24 de setembro de 2009

B

BALSAM              BÁLSAMO

Termo geral para designar o exudato de árvores da ordem Coniferae; seu fluxo é abundante de pequenas incisões, com exceção do bálsamo lariço e para isso o coração da árvore é perfurado. A composição do bálsamo varia de acordo com o habitat da árvore; os que contém uma quantidade maior de óleos essenciais provém de árvores cultivadas em terrenos arenosos próximos do mar. É um semi-líquido macio constituído  de terpenos associados a corpos de caráter resinoso. Por meio da destilação são obtidos terebintina e o resíduo colofônia. Os bálsamos mais utilizados em vernizes ou como aglutinantes são Terebintina Venice, Terebintina Strasbourg, Bálsamo Canadá e Balsamo Copaíba, os bálsamos deslizam facilmente sobre uma superfície e dão uma qualidade lustrosa e agradável quando aplicados pela primeira vez. Porém, a não ser que uma resina mais dura seja misturada a eles, eles deterioram facilmente. 

BASE     BASE

 Componente que libera íons em solução aquosa, reage com um ácido para formar sal e água. 

BASKETRY HAT CHAPÉU TRANÇADO

 Chapéu confeccionado a partir de fibras tramadas ou entrelaçadas. 

BENZOIN             BENJOIM

 Substância escura resinosa obtida de árvores (Styrax Benzoin e outras espécies) provenientes da Sumatra. O Benjoim siamês possui um odor característico proveniente da porcentagem de vanilina presente. E comumente usado como plastificador para vernizes. 

BINARY COMPOUND     COMPONENTE BINÁRIO

 Componente constituído por somente dois elementos. 

BINDER                AGLOMERANTE

Material fibroso que aumenta o poder de coesão do estuque, gesso, etc, enquanto em estado plástico. Qualquer material que possui a propriedade de ligas; outros materiais e quando misturado com a água adquire plasticidade, endurecendo com o tempo. Pode ser aéreo que endurece na presença do ar, como a cal. 

BIREFRACTING                 BIRREFRAÇÃO

 Refração dupla, característica de cristais anisotrópicos transparentes. 

BIREFRINGENCE              BIRREFRINGÊNCIA

 A força de uma refração dupla de um material. 

BISTRE BISTRE

 Tinta formada pela dissolução de ferrugem ou fuligem em água. 

BITUMEN WAXES            CERAS DE BETUMEN

 Formadas pela união de ceras vegetais e minerais. Neste      aspecto assemelham-se à lignita e turfa, substâncias de  origem que são corpos intermediários entre vegetais e minerais no caráter. 

BLAKEN               ENEGRECER

 Tingir de preto, pintar algo de negro, fazer com que qualquer material adquira a cor preta. 

BLANCH               BRANQUEAR

 Tornar branco, pálida e nevoenta aplicada sobre uma película de verniz ou tinta, também utilizado para definir a aparência leitosa e de irregular distribuição que surge em camadas antigas quando estas foram colocadas em contato com um solvente que se evapora em seguida. 

BLANK MOLD    BLANK MOLD

 Forma de metal que dá a primeira forma do vidro na confecção de objetos ocos. 

BLEEDING           BLEEDING

 Propriedade de uma cor em uma película de tinta seca de se difundir e se espalhar partindo da camada em que foi aplicada indo em direção a outras camadas de tintas e vernizes. 

BLISTERING        FORMAÇÃO DE BOLHAS

 Diz-se de defeito de envernizamento, sob a forma de pontos na superfície  envernizada, causados pela presença de partículas de graxa ou pelo calor, ou ainda, pela exposição direta à luz solar, durante o processo de secagem. 

BLOACH               IMPERFEIÇÃO

 Imperfeição na superfície de vidro plano, causado por polimento imperfeito. 

BLOCK MOLD    MOLDE EM BLOCO

 Molde de uma só peça, para a fabricação de objetos de vidro, como por exemplo, painéis de vidro. 

BLOOM                BLOOM

 Diz-se de defeito de superfície envernizada, sob a forma de opalescência do verniz, causada pelo contato com a umidade antes de completamente seca. Se houver presença de amônio na atmosfera, a alteração será química e poderá ser permanente. 

BLOTTING           BORRÃO

 Ação de borrar com tinta; ação de manchar. Processo em que um objeto, como por exemplo, um tecido ou uma    folha de papel são manchados com tinta. 

BLOWN                BLOWN

 Objeto oco de vidro formado por meio de ar sob pressão. 

BLOWN OIL        BLOWN OIL

 Óleo de lenhaça aquecido e depois oxidado por uma corrente de ar quente ou fria, usado no preparo de verniz  e de resina. 

BLUSH BLUSH

 Aparência esbranquiçada ou turvação às vezes desenvolvidas em vernizes ou películas de vernizes quase imediatamente após serem aplicados. 

BOILED OIL         ÓLEO FERVIDO

 Óleo de linhaça ou outro óleo secante que foi aquecido com a adição de chumbo, manganês ou óxidos de cobalto ou outros componentes secativos adequados desses elementos. Antigamente costumava-se aquecer o óleo de 260ºC a 290ºC, adicionar um óxido metálico e continuar aquecendo-o por algumas horas até a obtenção de uma solução homogênea. No método moderno, utiliza-se temperaturas mais baixas (de 130ºC a 190ºC) e emprega-se secantes solúveis como por exemplo linoleatos. Óleos fervidos têm a propriedade de absorver oxigênio do ar com uma rapidez muito maior que o óleo de linhaça em estado natural e conseqüentemente o tempo necessário para a formação de uma crosta é bem menor. São muito utilizados para tintas, vernizes e esmaltes industriais. 

BOILING POINT                PONTO DE EBULIÇÃO

 Temperatura sob a qual um líquido passa para o estado gasoso. 

BONÉ BLACK      NEGRO ANIMAL

 É produzido através do chamuscamento de ossos de animais em frascos de laboratório fechados. Tem uma coloração preta azulada e é muito macio, sem rugosidade em sua textura. Contém aproximadamente 10% de carbono, 84% de fosfato de cálcio e 6% de carbonato de cálcio. Suas partículas são mais espessas e mais irregulares em forma e tamanho quando comparadas as do negro-de-fumo. 

BONÉ GLUE        COLA DE OSSOS

Gelatina impura preparada a partir de ossos. Utilizada normalmente para unir objetos. 

BRAZIL WOOD PAU-BRASIL

 Corante natural vermelho da madeira Caesalpinia braziliensis. Já era conhecido como “brazil” séculos antes da descoberta do país, Brasil. O interior da madeira possui uma leve coloração amarela mas torna-se vermelho escuro rapidamente ao ser exposto. O extrato do pau-brasil é obtido por meio da fervura de finas lascas de madeira com água e por meio da concentração do licor a vácuo. O pigmento pau-brasil é preparado com diferentes mordentes e varia em cores, do cereja forte ao vermelho escuro e são vendidos sob nomes variados. É insolúvel em água e em álcool mas são particularmente solúveis em álcalis, dando-lhe uma coloração vermelho amarronzada. 

BRUSH SETTING               REGULAÇÃO DA ESCOVA

 Ação de ajustar ou de regular uma escova para um determinado trabalho. 

BRUSH VARNISH             VERNIZ DE PINCEL

 Verniz bastante fluído aplicado com pincel. Em geral é usado como uma camada de proteção contra o ar e a umidade na superfície de madeira. 

BACKGROUND FUNDO

1. Em uma composição pictórica, o último plano, de cor uniforme, representando interiores ou paisagem. 2. Diz-se de toda e qualquer superfície preparada para receber uma pintura ou ornato. 

BACKWARD       LEGENDA RETRÓGRADA

Diz-se daquela que é escrita em sentido contrário ao normal. 

BADGER BLENDER           PINCEL DE ESBATIMENTO

Tipo de pincel largo, que é próprio para misturar e espalhar as tintas sobre o suporte, mas não é adequado para a aplicação delas. 

BAROQUE           BARROCO

Denominação de período artístico que prevaleceu do fim do século XVI ao fim do século XVIII, caracterizado pelo exagero dos adornos. 

BINDER                AGLUTINANTE

Substância que entra na composição das tintas com a função de ligar e fixar as partículas de pigmento de forma que se possa usar para pintar. O aglutinante serve também para que a tinta, ao secar, adira à base. Nas pinturas a óleo, o mais comum é o de linhaça, nas aquarelas e guaches, a goma arábica, já na têmpera é muito empregada à gema de ovo. 

BLACKISH            ENEGRECIDO

Que se tornou negro, escurecido. Em pintura, quando se acrescenta preto, se enegrece, a determinado matiz, este se torna mais escuro, e essas gradações são chamadas escalas tonais. 

BLANCHING       CONDENSAÇÃO

Diz-se da formação de um véu opaco na superfície de uma pintura, que se deve à penetração de umidade no verniz, dando um efeito cinza embaciado ou azul esbranquiçado. 

BLENDED             MESCLA

Mistura de tintas que o pintor geralmente faz na paleta para conseguir a cor que pretende. 

BLOOM                OPALESCÊNCIA

Ver BLANCHING. 

BOARD TÁBUA

Designação de pintura feita sobre suporte de madeira. 

BORDER               TARJA

Denominação de uma moldura desenhada, pintada ou esculpida, sobreposta a um membro arquitetônico para cercar uma área com uma inscrição, um escudo de armas etc. 

BRIGHT                BRILHANTE

Diz-se do efeito geral ou de trechos de uma pintura, em que há reflexos vivos, variados e luminosos. 

BRIGHT RED       VERMELHÃO

Pigmento vermelho vivo que é uma forma de sulfureto de mercúrio produzido artificialmente, freqüentemente usado em aquarela em camadas leves para se ver o papel do fundo. 

BRILLIANCE        BRILHO

Diz-se da tonalidade brilhante e da riqueza das cores de certas partes de uma pintura. 

BROAD MANNER            MANEIRA GROSSA

Estilo de gravura do Renascimento italiano, pelo qual a imagem é realizada em uma combinação de linhas largas, que dão um efeito de negrito. 

BROKEN COLOR               COR ÓTICA

Cor aplicada em pequenas pinceladas de diferentes tons, que se misturam nos olhos do espectador, procedimento largamente utilizado na pintura pontilista. 

BROWN COAT                  ARRÍCIO

Segunda camada de revestimento na preparação de um afresco, que é aplicada três dias antes do início da pintura. 

BROWN SAUCE                SAUCE

Palavra de uso corrente na França do século XIX, para indicar a cor fluida e diluída que se aplicava no ébauche e que era normalmente uma mescla transparente, pardo-avermelhada, à qual se agregava terebintina e, às vezes, um óleo secante. Na segunda metade do século, sauce passou a ser usada depreciativamente, para referir-se a quadros dominados pelos marrons escuros, que pareciam pintados com molho. 

BRUSH  PINCEL

Instrumento construído por um tufo de pelos ou cerdas presos a um cabo que serve para pintar ou para desenhar com tintas. 

BRUSH DRAWING           DESENHO A PINCEL

Técnica de desenhar de maneira total ou principalmente com o uso do pincel.

BRUSH STROKES              PINCELAR

Pintar com pequenos toques de pincel. 

BRUSHWORK    PINCEL

1. Diz-se da maneira peculiar de cada pintor. 2. Metaforicamente, referência a um pintor.

Telma Luize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram