24 de setembro de 2009

F

FAT        GRAXA

Óleo sólidos ou líquidos constituídos de ésteres gliceril de ácidos graxos elevados como tristearim encontrados na carne bovina e tripalmitin presentes em gorduras vegetais como o óleo de palmeira. 

FIBRIL   FIBRIL

Pequena fibra ou filamento. Presente em tecidos, como os que são utilizados para cortinas ou vestidos que irão ser restaurados. 

FILM      PELÍCULA

Uma fina e geralmente contínua camada ou pele de qualquer substância. Pode ser mais ou menos homogênea em sua estrutura como uma película de verniz ou heterogênea como uma película de tinta. 

FINDER                BUSCADOR

Instrumento desenvolvido geralmente pelo próprio pintor para localizar a área de sua composição em uma paisagem natural. Consiste simplesmente em uma abertura do tamanho e forma desejados, recortados de um papelão fino ou material similar. Ocasionalmente fios de linha cruzados correm pelo centro. 

FISH GLUE          COLA DE PEIXE

Gelatina impura preparada a partir de cabeças, ossos e peles de peixes. A cola feita das peles e melhor e mais clara. É comercializada geralmente em forma líquida mas pode também ser encontrada na forma de bolos ou folhas quebradas que são higroscópicas e prontamente solúveis em água. Na forma líquida contém um preservativo e às vezes um óleo essencial como o de canela para mascarar o odor. Esse tipo de cola é de qualidade inferior quando comparada às colas animais e é deteriorada por decomposição bacteriana com maior rapidez. 

FISH OIL               ÓLEO DE PEIXE

Mostra grande variedade. Os óleos e películas dele provenientes têm odores desagradáveis e as películas não são uniformes. Apesar de ser comumente chamado de óleo não secante, ele secará quando fervido com um secante. 

FISH ROX             CARTILAGEM DE PEIXE

Tipo de aglutinante, utilizado como um veículo para pigmentos. 

FIXATIVE             FIXATIVO

Qualquer película, que pode ser dissolvida em baixa concentração e baixa viscosidade, pode ser pulverizada sobre desenhos ou pinturas a pastel com o propósito de manter os grânulos de pigmento no lugar. 

FLASH POINT     PONTO DE INFLAMAÇÃO

A menor temperatura sob condições específicas, na qual os vapores de um líquido podem ser momentaneamente inflamados; é uma constante para muitos líquidos orgânicos. 

FLAX      LINHO

Planta herbácea da família das lináceas, cultivada na Europa, de excelentes fibras lináceas, cultivada na Europa, de excelentes fibras têxteis. De grão se faz uma farinha que serve para cataplasmas emolientes e um óleo secativo empregado em pintura. 

FLAX SEED          LINHAÇA

Semente do linho do qual se extrai um óleo dito de linhaça. 

FLUORESCENCE               FLUORESCÊNCIA

Tipo de luminescência que é a propriedade de algumas substâncias de absorver luz de um comprimento de onda e emitir ou irradiá-la como um outro comprimento, geralmente maior. Raios-x e ultravioletas são os mais comumente tipos de radiação usados para produzir fluorescência. 

FRACTION          FRAÇÃO

Em destilação, os líquidos que destilam a uma certa temperatura ou a uma temperatura de extensão. 

FRIABLE PAINT                 FRIABLE PAINT

Pintura muito frágil ou vulnerável cujo aglutinante já degradou. 

FUNGICIDE        FUNGICIDA

Agente destruidor de fungos, por exemplo, a mistura bordeaux. 

FACTURE             FATURA

Diz-se do uso peculiar de instrumentos e materiais característicos do trabalho de um determinado artista e que o individualiza. 

FADE, TO             ESMAECER

Designação de uma pintura sem intensidade de cor, desmaiada. 

FEATHER,TO BRUSHSTROKE       APINCELAR

Usar o pincel com pequenos toques, diferentes dos normais. 

FÊTE GALANTE  CENAS GALANTES

Gênero freqüente no século XVIII, característico da arte rocaille, que teve em Antoine Watteau seu grande expoente, e que consiste na representação escultórica ou pictórica de reuniões mundanas ou frivolidades das cortes de Luís XIV e Luís XV. O termo aplica-se a uma variedade de cenas que incluem concertos, bailes, galanteios e folguedos levados a cabo em jardins idílicos ou ambientes rurais com particular destaque para a natureza romântica das festividades. Também chamado Frívolo. 

FIGURE                FIGURA

Representação de uma pessoa ou de um animal em pintura ou escultura. 

FLAKE WHITE     ALVAIADE

Hidrocarbonato básico de chumbo usado como pigmento branco ou carga na pintura a óleo, sendo venenoso e enegrecendo com as emanações do gás sulfídrico. Também chamado de Branco de Espanha. 

FLAMBOYANT STYLE      GÓTICO FLAMEJANTE

Última fase da arquitetura do Gótico francês, em meados do século XV, caracterizada pelas formas curvilíneas, altamente decorativas, particularmente na traceria das janelas, em forma de chamas, com pouco apego à racionalidade ou ao formato básico da própria janela. Também chamado Estilo Flamejante. 

FLAT      CHATO

Diz-se do mau tratamento de volumes numa obra; de um modelado sem relevo, causando um efeito plano. 

FLAT AREA          COR CHAPADA

Expressão que designa uma área de cor lisa, plana. 

FLAT BRUSH       TRINCHA

Broxa larga e chata própria para  a aplicação de tintas ou, em gravura, para passar verniz na parte inferior da chapa destinada à mordedura. Também chamado Pincel Espalmado. 

FLAT CHISEL       CINZEL

Instrumento de ferro ou de aço usado por escultores e gravadores com uma das extremidades cortante e a outra própria para ser golpeada com maços de madeira ou metal. A espessura varia e seu uso depende do tipo de corte que se deseja obter. 

FLAT COLOR       COR LISA

Em pintura, diz-se de uma área de um quadro pintada com uma camada de cor aplicada de maneira opaca, igual, sem marcas de pinceladas nem qualquer mudança de tonalidade ou matiz em toda a extensão da camada pictórica. Também chamada Cor Plana. 

FLECKS OF LIGHT             TOQUES DE LUZ

São aquelas partes de um desenho ou pintura diretamente iluminadas pelos raios de luz. Normalmente, são pintados com tinta opaca empastada de cor creme ou esbranquiçada. 

FLESH COLOR    ENCARNADO

Cor avermelhada que se assemelha à da carne. 

FOREGROUND  PERTOS

Diz-se, em uma obra com perspectiva, dos objetos representados em primeiro plano. 

FORM   FORMA

Configuração, aspecto, volumes e suas relações, quando representados em uma obra de arte, seja ela abstrata ou figurativa. 

FORMALISM      FORMALISMO

Em arte, o apego às soluções já consagradas, aos aspectos formais, em detrimento dos conteúdos expressivos. 

FRAGMENT        FRAGMENTO

Pedaço de uma peça que foi partida ou de um grupo que foi desfeito. O que resta de uma obra. 

FRAME                 MOLDURA

1. Motivo ornamental aplicado a um elemento arquitetônico. 2. Caixilho de madeira ou metálico que guarnece quadros de pintura, desenho, gravura, etc.

FRAMING           FÁBRICA

1. Diz-se da representação de uma construção ou de ruínas nos fundos dos quadros. 2. Termo antigo para designar a estrutura das estátuas. 

FREEHAND DRAWING   DESENHO À MÃO LIVRE

Desenho feito sem auxílio de compasso, de régua, de esquadro ou de qualquer outro instrumento. 

FREE FORM        FORMA LIVRE

Diz-se, em pintura e escultura, das formas irregulares ou assimétricas, especialmente daquelas curvilíneas. 

FUGITIVE COLORS          CORES EVANESCENTES

1. Diz-se dos pigmentos ou de outros materiais de pintura que tendem a desbotar com o tempo, seja devido à exposição à luz, seja por condições atmosféricas, como o calor ou a umidade. 2. Também se emprega a mesma palavra para designar pigmentos que perdem substancialmente seu colorido quando misturados com outras substâncias. 

FULL LENGHT    ESCALA

Representação pintada ou esculpida de uma figura em tamanho igual às dimensões do original. 

FULL LIFE             ALMA

Designação aplicada nas artes representativas à expressividade das figuras pintadas ou esculpidas. 

FULL SCALE        TAMANHO NATURAL

Descrição de uma figura pintada ou esculpida na mesma escala de suas dimensões e proporções reais. Também conhecido como ESCALA. Ver FULL LENGHT. 

FUSED  FUNDIDO

Termo empregado em pintura geralmente com referência à prática acadêmica de justapor pinceladas até que as gradações de tom e as marcas do pincel se tornem imperceptíveis. O método mais recomendado era o de fundir os tons mediante uma pincelada de cada um deles. No século XIX foi introduzido o blaireau, pincel projetado especialmente para facilitar este processo.

Telma Luize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram