CADMIUM YELLOW AMARELO DE CÁDMIO
É um sulfeto de cádmio preparado através da precipitação a partir de uma solução ácida de um sal cádmio solúvel com um gás de sulfeto de hidrogênio ou um sulfeto álcale. O tom do puro sulfeto de cádmio varia de um amarelo limão a um laranja escuro, dependendo das condições de precipitação. É permanente e resistente à luz. E o produto moderno é compatível com vários outros pigmentos. É talvez o pigmento amarelo mais importante na palheta de um pintor.
CALCAREOUS CALCÁRIO
Que contém cálcio, definição dada a alguns elementos como por exemplo o carbonato de cálcio.
CALCINATION CALCINAÇÃO
Reduzir a cal ou tratar pelo calor.
CANADA BALSAM BÁLSAMO CANADÁ
Derivado de um pinheiro (Abies balsamea Mill) cultivado no leste dos Estados Unidos. É obtido por meio de pequenas bolhas na casca da árvore e somente uma pequena quantidade pode ser obtida de cada vez. O bálsamo é relativamente puro e de valor devido a sua transparência e seu alto índice de refração. Foi introduzido na Europa no século XVII.
CANDELILLA WAX CERA CANDELILA
É obtida do caule da planta mexicana, Pedilanthus Pavinia e de outros gêneros da Euphorbiaceae. É uma massa marrom, quebradiça que pode ser branqueada. Possui aplicações industriais semelhantes à cera de carnaúba, apesar de possuir um ponto de fusão menor.
CARBOHYDRATE CARBOIDRATO
Tipo de componente orgânico contendo carbono, hidrogênio e oxigênio com os dois últimos elementos existindo na mesma proporção da água.
CARNAUBA CARNAÚBA
Espécie de palmeira (Copernicia cerifera) do Brasil, de cujas folhas se extrai uma cera de larga aplicação industrial (velas, vernizes, pasta para polimento de assoalhos, etc.). Fornece madeira macia, de cor verde-escura muito utilizada em pegas do madeiramento.
CAROA CAROA
Planta bromeliácea que produz fibras têxteis.
CARPENTER CARPINTEIRO
Artifício que trabalha em obras grosseiras de madeira; distingue-se do marceneiro pelo uso de ferramentas menos aperfeiçoadas e pelo menor artifício utilizado no seu trabalho.
CASE CAMADA CIMENTADA
Camada superficial de liga ferrosa endurecida por cimentação; camada superficial de uma liga à base de ferro que foi devidamente alterada na sua composição e que pode ser tornada mais dura que a parte interna.
CASTOR OIL ÓLEO DE RÍCINO
Óleo obtido das sementes da Ricinus communis que é encontrada na Índia e na maioria dos países de clima quente. É o mais pesado dos óleos graxos, quase incolor e muito viscoso. Quimicamente é bem diferente dos demais óleos graxos, consistindo largamente do glicerídeo do ácido recinoléico. É utilizado como plastificante e na prática se distingue dos demais óleos pela sua pronta solubilidade em álcool.
CATALYST CATALISADOR
Substância que acelera a velocidade de uma reação química permanecendo quimicamente intacto ao final dela.
CAUSTIC SODA SODA CÁUSTICA
Hidróxido de sódio; geralmente uma forma impura ou grau técnico.
CAZING CAZING
Defeito de envernizamento sob a forma de diminutas rachaduras entrelaçadas, na superfície envernizada.
CELLOPHANE CELOFANE
Hidrato de celulose pura, forma melhorada da viscose, preparada em películas. O celofane é obtido pela esterificação da celulose da madeira de abeto pelo sulfato de carbono e uma quantidade de soda cáustica. É usado como papel de embrulho e como adorno.
CELLOTEX CELOTEX
Material feito de bagaço de cana comprimido.
CELLULITH CELULITE
Material formado por polpa de madeira comprimida. Como por exemplo móveis.
CELLULOID CELULÓIDE
Plástico de piroxilina que é plastificado com cânfora. Resinas de celulóide tem sido utilizadas nos últimos cinqüenta anos em restaurações e reparos de objetos de arte.
CELLULOID ACETATE ACETATO DE CELULÓIDE
É um sólido branco volumoso muito empregado como material de revestimento e envernizamento e como componente para moldes. É formado a partir de certo tipo de celulose como o linter de algodão ou o papel com uma mistura de ácido acético glacial, anidrito acético e ácido sulfúrico concentrado. O produto é um éster de celulose (que pode ser considerado como sendo um álcool polúdrico) e ácido acético. Os sacetatos com menor viscosidade são melhor utilizados como vernizes. A principal dificuldade no meio de desenvolvimento comercial do acetato de celulose é sua solubilidade limitada. É dissolvido por um número menor de solventes orgânicos quando comparado ao nitrato de celulose e estes solventes são fortes - álcool, álcool diacetônico, bicloreto de etileno e acetatos de éter de glicol.
CELLULOSE CELULOSE
Hidrato de carbono que constitui a base dos tecidos vegetais e principalmente as paredes das células e das fibras. Encontra-se quase pura na medula do sabugueiro, do algodão, do linho, etc. Combina-se a frio com o ácido nítrico, formando o algodão-pólvora.
CELLULOSE COATING REVESTIMENTO DE CELULOSE
Diversos materiais plásticos e de revestimento são derivados da celulose que é o constituinte do carboidrato de muitas plantas e fibras vegetais. Os materiais de revestimento de celulose são coloidais na natureza e podem ser dispersos em solventes orgânicos e desse modo utilizados como vernizes. Os materiais de celulose em estado bruto são, em sua maioria, brancos ou levemente coloridos, em forma de pó ou flocos que não possuem brilho ou fratura.
CERAMIC CERÂMICA
Arte da fabricação de louça de barro cozido; atribuição aos materiais fabricados com argila cozida, especialmente aqueles feitos de barro.
CERAMOGRAPHY CERAMOGRAFIA
Estudo da cerâmica, que analisa a constituição da cerâmica.
CERATE CERATO
Ungüento à base de cera e óleo, ao qual se pode adicionar água destilada.
CEREOLITE CEREOLITE
Substância mole semelhante à cera.
CEREX CEREX
Tipo de tecido.
CERITE CERITA
Minério composto de óxido de cério, silício e óxido de ferro; silicato hidratado natural de cério; pedra cor de cera, encontrada na Suécia e na Groelândia e da qual se extrai o cério.
CEROPLASTICS CEROPLÁSTICA
Arte de modelar, de fazer figuras de cera.
CEROTIC CERÓTICO
Pertencente a ácido gorduroso encontrado em estado livre na cera animal.
CEROTYPE CERÓTIPO
Gravação sobre chapas de aço cobertas com cera.
CERUSE ALVAIADE
Carbonato de chumbo de cor branca ou amarelada muito utilizado na composição das tintas a óleo. Por ser muito tóxico, muitas vezes é substituído pelo óxido de zinco, sendo então chamado alvaiade de zinco. É também empregado na composição de massas plásticas e de alguns indutos.
CERUSITE CERUSITA
Carbonato de chumbo natural que se apresenta sob a forma de massas ou cristais incolores, brancos ou amarelados.
CHALKY GREDA
Barro ou calcário muito macio e friável, de um amarelo esverdeado, que geralmente contém sílica e argila.
CHECKERED AXADREZADO
Que contém um desenho em forma de quadrados, em cores alternadas.
CHEMICAL COMPOUND COMPONENTE QUÍMICO
Substância cujas moléculas constituem-se de átomos diferentes e cujos componentes não podem ser separados por meios físicos ou mecânicos.
CHEMICAL PROCESSING PROCESSAMENTO QUÍMICO
Ação de processar algo por meios químicos.
CHEMICALLY PURE QUIMICAMENTE PURO
Produto com alto grau de pureza, mas não necessariamente 100% puro. Algumas vezes utilizados com pigmentos comerciais para descrever um grau livre de difusão ou pigmentos inertes adicionados.
CHEMIGRAPHY QUIMIGRAFIA
Processo de gravação que depende de alguma ação química.
CHEMIK CHEMIK
Solução diluída de cloreto de cal usada no branqueamento.
CHERRY GUM CHERRY GUM
Espécie de goma. Provém das árvores de cereja, áfrico e damasco. Dilata-se em água e cerca de 10% são suficientes para formar uma substância grossa, a solução é prensada através de um pano e pode ser emulsificada com óleos graxos e bálsamos. Dá grande transparência a cor porém tem tendência a se despedaçar se usada sozinha ou se aplicada em camadas finas. Quando adicionada a um ovo ou à uma emulsão de caseína costuma produzir um efeito brilhante, semelhante ao de um esmalte.
CHERT CALCEDÔNIA IMPURA
Sílica translúcida cristalizada, outrora muito utilizada em joalheria para adornos e sinetes cilíndricos e cônicos.
CHESTNUT COAL ANTRACITO
Variedade de carvão de pedra muito rica em carbono; contém muito menos hidrocarboneto que as outras variedades, arde sem soltar fumaça, com chama muito curta, e tem grande poder calorífico.
CHIAROSCURO CLARO-ESCURO
Desenho em preto e branco; efeito de luz e sombra em pintura, desenho ou gravação.
CHILL-HARDENING ENDURECIMENTO POR RESFRIAMENTO
Processo de endurecer a superfície de um metal, esfriando-o rapidamente quando ele estiver derretido ou altamente aquecido.
CHINA PORCELANA
Produto cerâmico de massa fina, compacto, geralmente branco, vitrificado, translúcido, comumente recoberto de um esmalte incolor e transparente.
CHINA INK NANQUIM
Diz-se da cor do tecido, ou o tecido de algodão, amarelo, que se fabricava primeiramente só em nanquim; tinta preta que se usa em desenho e que vinha da China.
CHINA WATER CHINA WATER
Espécie de verniz.
CHINA-STONE CHINA-STONE
Variedade de granito formada essencialmente de feldspato ortoclássico.
CHINESE INSECT WAX CERA DE INSETO CHINESA
É o depósito de um inseto, Coccus ceriferus, que é um parasita em certas árvores asiáticas. A cera é obtida depositando-se a larva do inseto em certas árvores selecionadas sobre as quais rasteja e sobre cujos galhos e folhas a cera é depositada. Possui uma coloração pálida e sua estrutura é fibrosa. Quimicamente é constituída de cerotato de ceril juntamente com outros ésteres de cera e uma pequena porção de hidrocarbonetos. No Oriente é utilizada como os mesmos propósitos da cera de abelha.
CHINTZ CHINTZ
Tecido de algodão estampado próprio para adorno caseiro, cortinas, etc.
CHISELLING CINZELAMENTO
Ação de cinzelar ou burilar; trabalhar com extrema precisão, aprimorar.
CHLORINATED RUBLER GOMA-ELÁSTICA CLORADA
Sólido inodoro, não inflamável de coloração amarelada ou branca. É solúvel em tolueno e etileno e nesses solventes pode ser aplicado como uma camada. É uma película dura resistente, brilhante e translúcida com uma leve coloração amarela e que exibe uma alta resistência a ação de ácidos, álcalis e agentes oxidantes. Muito utilizado como médium ou película de superfície quando um revestimento decorativo ou de proteção são expostos a um ambiente desfavorável como fumaça, vapores nocivos ou à ação de agentes atmosféricos.
CHLOROFORM CLOROFÓRMIO
Líquido claro e incolor com um odor característico e cujo ponto de ebulição é 61ºC. É preparado por meio da ação de branqueamento em álcool ou acetona bruta. Apesar de rapidamente voláteis, seus vapores só podem ser inflamados com dificuldade. Misturado com álcool é um bom solvente para o acetato de celulose e sozinho é ativo na maioria de resinas. Em todas proporções é mixível com a maioria dos solventes orgânicos e com óleos vegetais e minerais. Se deixado parado por muito tempo em presença de luz reage lentamente com a umidade para formar ácido hidroclóridrico e cloreto de carbonilo.
CHROMA CROMA
Intensidade de cor. Indica a intensidade da cor que uma pintura ou objeto possui e para isso é feita uma análise.
CHROME GREEN VERDE DE CROMO
Nome que se tornou muito comum para designar um pigmento feito da mistura do Azul da Prússia com o cromato de chumbo. No método de preparação úmido uma pasta fluída de azul-da-Prússia é adicionada à polpa de barita, caulim e amarelo de cromo e tudo é misturado bem formando uma mistura homogênea e geralmente os componentes não podem ser distinguidos microscopicamente. Por poder ser produzido a um custo baixo e ter a propriedade de encobrir com perfeição a superfície sobre a qual é aplicado é o pigmento verde mais utilizado comercialmente. É sensível à ácidos tornando-se azul em sua presença e a incidência de luz forte faz com que o componente amarelo cromo escureça tampem dando uma coloração azulada ao verde cromo.
CHROMO CROMO
Elemento de composição indicando cor.
CHROMOPHORE CROMÓFORO
Organização estrutural de átomos dotados com corantes e outros elementos orgânicos relacionados com cor, como por exemplo a estrutura quinóide em corantes.
CHRYSOCOLLA CRISOCOLA
Nome clássico utilizado para indicar vários componentes úteis na soldagem do ouro. Entre esses encontravam-se minerais azebres, carbonatos básicos, silicato, etc...Em seu estado natural possui aparência semelhante a da malaquita, a não ser pelo fato de ter uma coloração mais azulada. Quando moída originando um pó fino retém satisfatoriamente sua cor verde e pode ser utilizada como pigmento em um meduim solúvel em água. Quando visto ao microscópio tem uma aparência creptocristalina e praticamente incolor ou tem no máximo uma leve coloração verde sob luz transmitida. É estável a luz e a ambientes comuns mas é decomposta por ácidos e torna-se preta na presença de ácidos e álcalis aquecidos.
CLAW HAMMER MARTELO DE GARRAS
Martelo que possui em sua extremidade garras cuja função é retirar pregos presentes em uma superfície. É utilizado por exemplo na restauração de objetos de madeira, como uma estante onde muitas vezes os pregos necessitam ser retirados para um processo mais completo de limpeza, lixamento, pintura, etc.
CLAYEN ARGILOSO
Feito de argila ou de barro. Objeto construído de argila como por exemplo vasos ou louças, que muitas vezes estão danificados necessitando assim de restauro.
CLORIFIC CLORÍFICO
Que tem a qualidade de produzir cores. Produto de que misturado a outros, dá origem a cores.
COCKLED YARN COCKLED YARN
Defeito na tecelagem de pano sob a forma de fios com pontos mais grossos e felpudos.
COGGING DESBASTAR
Ação de tornar menos basto, desengrossar, cortando, aparando.
COILED ENROLADO
Que tem a forma de bobina ou de espiral. Uma estrutura ou grade de aço por exemplo que protege uma escultura ou estátua.
COLLOIDAL COLOIDAL
Que tem a aparência ou a transparência da cola.
COLOPHONY COLOFÔNIA
Espécie de resina formada na destilação da terebintina.
COLOR ANALYZER ANALISADOR DE CORES
Aparelho ou instrumento utilizado para analisar cores; analisa as cores que compõe um objeto, como por exemplo um quadro.
COLOR ANALYZING ANÁLISE DE CORES
Refere-se a análise de cores presentes em um objeto; faz com que seja possível ter-se a relação de todas as cores presentes em um objeto.
COLOR COMPENSATING COMPENSAÇÃO DE CORES
Ação de compensar, equilibrar cores para posteriormente utilizá-las na aplicação de cores em objetos. Fazer com que uma cor atinja a tonalidade desejada para um fim específico.
COLOR CONCRETE CONCRETO DE COR OU COLORIDO
Mistura de água, areia, cimento, pedra britada com estruturas de vergalhão de ferro e usada em alvenaria.
COLOR GENERATING GERAÇÃO DE CORES
Ação ou processo de gerar cores. Pode- se gerar novas cores por meio da mistura de cores já existentes ou mesmo variando as tonalidades.
COLORIMETER COLORÍMETRO
Instrumento destinado a medir a intensidade das cores.
COLOR-MATCHER COMBINADOR DE CORES
Aparelho utilizado para combinar cores. Aparelho no qual são colocadas as cores que se deseja combinar, misturar para que surjam novas.
COLOR-MIXING MISTURA DE CORES
Ato de misturar, mesclar cores. È utilizado para que haja a possibilidade se criar novas cores.
COLOR-PRODUCING ELEMENTO PRODUTOR DE COR
ELEMENT Pigmento responsável pela produção de cor.
CONCHOIDAL FRACTURE FRATURA CONCOIDAL
Tipo de fratura na qual a extremidade quebrada, partida, de um material tem elevações e depressões em forma de concha. Esse tipo de fratura é normalmente observado em substâncias amorfas e vítreas como vidro, asfalto frio e resinas.
CONDENSATION CONDENSAÇÃO
Processo no qual moléculas de substâncias iguais ou diferentes se combinam para formar moléculas de maior massa molecular, acompanhadas geralmente de perda de água.
CONGO COPAL COPAL CONGO
Derivado da árvore Copaifera Demeusi Harms, no Congo Belga. É encontrado como uma resina fóssil embora uma parte ainda seja obtida através da perfuração em árvores. É considerada uma resina fóssil padrão. Não possui um ponto de fusão definido.
CONSISTENCY CONSISTÊNCIA
A consistência ou viscosidade de um líquido ou pasta; resistência de um produto a deformação ou fluidez.
COPAEBA COPAÍBA
Secreção óleo-resinosa da copaibeira (árvore resinosa da América Tropical – família das leguminosas-cesalpíneas). Quando esta resina é combinada com amônia, torna-se menos danosa às películas de tinta do que uma forte solução alcalina.
COPAL COPAL
Resina extraída de diversas árvores tropicais (coníferas ou leguminosas- cesalpíneas) e utilizada na fabricação de vernizes. É formado por componentes que contém oxigênio e por ácidos de resina.
COPPER SHOT BOLINHAS DE COBRE
Utilizados como transmissores elétricos.
CORE NÚCLEO
Parte interna de uma liga a base de ferro, a qual ficou mais macia do que a camada externa após o processo de cementação.
CORINTHIAN BRONZE BRONZE CORINTIANO
Bronze de alta qualidade, antigamente produzido pelos corintianos. Muito utilizado em estátuas e esculturas de bronze.
CORK CORTIÇA
Tecido vegetal formado de células mortas impregnadas de suberina e que constituem o elemento principal da casca das raízes e dos troncos envelhecidos de certas árvores, sobretudo do sobreiro.
CORNELIAN CORNALINA
Variedade semi-transparente de calcedônia.
CORONAL CORONAL
Relativo a coroa, em forma de coroa. Objeto que possui essa forma. Uma escultura por exemplo pode ter essa forma.
COROZO MARFIM-VEGETAL
Planta palmacea da América tropical que produz um coco, cujo albume, depois de endurecido, semelha o marfim pela cor e consistência, muito utilizado para adornos.
CORRODIBLE CORROSÍVEL
Que pode ser corroído. Designa por exemplo estruturas de aço ou ferro que com o tempo podem sofrer um processo de corrosão.
CORRODING AGENT AGENTE CORROSIVO
Que corrói. Diz-se de substância que destrói lentamente outras substâncias.
CORROSION CORROSÃO
Trabalho efetuado por material erosivo, tal como o desgaste de uma rocha pela ação da areia transportada pelo vento.
CORROSION PREVENTING PREVENÇÃO DE CORROSÃO OU DE OXIDAÇÃO
Ação de prevenir ou de evitar a corrosão ou a oxidação.
CORROSIRON AÇO-SILÍCIO
Aço que contém cerca de 14% de silício.
COSMOLINE COSMOLINA
Gelatina produzida a partir de petróleo.
COTTONADE COTTONADE
Variedade de tecido de algodão.
COUPLING AGENT AGENTE DE UNIÃO
Solvente que torna possível a mistura de dois líquidos imiscíveis.
COVERING POWER PODER DE COBERTURA
Extensão até a qual um certo volume de tinta irá se espalhar sobre uma superfície em condições normais de espessura.
CRACK FENDA
Defeito na tecelagem de pano sob a forma de ausência de um ou mais fios, no sentido transversal do pano.
CRADLE ARMAÇÃO DE MADEIRA COM FOICE
Termo utilizado para uma estrutura de madeira afixada no lado posterior de uma tela de pintura para preveni-la de um arqueamento devido a mudanças de umidade. É constituída de pequenas faixas de madeira com fendas e é afixada com cola à parte posterior da tela paralelamente à sua estrutura.
CRAWLING DEFEITO DE ENVERNIZAMENTO
Quando o verniz não se espalha livre e facilmente sobre a superfície que está sendo envernizada.
CRAZE DEFEITO
Rachaduras que não obedecem a desenhos predeterminados.
CREEP DEFORMAÇÃO
Extensão gradual que ocorre em um metal depois de ter sido submetido a uma força de distensão por um espaço de tempo relativamente longo.
CREOSOTE CREOSOTO
Substância líquida, incolor de cheiro forte e muito cáustica, extraída do alcatrão por processos de destilação; utilizado para conservar substâncias orgânicas.
CRIZZLE IMPERFEIÇÃO
Imperfeição na superfície do vidro sob a forma de grande quantidade de rachaduras finas.
CROCK LOUÇA DE BARRO
Artefatos de barro destinados especialmente à mesa.
CRYPTOCRYSTALLINE CRIPTOCRISTALINO
Cristalinos muito pequenos.
CRYSTAL CRISTAL
Matéria na qual os átomos ou moléculas agregam-se regularmente por meio de forças de afinidade molecular; sólido com uma estrutura interna definida e uma forma externa definida por várias faces planas simetricamente dispostas.
CRYSTALLINE CRISTALINO
Pertencente, relativo a, ou que é feito de cristal, que tem as qualidades do cristal, que é semelhante a ele, transparente, translúcido, claro.
CUPRITE CUPRITA
Minério de cobre; óxido natural de cobre.
CUSTOM BUILT SET CUSTOM BUILT SET
Conjunto feito sob medida para ser ajustado especialmente para uma determinada situação.
CALLIGRAPHIC PAINTING PINTURA CALIGRÁFICA
Modalidade de arte moderna geralmente abstrata, surgida na década de 1940 que valoriza a semelhança das pinceladas com a caligrafia oriental.
CANVAS TELA
Suporte de uma pintura que é feito de tecido, o qual pode ser de algodão, cânhamo ou linho, esticado sobre um chassis. Por extensão, a palavra passou a denominar a própria pintura feita sobre este suporte.
CARICATURE CARICATURA
Representação exagerada dos traços ou características de uma ou várias pessoas para produzir um efeito cômico ou crítico a seu respeito ou de fatos em que estejam envolvidas. Desenvolve-se como forma artística própria a partir do século XVIII.
CATENARY CURVE CURVA CATENÁRIA
Curva plana cuja forma é a que assume um fio homogêneo, de espessura desprezível, perfeitamente flexível e inextensível, quando suspenso por seus dois extremos e sob a ação única do próprio peso; lugar geométrico plano do foco de uma parábola que rola, sem deslizar, ao longo de uma reta do seu plano.
CERULEAN CERÚLEO
Azul claro, transparente, da cor do céu.
CHIARO-SCURO CLARO-ESCURO
Em pintura é o contraste equilibrado de luzes e sombras que servem para dar relevo às formas e criar um efeito de espaço e de profundidade na composição.
CHINESE INK NANQUIM
Tinta preta usada em desenho, disponível em forma líquida ou em bastão. Sua composição tradicional é o pigmento negro-de-fumo com um aglutinante pegajoso líquido, mas há várias fórmulas contendo ingredientes diferentes.
CHROMATIC COLORS CORES CROMÁTICAS
Denominação que abrange todas as cores que fazem parte do espectro solar, à exceção de preto, branco e cinza.
CHROME GREEN AZEBRE
Pigmento cinza-azulado, hoje obsoleto, formado pela ação do ácido acético sobre o cobre, também chamado verdete de cobre.
CLASHING COLORS INIMIGAS
Diz-se das cores que produzem um tom duro e desagradável quando justapostas.
CLASSIC CLÁSSICO
1. Designação que, em um sentido estrito, abarca apenas a arte grega e romana da Antigüidade, especialmente os séculos V e IV a.C., período áureo da arte grega. 2. Em um sentido mais amplo, aplica-se a obras mais recentes que contenham as qualidades de harmonia, simetria e equilíbrio daquelas, tomadas como modelo. 3. Descrição aplicável, ainda, a uma fase em que um dado estilo está em seu apogeu.
COLOPHONY COLOFÔNIA
Resina natural que é o resíduo da destilação da terebintina, não sendo adequada como ingrediente de aglutinantes ou de vernizes para pintura, mas que serve para gravuras a água-forte.
COLOR COR
Diz-se da sensação visual produzida no espectador pelos raios luminosos refletidos ou refratados pelos corpos e que independe das suas formas. As cores são classificadas tradicionalmente em primárias ou básicas (vermelho, amarelo e azul), secundárias (quando resultantes da adição de duas primárias) e terciárias (se provenientes da mistura de uma primária com outra secundária).
COLORED GRAY CINZA COLORIDO
Denominação de um cinza obtido pela mistura de cores complementares, tal como vermelho com verde, azul com laranja e amarelo com violeta. Na verdade, pelos padrões convencionais, não se trata de um cinza, dado o comportamento dos pigmentos relativamente impuros quando mesclados, resultando em uma gama de cinzas esverdeados, cores de malva e marrons baços.
COLORED GROUND IMPRIMIDURA
Fina camada de tinta aplicada sobre o fundo branco da tela ou de outro suporte antes da execução de uma pintura, o que, além de torná-lo menos absorvente, estabelece um meio-tom, seja quente – vermelho, marrom – ou frio – azul, verde – contra o qual uma gama completa de tons claros e escuros pode ser desenvolvida.
COLORIST COLORISTA
Termo empregado para os artistas que têm particular habilidade na aplicação das cores e na manipulação de seus efeitos em suas composições.
COLOR WHEEL CÍRCULO CROMÁTICO
Denominação de um diagrama utilizado para apresentar as relações entre as cores primárias e as cores secundárias e as outras cores ou tons resultantes de suas misturas, de forma a demonstrar seu relacionamento seqüencial.
COLUMN COLUNA
Suporte vertical de seção circular ou poligonal, composto geralmente de base, fuste e capitel, às vezes usado apenas com fins decorativos, podendo ser monolítico ou formado por várias peças em materiais diferentes, como madeira, pedra, tijolo, metal.
COMMISSION COMISSIONAR
Encomendar um trabalho artístico.
COMPLEMENTARY COLOR COR COMPLEMENTAR
Ver ACCIDENTAL COLOR.
COMPOSITION COMPOSIÇÃO
Organização dos diferentes elementos da estrutura global de uma obra de arte, com vista a um resultado integrado e harmônico. Na pintura, a composição refere-se tanto à distribuição de linhas, massas de luz e sombra e de cores para formar uma imagem coerente, como ao arranjo do tema dentro do quadro.
CONCEPTUAL ART ARTE CONCEITUAL
Tendência contemporânea das décadas de 1960, 70 e 80, que defende a tese de que o importante numa obra de arte é a idéia e não a obra em si; desta forma, ela não necessita ser concretizada, bastando que se aprecie a exposição de suas propostas de base, o que pode ser feito por meio de texto, notas, filmes, vídeos, gráficos etc.
CONCEPTUAL COLOR COR CONCEITUAL
Diz-se da cor usada em pintura figurativa que é simbólica ou expressiva, em vez de ser realista.
CONTOUR CONTORNO
Em desenho, pintura ou gravura, o limite a partir do qual uma forma adquire separação do fundo ou campo que a rodeia. A área marcada pelo contorno, expresso como uma linha em torno dela, na realidade descreve mais do que o simples formato de um objeto, podendo dar também indicações a respeito de seu volume, realces e textura. Na técnica da pintura, o contorno pode ser obtido sublinhando-o com traços que delimitem rigorosamente a cor, o contorno nítido, ou deixando a mancha daquela, através de tonalidades graduadas, sugerir a fronteira de modo difuso, o contorno impreciso. Conforme um pintor cuida mais do grafismo do contorno ou da mancha cromática, é classificado como pintor de traço ou pintor de mancha.
CONTRAST CONTRASTE
Oposição intencional de massas, cores, claro-escuro, que faz ressaltar os diversos valores plásticos de uma obra.
COOL COLOR COR FRIA
Cor situada no setor do espectro correspondente às longitudes de onda mínimas, próximas ao ultravioleta,; cor que absorve luz, como o azul, o verde, o violeta. Em pintura, uma cor fria sugere profundidade.
COPY CÓPIA
Reprodução de uma obra de arte feita por encomenda ou como estudo e sem intenção de falsificação, geralmente em escala diferente do original.
COUNTERBALANCE CONTRAPOSIÇÃO
Variação das linhas, das atitudes das figuras ou da luz em uma pintura, baixo-relevo ou ornato mantendo um equilíbrio.
CREAM CREME
Amarelo-claro, da cor do creme.
CREATION INVENÇÃO
Diz-se da composição original de um artista.
CRIMSON CARMIM
Cor de púrpura (vermelho escuro).
CRITIC CRÍTICO
Pessoa que pratica a crítica.
CUBISM CUBISMO
Movimento artístico surgido no final da primeira década do século XX como uma reação ao impressionismo e à sua concepção intelectual de forma e cor; buscava a representação simultânea de todas as formas do objeto no espaço, abandonando a perspectiva convencional.