29 de agosto de 2016

Quando os Justos Sofrem - A Mudança Começa em Mim

“Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem.” (Gênesis 50:20)

Em boa parte dos presídios vemos pessoas sofrendo pelo que fizeram e, via de regra, se declaram inocentes, culpando qualquer outro, tal como a sociedade, o governo, algum familiar ou alguma outra pessoa. Quando se paga a pena sendo culpado é uma coisa, mas sofrer sendo inocente é bem diferente.

Depois da rejeição, creio que sofrer injustamente seja a situação mais difícil para o ser humano suportar. No entanto, o princípio da cruz é exatamente este: o justo pagando pelos pecadores.

Basta olhar nossa sociedade e observar que é assim. Pagamos mais seguro porque alguém que seja imprudente causa prejuízos às corretoras, que então cobram mais de todos. Temos leis em relação à segurança, porque alguns cometem ilegalidades.

Como vivemos numa sociedade corrompida, precisamos que Deus intervenha e nos ajude a mudar a situação.

Certo sujeito, vou chamá-lo de João, foi levado à uma posição de liderança na sua empresa. Ao chegar nesta posição percebeu que os lideres anteriores haviam feito coisas erradas e até ilícitas. João ficou muito chateado com isso, pois agora estava pagando o preço pelo que outros fizeram, além de toda a preocupação que estava sentindo.

Certo dia indo ao trabalho, entrou em oração enquanto dirigia. Sua oração era de lamúria pelos acontecimentos e reclamando com Deus porque a culpa dos outros tinha que recair sobre ele.

Subitamente o Espírito Santo tocou em seu coração e ele teve uma visão da cruz em que Cristo morrera. Só então percebeu que um justo havia morrido pelos pecadores.

Deu-se conta de que toda rejeição, amargura, desgraça, desigualdade, podridão, ruindade e rebeldia humanas recaíram sobre Jesus.

Só então pode entender que não devia julgar e nem atribuir culpa àquelas pessoas, mas perdoá-las e amá-las. Foi assim que a humildade tomou o lugar do orgulho, a submissão substituiu o senso de rebeldia e o amor tomou o lugar do medo.

Da mesma forma ocorre quando assumimos para nós os pecados de outros. Isto é muito comum em família, quando alguém faz algo pelo qual somos julgados ou que tenhamos que carregar todo o peso. Quanta gente anda com seus corações carregados de mágoas pelo que receberam dos seus pais, pagando pelos erros de outros.

Quando entendemos, pelo Espírito Santo, que precisamos perdoar e liberar essas ofensas é que seremos verdadeiramente livres.

Quantos estão pagando pelos erros dos outros, embora não sejam culpados. Isso pode acontecer. Foi para isto que Cristo veio ao mundo. Ele abriu o caminho para que eu e você possamos perdoar os pecados alheios e nos libertar deles.

José fez menção a isto quando disse o texto citado logo acima, do qual grifo Porém Deus.

Estas duas palavras se transformam num marco e ponto decisivo na história de todo ser humano. Deus pode transformar qualquer situação que estejamos passando, seja perseguição, uma forte luta ou um sofrimento injusto. Para tudo há uma solução - a Cruz.

A situação que nosso País passa hoje leva muitos a sentirem que estão sofrendo injustamente, porque um governo corrupto sugou todas as finanças gerando desemprego e desesperança.

Tudo na vida tem potencial de produzir algo bom ou ruim sobre nós. Quando um justo sofre pelo erro de outro visando o seu bem, isto é positivo. Por outro lado, ser inocente e sofrer de maneira negativa não é.

Somente Deus é capaz de transformar os aspectos negativos da nossa vida em positivos. José disse Porém Deus.

Coloque sua fé em Deus, na Sua Palavra e no Seu Poder e observe a transformação que Ele fará em sua vida, levando todo peso, tristeza e amargura embora, substituindo-os pela Sua abundante Paz.

PARA EXERCITAR

  • Tenho sofrido injustamente mas ajudando a outros?
  • O que posso fazer para entregar a Deus todo o peso que tenho sentido?

“Pai celestial, quero perdoar todas as pessoas que me fazem sofrer de maneira injusta. Entrego a Ti meus sentimentos e meu fardo para que o Senhor possa substituir pelo Teu amor e paz. Que a partir de hoje eu possa caminhar mais leve pela vida. Amém!“

Luis Luize

2 comments on “Quando os Justos Sofrem - A Mudança Começa em Mim”

  1. Esta mensagem "Quando os justos sofrem...", chegou numa hora boa. Hoje eu estava me sentindo triste por sempre sofrer injustamente. Ter ao meu lado pessoas que me sugam sempre e nunca agradecem, e nem se lembram que eu existo, quando eles estão bem ! Sei que Jesus tambem passou por isso e me entende. Eu perdoo todos estes me são injustos comigo e continuarei sendo benção na vida deles. Amem

  2. Lindíssima esta palavra.
    Que o nosso eterno Deus lhe vá dando sabedoria para ensinar aos outros quanto é necessária a humildade nas vidas de quem quer servir a Deus...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram