20 de fevereiro de 2011

Aplicando a Técnica do Craquele

O primeiro passo é escolher uma peça ou superfície em que irá aplicar a técnica. Neste caso, escolhemos um pequeno prato de cerâmica, mas você pode utilizar MDF ou vidro.

Limpe bem a peça retirando o pó, marcas e rugosidades. Para realizar a decoupagem escolhi um papel de arroz, conforme pode ver na foto, mas pode escolher o que mais lhe agradar. Existem guardanapos e papéis para decoupagem que também produzirão um excelente resultado.

Veja também:
Saiba Mais sobre Pintura
Conheça sobre Decoração
Pintando Batik
Mais Passo-a-Passo
Conheça sobre Artesanato
Artigos sobre Arte-Educação
Como Usar os Materiais de Artes e Pintura
Pintando margaridas usando a técnica da Pintura Gestual
Releitura das Orquídeas de Monet
Vídeo aula gratuita: releitura das orquídeas de Monet
Craquelê
Como aplicar Vidro Liquido no MDF
Como fazer um Batik
Iniciando uma pintura em tela
Outra Sugestão para a Mesa de Natal

Material para a decoupagem:

  1. Pincel de pelo. Utilizei o pincel Condor 446 no.14, sendo de pelo você pode utilizar de qualquer marca;
  2. Cola para decoupagem. Utilizei cola da Mural, mas existem muitos outros produtos para etsa finalidade, como: Acrilex, Decorfix e Gato Preto;
  3. Espátula de teflon. Utilizei a espátula Mural, outra opção é da Tok e Crie;
  4. A figura ecolhida, e
  5. A peça a ser utilizada.

Para aplicar, utilize o pincel para passar a cola e vai colando o papel em seguida, espalhe bem a cola para evitar acúmulos, pois poderá rasgar o papel.

Com a espátula vou retirando qualquer deformidade que possa haver no papel. Após isto aguarde secar.

Aqui vemos a peça de cerâmica já seca e com a decoupagem pronta.

Para realizar o craquele você precisa dos seguintes materiais:

  1. Um kit craquele composto de um verniz base e um craquelador. Você encontra no mercado diversas marcas, como: Corfix, Acrilex, Gato Preto, Daiara, Mural e outros. Os craqueladores podem ser  incolor ou colorido, conforme sua necessidade. Neste caso utilizei incolor;
  2. Um pincel de pelo, utillizei o mesmo da decoupagem, e
  3. A peça já com a decoupagem pronta.

Em seguida passe à aplicação do craquele. Utilizando o verniz base, aplique-o vagarosamente espalhando delicadamente por toda a superfície da cerâmica, mantendo a uniformidade, pois onde tiver mais verniz base o craquele ficará mais aberto. Onde tiver menos verniz base o craquele ficará miúdo.

Observa-se este comportamento do verniz base nas formas arredondadas, para que obtenha um craquele maior em formas arredondadas, você terá que aplicar de duas a três demãos do verniz base.

Para aplicar a segunda demão, você observa que o verniz base não está mais leitoso.

Assim que secar o verniz base, mais ou menos 1 a 2 horas, dependendo da temperatura e umidade ambiente, podendo chegar a 6h no inverno.

Então poderá aplicar o craquelador. Não pincele o craquelador senão ficará um craquele muito fino, é necessário ir depositando-o e esticando levemente com o pincel para evitar isto. Se deseja um craquele maior (aberto), pode iniciar a segunda demão imediatamente após a primeira.

Agora, aguarde secar o craquelador, o que deve demorar em média o mesmo tempo que levou para o verniz base secar.

Acaso ocorra de passar o tempo de aplicar o craquelador o trabalho será perdido, pois os componentes não reagirão apropriadamente.

Para finalizar o trabalho, você pode escolher um tom de 'pátina cêra' e aplicar com pincel de cerda e lustrar com um pano macio. A pátina irá se depositar nos espaços criados pelo craquele e dará o aspecto colorido na peça.

Abaixo você pode ver duas peças em que apliquei a técnica. Observe que utilizei uma pátina cêra azul numa peça e vermelha na outra peça.

Telma Luize

5 comments on “Aplicando a Técnica do Craquele”

  1. Bom dia , a minha dúvida é passei a primeira demão do verniz base e esperei secar por 40 minutos e passei a segunda demão, porém logo em seguida esqueci e passei o craquelador. o que pode acontecer perdir o meu trabalho?
    grata pela atenção. Telma Dantas.

  2. Dependendo da marca vc espera um tempo maior de secagem dos produtos e o resultado é satisfatório.

    Dependendo a base que é leitosa não vai clarear mas vai craquelar. E se for colorido vc vai ter um pouco mais de sucesso.

    Abraços,
    Telma Luize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram