23 de setembro de 2009

A

ACCRETION LAYER          ACCRETION LAYER

Camada não-original e deteriorada que se acumula em uma superfície. É muito comum em quadros, no passar dos anos quando uma camada de sujeira e/ou sais se acumula sobre a tela. 

ACETYLENE         ACETILENO

Gás formado pela ação da água sobre o carboneto de cálcio. Queima com chama branca e é um gás explosivo, empregado na iluminação e em maçarico para solda. 

ACICULAR           ACICULADO

Que tem forma de agulha. Pode-se tratar de uma escultura ou então os próprios pinheiros de Araucária cuja madeira é utilizada na produção de móveis ou na restauração dos mesmos.

ACID-PROOF PAINT       TINTA ANTI-ÁCIDO

Tinta à prova de ácidos. Tinta que mesmo exposta a ácidos não sofre nenhuma alteração em sua estrutura. 

ACRYLIC PAINTING         TINTA ACRÍLICA

Tinta látex de base acrílica. É mais resistente que a tinta plástica e por isso mais indicada ao uso externo. Apesar de seu maior custo é também muito empregada na pintura interna de paredes. 

ADZ       ENXÓ

Instrumento composto de uma chapa cortante pregada a um cabo curto. Serve para desbastar a madeira e para retirar todo o tipo de ressaltos sobre ela, tornando-a bem lisa. Apesar de sua forma simples é de difícil manejo. 

ALIZARIN            ALIZARINA

Matéria corante, vermelha, extraída da raiz da ruiva ou garança. Foi a primeira matéria corante natural a ser produzida sinteticamente e tons diferentes de vermelho podem ser obtidos por meio de bases variadas. A matéria sintética é mais resistente à ação da luz e a alizarina está entre os pigmentos vermelhos mais resistentes à luz. Entretanto, sob a luz ultravioleta a alizarina sintética não produz uma fluorência forte característica da natural e pode não ser permanente quando misturada a outras cores como ocre, siena e umber. 

ALKYD RESINS   RESINAS ÁCIDO-ALCOÓLICAS

São obtidas por meio da eliminação da água de álcool poliédrico (glicol e glicerol) podem ser preparadas a partir de vários ingredientes levando-os a terem propriedades que diferem muito umas das outras. Combinados com óleo secantes, são atualmente muito utilizados pela indústria na preparação de tintas, esmaltes e vernizes que além de serem duráveis e flexíveis, não amarelam. Na pintura industrial são as mais importantes das resinas sintéticas e a incorporação das resinas ácido-alcoólicas a revestimentos de nitrato de celulose e éster de celulose ajudaram a reduzir algumas das desvantagens que os últimos ofereciam. 

ALUM STONE    PEDRA UME

Material formado por sulfato duplo de alumínio e potássio usado em certos tipos de pintura, principalmente a pintura de cal, para aumentar sua aderência. 

ALUMINUM HYDRATE HIDRATO DE ALUMÍNIO

É um material branco, leve preparado por meio do tratamento de uma solução de sulfato de alumínio com um álcali como por exemplo o carbonato de sódio. O hidróxido de alumínio gelatinoso, por absorver as matérias corantes com facilidade, pode ser usado diretamente na forma de polpa, como base para a preparação de pigmentos carmesim transparentes ou pode ser seco até se obter um pó branco muito leve. É muito utilizado como enchimento. Devido à sua baixa densidade e baixo índice de refração possui uma carência no poder de cobertura dando transparência às cores. Por possuir uma alta absorção oleosa tende a intensificar o amarelamento nas pinturas. Seu excesso leva à uma consistência elástica em tintas em pasta preparadas e devido a sua pouca forma e propriedades óticas características é difícil de ser identificada em películas de tinta. 

AMMONIA         AMÔNIA

Gás incolor muito solúvel em água e álcool. Devido à sua alcalinidade neutraliza ácidos e forma sais de amônio. É utilizado em pinturas para retirar materiais gordurosos porque a presença do gás em uma mistura de água e solventes orgânicos faz com que aja rapidamente sobre eles. 

AMORPHOUS   AMORFO

Termo aplicado a materiais que aparentemente não possuem forma cristalina, materiais sem forma definidas. 

AMPHOTERIC    ANFÓTERO

Óxido que pode desempenhar, segundo o caso, o papel de base ou de anidrido de cálcio. 

AMYL ACETATE                ACETATO DE AMILO

Resíduo obtido da retificação do álcool. Um produto mais uniforme é elaborado sinteticamente. Trata-se de um líquido claro e com um odor penetrante (daí seu nome popular de óleo de banana) É um bom solvente para resinas e miscível com óleo de linhaça sendo que com a água só se mistura levemente. 

ANIMAL WAXES              CERAS ANIMAIS

São obtidas de fontes variadas e têm pouco em comum, a não ser a ausência de glicerídeos. Pequenos depósitos podem ser encontrados em muitas partes de animais e estão também presentes nas células dos tecidos. Ao contrário do que ocorre nas ceras vegetais, não há uma grande quantidade de hidrocarbonetos presente; entre os álcoois estão o colesterol e substâncias coligadas que substituem o fitosterol das plantas. 

ANODIZATED ALUMINIUM        ALUMÍNIO ANODIZADO

Alumínio obtido por processos especiais que aumentam sua resistência à corrosão. Usualmente é encontrado nas cores natural, preta, bronze ou vinho. O processo que torna o alumínio anodizado é chamado anodização. 

ATOM   ÁTOMO

Menor subdivisão de um elemento químico que permanece inalterado em reações químicas. É um elemento muito importante no processo de restaurações de um objeto. Por meio da análise dos átomos de uma substância, por exemplo, um pigmento, pode-se identificar os elementos químicos presentes, o que é essencial quando se necessita obter essa mesma substância presente em um objeto que irá ser restaurado. A presença do átomo de cobre é identificadora, por exemplo, do pigmento natural zurita. 

ATOMIC WEIGHT            MASSA ATÔMICA

Número que indica a massa relativa de um elemento quando comparado ao oxigênio ou hidrogênio. Essa massa é particular a cada substância auxiliando assim no processo de reconhecimento das mesmas. Em um frasco de um pigmento, por exemplo, a massa atômica está indicada no rótulo e por meio de sua análise poderemos também determinar se esse pigmento penetrará em maior ou menor quantidade na superfície sobre o qual é aplicada. 

AUTOXIDATION               AUTO-OXIDAÇÃO

Tipo complexo de oxidação lenta sob temperaturas comuns. 

AZURITE              AZURITA

Pigmento natural azul derivado do mineral azurita, um carbonato de cobre básico. Ocorre em várias partes do mundo e é geralmente associado com a malaquita, um carbonato de cobre básico verde. É cristalino e de uma refração e birefração alta e completa. Para ser usado como pigmento é moído de forma não muito fina pois isso poderia torná-lo opaco e com uma capacidade de tingimento reduzida. 

ABSTRACTION  ABSTRAÇÃO

Em geral, entende-se como abstração toda atitude geral que se afasta ou prescinde do mundo objetivo e de seus múltiplos aspectos. Refere-se, por extensão, no que tange à obra de arte e ao processo de criação, suas motivações e origens, a toda forma de expressão que se afasta da imagem figurativa. 

ABSTRACT ART ARTE ABSTRATA

Nome genérico aplicado à obra plástica que se vale exclusivamente dos elementos puros: formas, linhas, cores, despojados de toda imagem figurativa; uma arte não objetiva e independente do mundo externo. 

ABSTRACT PAINTING    ABSTRACIONISMO

Princípios ou ideais da arte abstrata. 

ACCENT               ACENTUAR

Chamar atenção para um detalhe, pôr em evidência os claros, um plano, uma mancha cromática etc. 

ACCIDENTAL COLOR      COR COMPLEMENTAR

Denominação das cores que se encontram em posições opostas no círculo cromático: vermelho e verde, amarelo e violeta, azul e laranja, as quais, se mescladas na proporção correta, produzem cinza, e, quando colocadas uma junto à outra, se realçam mutuamente e parecem oscilar quando os olhos tentam diferenciá-las. 

ACHROMATIC COLOR    ACROMÁTICO

Diz-se do que é incolor, carente de cor. Refere-se ao preto, ao branco e ao cinza, que só têm possibilidade de clarear ou escurecer uma cor, mas não mudam sua natureza. 

ADHERENCE       ADERÊNCIA

Qualidade de uma tinta de unir-se a um suporte, formando uma superfície estável e permanente.

AESTHETIC          ESTÉTICA

Ciência que, com base em critérios visuais, morais e sociais, se ocupa da teoria do belo e da apreciação da beleza, incluindo a avaliação das obras de arte. 

AIRY      ALAMBICADO

Pintura muito afetada, rebuscada. 

ALLA PRIMA      MÉTODO DIRETO

Técnica de executar uma pintura em apenas uma sessão, sem correções, hesitação ou recurso a estudos preparatórios. O termo referia-se originalmente à pintura a óleo, quando as cores eram aplicadas com referências imediatas a seu efeito terminado, em contraste com o processo gradual de cores e tons que se modificam em sucessivas demãos. 

ALTER   DETURPAR

Diz-se dos retoques em obras de arte feitos por pessoas não habilitadas, que terminam por alterar e desfigurar o original. 

AMBIANCE         AMBIENTE

Designa-se com este termo a atmosfera em que estão dispostas as figuras representadas em um quadro. Diz-se também da representação correta da perspectiva aérea. 

AMBIGUITY       AMBIGÜIDADE

Diz-se daquelas formas ou figuras cuja estrutura apresenta alternativamente distintos aspectos formais, que podem ser lidos sem que predomine definitivamente nenhum deles. 

ANALOGOUS COLORS   CORES ANÁLOGAS

Cores situadas muito perto ou em seqüência no círculo cromático e que são, por isso, relacionadas e harmônicas, como é o caso do azul e de uma série sucessiva de verdes azulados. 

ANGLE  ÂNGULO

Figura formada por duas semi-retas que partem do mesmo ponto. 

APEX     TOPO

Cimo, remate de uma peça artística. 

ARCHITECTURAL PAINTING        PINTURA ARQUITETÔNICA

Representação de construções como tema principal, que veio a tornar-se um gênero independente no século XVI. 

ARCHITECTURAL SETTING           ARQUITETURAS

Denominação da representação de elementos arquitetônicos nas artes plásticas. 

ART CRITICISM CRÍTICA DE ARTE

Análise da produção artística contemporânea com o objetivo de selecionar as correntes e artistas atuais que manifestam um real valor. A crítica de arte surgiu em meados do século XVIII, com os salons franceses, e distingue-se da História da Arte, que só analisa obras do passado. 

ARTISTRY            HABILIDADE ARTÍSTICA

Obra ou trabalho artístico; capacidade, vocação ou talento artístico. 

ASYMMETRY     ASSIMETRIA

É a rejeição dos preceitos formais de simetria e equilíbrio. Descrição de uma figura ou de uma composição que, presumindo-se um eixo central através dela, demonstra um arranjo que não está necessariamente fora de equilíbrio, mas este não depende da similaridade entre as partes componentes e suas posições relativas quanto à estrutura geral. 

ATMOSPHERE   AR, ATMOSFERA

Denominação do espaço em que estão as figuras num quadro. 

AXIS      EIXO

Linha vertical imaginária que passa através do centro de uma forma ou composição e em torno da qual os elementos são dispostos com um grau de equilíbrio ou de simetria.

Telma Luize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram