24 de setembro de 2009

D

DAMASK             DAMASCO

Estofo de seda ou de lã, tecido com fios da mesma cor, com flores ou desenhos em relevo. 

DAOURITE          TURMALINA VERMELHA

Mineral de cor vermelha em prismas alongados que se eletrizam pelo calor ou pelo atrito. 

DELIQUESCENCE              DELIQÜESCÊNCIA

Propriedade de certas substâncias de se tornarem úmidas ou líquidas quando expostas ao ar. É característica de substâncias sólidas cujos hidratos tem uma tensão de vapor aquosa menor que o ar. 

DENSITY              DENSIDADE

Relação entre a massa de certo volume de um corpo e a do mesmo volume de água (ou de ar, para os gases). 

DERUSTING       DESENFERRUJAMENTO

Ação de desenferrujar; retirada da corrosão de metais ferrosos. 

DETERGENT       DETERGENTE

Genericamente utilizado para descrever qualquer agente de limpeza ou uma substância que auxilie no processo de limpeza. O mais utilizado é o sabão embora haja outros elementos utilizados com o mesmo propósito. Sua ação de limpeza consiste em sua habilidade de umedecer completamente as partículas de sujeira e dispersar ou difloculá-las, mantendo-as em suspensão para que possam ser enxaguadas. 

DEVCON              DEVCON

Nome comercial de matéria plástica. 

DEXTRIN              DESTRINA

É comumente obtido a partir do amido ao se aquecer o material seco de 200ºC 2 250ºC. Quando preparado, a dextrina é uma mistura de amido solúvel, no mínimo três variedades de destrina verdadeira e açúcar. Dissolve-se na água e produz uma solução xaroposa com propriedades adesivas. 

DIASTASE            DIÁSTASE

Substância orgânica, solúvel produzida em pequena quantidade por um organismo vivo e que acelera especificamente uma reação. 

DIFFRACTION    DIFRAÇÃO

Desvio dos raios luminosos, quando incidem em um corpo opaco. 

DIFRACTION GRATING                 RETÍCULO DE DIFRAÇÃO

Dispositivo formado por um vidro de superfície altamente polida, sobre a qual foi traçada grande quantidade de linhas (cerca de 10.000 a cada 25,40 mm), usado para determinar diretamente o comprimento de ondas luminosas. 

DISTEMPER        PINTURA A TÊMPERA

Pintura com tintas dissolvidas em cola ou em água. Termo muito comum principalmente na Inglaterra. Essa pintura utilizada geralmente em paredes. 

DRAPPERY          TECIDOS EM GERAL

Denominação dada a tecidos em geral como, por exemplo, os presentes em cortinas. 

DROP FEONT BOX           CAIXA COM ABERTURA FRONTAL

Caixa geralmente feita de papelão que possui uma abertura frontal e na qual são transportado, por exemplo, quadros. 

DAPPLED             SARAPINTADO

Mesclado com cores variadas e disparatadas. 

DARKENING      ESCURECIMENTO

Degradação de certas tintas em uma pintura, as quais, com o tempo, escurecem. 

DARKS  ESCUROS

Diz-se das partes de uma pintura em que não incide a luz. 

DASH, TO            TRACEJAR

Termo empregado em desenho para indicar o uso de linhas ou traços paralelos com que é costume representar o sombreado em desenho. Também se pode usar em pintura para indicar o uso de traços paralelos e agrupados feitos com o pincel. 

DEADEN              ABAIXAMENTO

Consiste na redução da intensidade de um tom pela mistura de uma cor escura. 

DECORATION    DECORAÇÃO

Diz-se tanto da arte de ornamentar, quanto do próprio conjunto de ornamentos de uma peça ou obra artística. 

DEEP     INTENSO

Diz-se do colorido forte em tons que fazem sobressair o modelado em uma pintura. 

DELICATE            DELICADA

Diz-se, em pintura, de uma cor leve, de grande frescura. 

DELINEATE         DINTORNO

Delineamento de uma figura demarcada pelo traço de contorno. Contorno interno. 

DEPTH  PROFUNDIDADE

Diz-se, nas artes representativas, da sugestão de distâncias entre o primeiro plano e os planos do fundo, o que é obtido pela aplicação de recursos técnicos, como a perspectiva e o escorço, o que leva a representar em tamanho reduzido as figuras e objetos aparentemente mais afastados do espectador, à diminuição da claridade e à menor definição dos detalhes nas vistas mais longínquas e à contração das formas representadas em ângulo reto em relação ao plano do quadro. 

DESIGN                ARTE DE DESENHO

A arte e a técnica de representar, com lápis, pincel, pena, etc., um tema real ou imaginário, expressando a forma e geralmente abandonando a cor. O desenho tende a representar o tema racionalmente, configurando ou sugerindo seus limites, enquanto a cor tende a transmitir valores de ordem emotiva. 

DETACHED          DESTACADA

1. Diz-se da figura que sobressai em uma composição. 2. Termo usado igualmente para uma pintura retirada do suporte original e transferida para outro. 

DETAIL  DETALHE

Diz-se, de maneira geral, dos atributos, dos panejamentos e de outros acessórios em uma composição. 

DICHROISM       DICROÍSMO

Propriedade que possuem certas substâncias de apresentar duas cores diferentes, conforme o ângulo do qual são observadas, pois estarão refletindo ou refratando a luz. Isto pode ocorrer com o pigmento de uma tinta, que terá uma coloração quando aplicada de maneira opaca e outra tonalidade se usada em uma velatura transparente. 

DIFFUSE LIGHT LUZ DIFUSA

Tipo de iluminação uniforme e neutra produzida por um céu encoberto, mas brilhante, sem luz solar direta e, portanto, sem sombras. Este era um dos tipos de luz preferidos pelos impressionistas, pois sob esta iluminação, os tons têm um valor parecido, sem extremos de claro e escuro e as cores locais aparecem puras e sem modificação. 

DILUENT              DILUENTE

Líquido usado para afinar uma tinta ou um verniz, alterando-lhe a fluidez. 

DIMINUTION    ABAIXAMENTO

Consiste na redução da intensidade de um tom pela mistura de uma cor escura. 

DIPPER GODÊ

Pequeno recipiente para guardar e misturar tintas usado pelos pintores. 

DIRECT PAINTING           TRABALHO DO NATURAL

Pintar ou desenhar uma figura humana a partir da observação direta de um modelo vivo, em oposição a trabalhar de memória, sem modelo, ou a partir de outra obra de arte. Para os impressionistas significava geralmente trabalhar ao ar livre, ao contrário das paisagens pintadas no estúdio. 

DIVISIONISM    DIVISIONISMO

Denominação dada ao método neo-impressionista de aplicação das cores de maneira pura, sem empastes nem misturas, sob a forma de pontos, vírgulas e pequenos traços. Este procedimento se fundamenta nas leis das cores complementares de modo que a fusão delas não se realizava no quadro, mas na retina do espectador. Também chamado pontilhismo. 

DOTTED MANNER           CRIBLÉ

Técnica de produzir uma imagem impressa a partir de uma chapa metálica na qual ela foi gravada por meio de conjuntos de pequenas perfurações com um buril. Freqüentemente este processo é combinado com outros e pode ser impresso com pontos pretos em fundo branco ou pontos brancos em fundo negro. Também chamada GRAVURA TREMIDA. Ver DOTTED PRINT. 

DOTTED PRINT  GRAVURA TREMIDA

Processo em que a gravura é feita com pontos ou pequenos traços interrompidos marcados na chapa com um punção amartelado, os quais podem ser como encavo, o que resulta, na impressão, em pontos negros sobre fundo brando, ou como relevo, que dará pontos brancos sobre fundo negro. Geralmente é combinado com os processos de gravura a água-forte e gravura em ponta seca. 

DRAPERY             PANEJAMENTO

1. Denominação do conjunto de panos que vestem as figuras pintadas ou esculpidas. 2. Diz-se da maneira como o artista representa os trajes das figuras, tirando efeitos plásticos de suas cores e texturas, de seu pragueado e caimento, etc. Também chamado Drapejar. 

DRAWING          DESENHO

Representação em que predomina o traço sobre a cor, constituindo-se em obra de arte independente ou em uma fase da pintura. Vários são os materiais empregados, dependendo da qualidade pretendida: traços finos requerem o uso da pena e da ponta de prata; os não muito finos são obtidos com lápis ou carvão e os mais espessos demandam o pastel. Os suportes também são variáveis, mas desde a invenção do papel, no século XIV, este, pelo menos no mundo ocidental, tornou-se dominante. Em que pesem inúmeras manifestações ao longo da história, só a partir do século XVI é que o desenho se desenvolve como obra artística. 

DULL     BAÇA

1. Diz-se, em pintura, da cor esbatida, embaciada. 2. Em geral, aplica-se a um objeto ou cor que perdeu o brilho. 

DULLING             DESBOTADA

Diz-se da pintura que perdeu a viveza do colorido original. Também chamada Descolorida ou Descorada. 

DULLNESS           AMORTECIDOS

Designação dos tons com pouco brilho em uma pintura.

Telma Luize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram