Esta série de 5 artigos são parte da minha monografia de especialização em Arte-Educação. Espero que seja útil para vocês. Abraços, Telma Luize
Hoje há uma carência de informações a respeito da utilização dos variados tipos de pinceis existentes. Isto significa que não se encontra publicações sobre este tema, restringindo-se aos trabalhos realizados pelas empresas fabricantes de pinceis.
Parece haver uma espécie de “movimento” no sentido de manter estas informações num circulo restrito de pessoas visando o comércio ou ainda o simples fato de que as informações são recentes e, portanto estão em difusão.
Há ainda aqueles que sequer sabem a respeito dos novos materiais e tipos de pinceis existentes, acreditamos que entre estes encontram-se os professores de arte. Estes acabam por não fazer uso de técnicas mais recentes que proporcionam maior eficiência durante o uso da ferramenta pincel.
Trabalho com arte e com educação a mais de vinte anos e possuo domínio dos mais diversos tipos de materiais e pinceis, principalmente por ter sido representante técnica de fabricantes de pincel e de tinta, tendo realizado inúmeros workshops e aulas sobre o tema.
A motivação deste trabalho é comprovar o acima exposto e proporcionar um maior nível de informação sobre o tema ao publico em geral.
Em pleno século XXI, com a globalização em andamento contínuo, o conhecer é fundamental; não importando o meio em que atuamos.
Voltando nosso olhar para a área artística, e concentrando nossa visão nos materiais usados para elaboração de uma pintura, percebemos a necessidade de conhecer o material a ser utilizado.
Nos primórdios da humanidade, sentiu-se a necessidade de registrar o cotidiano, como podemos ver nos registros rupestres. Como foram feitos? Imaginamos que o pincel usado foram as mãos e o pigmento extraído na natureza, registrando, portanto o dia do ser humano.
Esta é uma necessidade da raça humana deixar marcas, registros sempre pensando no futuro, prolongando ao máximo nossa existência.
Para isso criamos materiais que venham facilitar nossa atuação, uns usam os materiais modernos para elaboração e confecção dos seus trabalhos outros por sua vez, criam esses materiais cada vez mais modernos, facilitando assim a vida cotidiana dos interessados.
Sendo assim sentimos necessidade de falar sobre esse material, que é pouco lembrado após a execução de um excelente trabalho de pintura, que traz a realidade dos sonhos da imaginação e do que nossa visão acredita estar vendo, o Pincel.
O conceito de mero transportador de tinta mudou para uma nova realidade, onde encontramos instruções de uso e manual técnico, como também a qualidade do material de fabricação do mesmo.
Vamos caminhar pela história da arte e descobrir como são produzidos, do que são feitos e porque tem modelos e aparências diferentes.
Toda a pesquisa que está sendo feita vem de profissionais que com a vivência, tem deixado registros desse material, assim como fontes escritas.
Até o presente momento o olhar crítico para os pinceis passava sem muita importância, olhava-se a aptidão do artista e a qualidade das tintas. Já podemos introduzir às críticas a necessidade de um material apropriado para a execução de uma obra.
Observa-se que em todas as áreas de trabalho existem ferramentas adequadas para cada situação e utilização. Nunca se verá um escritor, por exemplo, utilizar uma chave-de-fenda para escrever, haja vista as dificuldades inerentes ao seu uso, assim como não atingirá o objetivo proposto.
A tecnologia facilita todo o processo de aprendizado, gerando resultados melhores em menos tempo.
Assim sendo, perguntamos:
É necessário conhecer-se os instrumentos adequados para cada técnica de pintura?
Observa-se também que os fabricantes de materiais artísticos têm produzido uma variedade de modelos muito grande, e neste caso citamos principalmente os pincéis. Cada fabricante possui um catalogo extenso e variado de modelos, com variações de cabo, virolas, pêlos, espessura e largura. Certamente cada tipo de pincel exigirá o conhecimento da sua utilização.
Perguntamo-nos então:
É importante conhecer a utilização dos diferentes pincéis no processo da pintura artística?
Desta forma, podemos então definir o tema como sendo:
A importância do conhecimento das técnicas de manuseio dos diferentes tipos de pincéis na pintura artística.
Como este artigo ficaria muito grande, vamos quebrá-lo em algumas partes que serão postadas na sequência, fique atento!