitá-la. Normalmente, era o passo final na execução de uma obra, já que as velaturas contêm muito óleo e não se pode aplicar por cima uma tinta menos oleosa que a anterior sem risco para a pintura. 

GOTHIC ART      GÓTICO

Nome que originalmente significou, depreciativamente, arte dos godos, arte dos bárbaros, por contraste com a serenidade harmônica da arte italiana e que designa o estilo que sucedeu ao Românico e irradiou-se, a partir da França, a toda a Europa, entre os séculos XII e XVI. Sob a influência dos cruzados, chegou ao Oriente Próximo e, na sua fase terminal, com a expansão dos reinos ibéricos, ao norte da África e ao continente americano. 

GRADATION      GRADAÇÃO

1. Diz-se da transição entre as cores ou os tons sem que ocorram mudanças bruscas nem tampouco limites muito definidos. 2. O termo é aplicado também à variação progressiva no tratamento dos elementos de uma composição pictórica ou escultórica de maneira que as figuras principais se tornem preeminentes em relação às restantes, que tendem a fundir-se no conjunto da obra conforme se afastam do centro da ação. 

DEGRADAÇÃO

Gradação, em desenho ou pintura, dos volumes, tons, luzes e sombras de um quadro segundo as regras da perspectiva. 

GRADUATED COLORS    CAMBIANTES

Variedade de cores numa pintura. Gradação de cores. 

GRANULATION                GRANULAÇÃO

Técnica de decoração de superfícies com minúsculas bolinhas de ouro, conhecida desde o terceiro milênio antes da era cristã, e que foi empregada principalmente pelos etruscos. 

GRAINY               GRANULADO

Diz-se da leve aspereza, da superfície rugosa de uma tela ou de outro suporte que permite à tinta ou lápis aderir com mais firmeza. 

GREEN EARTH   TERRA VERDE

Pigmento que é obtido de uma terra que contém ferro e manganês e que é usado tradicionalmente para pintar a base de tons cor de carne, estabelecendo áreas de sombra a serem subseqüentemente cobertas com as tintas cor de carne e com velaturas de cores quentes. Suas várias formas recebem nomes como cipriota, boêmio, tirolês, Verona e suas tonalidades vão do verde amarelado ao verde puro, verde azulado e verde acinzentado. 

GREENISH           GARÇO

Uma cor verde-amarelada ou um verde azulado. Não se deve confundir, em espanhol, garzo, de mesma pronúncia, que é cor azulada e que se usa especificamente quanto à cor dos olhos.

Telma Luize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram