24 de setembro de 2009

E

EDGE FINISHING             ACABAMENTO DE CANTOS

Ação de acabar, cantos; terminar com cuidado e fazer retoques nos cantos de uma obra. 

EDGE GLUEING                COLAGEM DE BORDAS

Ação de colar bordas ou cantos.

EDGE SURFACE                SUPERFÍCIE DE ARESTA

Área da aresta, a menor de duas faces que se cortam. 

EDGELESS           EMBOTADO

Que não corta, sem fio, cego. 

ELECTROLYTE     ELETRÓLITO

Corpo em que a corrente elétrica causou uma decomposição química. 

ELEMI   ELEMI

Termo genérico aplicado a uma grande quantidade de resinas obtidas de árvores da família Burseraceae. Manilla Elemi, o único tipo mais detalhadamente examinado, provém de uma espécie de Canaruim, C. Commune encontrada nas Filipinas, É uma resina macia, semi-cristalina e amarela com um odor semelhante ao da erva-doce, é geralmente viscoso, como um bálsamo, mas pode também ser bem rígido. Todas as variedades são facilmente solúveis. É usado principalmente para modificar a consistência de um verniz. Não é utilizado como aglutinante e quando adicionados a recentes tons básicos de pintura, da a eles uma aparência de estar coberta com geada. 

EMPIRICAL FORMULA   FÓRMULA EMPÍRICA

Fórmula que mostra o número e a variedade de átomos em uma molécula não indicando porém o modo pelo qual estão ligados entre si. 

EMULSIFYING AGENT   AGENTE DE EMULSÃO

Material que reduz a tensão interfacial entre líquidos imiscíveis para ajudar na formação de uma emulsão. 

EMULSION         EMULSÃO

Preparação obtida pela divisão de um líquido em glóbulos microscópicos no seio de outro líquido com o qual ele não é miscível. 

ENAMEL              ESMALTE

Verniz opaco ou transparente com que se recobrem certas matérias para dar-lhes brilho ou cor inalterável. É geralmente composto de areia silicosa, de uma mistura de potassa e de soda e de óxidos metálicos. 

ENAMEL PAINTING        TINTA ESMALTE

Tinta fabricada industrialmente à base de resina alquídica. Possui alto teor de aglutinante na sua composição. É brilhante e tem boa resistência química. É indicada para pintura de elementos e peças de madeira e metálicas, especialmente esquadrias. A pintura com tinta esmalte assemelha-se a pintura a óleo. É também chamada tinta alquídia e esmalte. 

ENCAUSTIC        ENCÁUSTICA

Entre os antigos, pintura feita com cores diluídas na cera; produto que tem por base cera e gasolina para dar brilho aos móveis. Revestimento à base de cera aplicado sobre mármore e gessos para proteger. Muito utilizada em processos de restauração. 

ENGRAVING      ESTAMPA /ESTAMPAÇÃO

Imagem impressa após ter sido gravada em cobre ou madeira. Ato de gravar nomes ou figuras em objetos. 

ESPARTO/ESPARTO GRASS         ESPARTO

Tipo de gramínea com hastes compridas usadas particularmente na Inglaterra para a produção de papel. As fibras presentes nas folhas são resistentes e flexíveis e para a obtenção de uma massa, as folhas são cozidas em uma solução de soda cáustica. 

ESSENTIAL OIL ÓLEO ESSENCIAL

Pertence a um grupo de óleos voláteis de odores característicos, diferenciando-se de óleos graxos por suas propriedades não gordurosas e não saponáceas e por sua volatilidade. Classificam-se em duas classes: as encontradas em plantas ou madeira e os que são obtidos por meio de elementos presentes em plantas, através da ação do calor ou de enzimas. 

ESTERIFICATION              ESTERIFICAÇÃO

Formação de um éster a partir de um álcool e um ácido orgânico com o auxílio de agentes catalíticos ou de desidratação.

ESTRON               ESTRON

Variedade de fibra sintética. 

ETCHER                ÁGUA-FORTISTA

Gravador que trabalha com água-forte (nome vulgar do ácido-nítrico). 

ETCHING             CAUTERIZAÇÃO

Ato de aplicar cautério, meio químico (mediante substâncias cáusticas) ou físico (mediante ferro incandescente, corrente elétrica) de seção ou destruição de tecido; Gravura que se obtém com chapa preparada com água-forte. 

ETCHING INK     ETCHING INK

Tinta que resiste à gravação. 

ETHAFOAM        ETHAFOAM

Marca registrada de um tipo de placa de isolamento de poluretano e isopor. Utilizado por exemplo para proteger quadros que necessitem ser transportados. 

EASEL    CAVALETE

Armação, geralmente de madeira, que seve para apoiar uma pintura em ângulo adequado e na altura conveniente durante sua execução. 

EASEL PICTURE PINTURA DE CAVALETE

Expressão usada para referir-se a certo tipo de pintura realizada em ateliê, feita sobre um suporte independente, constituindo um quadro, com ou sem moldura, que se desenvolveu durante a Renascença e popularizou-se no século XVII, quando aumentou a procura por parte da classe média de pinturas portáteis e de dimensões mais moderadas, estabelecendo uma diferença com a pintura decorativa, ou murais e afrescos fixados em uma parede. 

EFFECT EFEITO

Impressão conseguida por uma obra de arte sobre seus observadores. Impressão produzida, em pintura, pela oposição de cores, de sombras, de luz, etc. 

ELEMENTARISM              ELEMENTARISMO

Dissidência do neoplasticismo comandada por Theo van Doesburg que começou a formular as idéias que iriam norteá-lo em 1924, embora o termo só tenha sido usado dois anos depois quando apareceu em uma retrospectiva em De Stijl. 

ELYDORIC PAINTING      ELUDÓRICO

Denominação de um processo setecentista de pintura a óleo em que o pincel, carregado de tinta, é mergulhado em água antes da pincelada. 

EMPATHY           EMPATIA

Diz-se do estabelecimento de um laço emocional entre o espectador e a obra de arte. Também se diz Endopatia ou Introjeção. 

ENLARGEMENT                DESENVOLVIMENTO

Estudo em maior escala feito pelo artista, aperfeiçoando os primeiros desenhos ou modelos feitos em escala reduzida. Composição bem proporcionada, bem tratada. 

ENLIGHTEN        ILUMINAR

1. Distribuir a luz em uma pintura. 2. Colorir superfícies limitadas por um contorno. 3. Decorar uma iluminura. 

ENVIRONMET   AMBIENTE

Ver AMBIANCE. 

EXPRESSIONISM              EXPRESSIONISMO

Movimento artístico surgido no final do século XIX em oposição ao realismo, que caracterizava o Impressionismo, preocupando-se menos com a reprodução do mundo exterior, de suas formas e harmonias, e mais com a transferência para a obra de arte do impacto emocional, dos sentimentos e das vivências interiores do artista. Procura refletir, de um modo brusco e inquietante, as angústias do homem diante das incertezas do mundo contemporâneo, por meio de um acentuado grafismo e cores fortes, marcado pela agressividade resultante da tensão psicológica do pintor, expressa na alteração de cores e na distorção das formas que, na figura humana, atingem o caricatural. 

EXTENDER          ENCORPADOR

Diz-se de uma substância neutra que é adicionada às tintas para dar-lhes mais corpo ou alterar sua textura, sempre que não tenha cor ou opacidade própria, o que degradaria a cor e a qualidade táctil da tinta. 

EYE LEVEL            LINHA DO / DE HORIZONTE

Em pintura ou em outra composição em duas dimensões, diz-se de uma linha horizontal, real ou imaginária, que indica o ponto de vista do artista em relação à imagem, sendo nela que se localiza o ponto de fuga. Também chamada de Linha de Terra.

Telma Luize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram