24 de junho de 2009

O que é Batik

HISTÓRICO

            Originária de Java, disseminou-se por todo o Oriente e enriquecida posteriormente por contribuições das diversas culturas - Indiana, Chinesa, Japonesa e Africana - que exerceu importante papel na cultura clássica Javanesa.

            Se dedicavam a esta arte as mulheres da aristocracia javanesa, que dispunham de tempo para desenhar e tingir suas vestes, o que exigia extrema habilidade manual.  Com o tempo, o batik deixou de ser privilégio da aristocracia, ganhando maior expansão.

A palavra batik vem do javanês ambatik- que significa escrever à mão em forma de desenho. 

CARACTERÍSTICAS GERAIS

            Hoje em dia emprega-se muito para peças de vestuário, em substitução, à seda ,o algodão, tanto pelo seu baixo custo como para evitar o brilho execivo da seda.

            O Batik representa para o artista um potencial criativo, no qual ele exploraum mundo de cores, formas e materiais. Descobre as propriedades das tinta, das ceras e dos tecidos empregados no trabalho.

            A característica  da técnica do batik é o tecido inteiramente saturado de tinta: várias camadas são superpostas, começando-se com um fundo branco ou bem claro até que se atinja um tom escuro. O desenho é feito com cera, formando linhas ou figuras, as quais, com o auxílio indispensável de pincéis e sucessiva aplicações de cera e tingimentos, copõem um desenho que surgirá no final do trabalho, quando a cera é removida. Para aplicação  da cera, cobrem-se certas partes do tecido com a cera quente derretida e ela se liga de tal forma à fazenda, que impede a penetração da tinta.

COMO FAZER UM BATIK

            Batik não é uma pintura sobre um pedaço de tecido; é tingir o próprio tecido com uma determinada figura ou padronagem. O método consiste em preparar algumas partes do tecido para que não recebam a tinta.

            O tom de fundo do tecido (normalmente seda ou linho) é branco ou pastel. Algumas áreas são cobertas com cera líquida quente, usando-se o tjanting, ou um pincél; a cera penetra no tecido e veda as partes por ela cobertas, impedindo a ação da tinta. O tecido é, então, mergulhado na tintura - sendo que a primeira cor é sempre a mais clara das que serão utilizadas. A seguir, as partes do tecido que deverão manter a primeira tonalidade, recebem uma camda de cera e o tecido é novamente mergulhado na tinta, desta vez em tom mais forte do que a primeira. O processo continua, progressivamente, até a aplicação da cor mais escura, o preto. Como as cores são sobrepostas, é conveniente seguir uma determinada escala de cores. Por exemplo, se aprimeira ttinta for vermelha e a segunda azul, lembre-se que o resultado final não será azul, porém violeta.

            Depois a última tintura, o tecido é posto a secar e colocado entre duas camadas de papel absorvente (como jornal velho) e a cera é retirada com o auxílio do ferro de passar. Após toda a cera ser retirada, o batik revelará o padrão ou o desenho que foi permanentemente gravado no tecido. Este é um momentode excitação e expectativa, pois nunca se pode ter certeza de haver alcançado uma separação perfeita de cores - e um bom resultado depende deste fator.

            A característica deste processo é dada pelas rachaduras que aparecem no desenho. A cera depois de fria é dura e quebradiça; acontece, portanto, que, durante o tingimento do tecido, ela vai rachando, permitindo que a tinta penetre por entre as fendas. O resultado é aquele aspecto de teia-de-aranha que confere ao batik um toque de classe e originalidade.

Telma Luize

2 comments on “O que é Batik”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram