6 de março de 2017

Restituição

E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27

Os seres humanos possuem uma capacidade incrível para vencer obstáculos e desafios. Temos vencido desafios e superado obstáculos em diversas áreas.

Na área da saúde já soubemos sobre transplante completo de face e já fala-se até em transplante de corpo. Na área de Transporte há o registro em 1920 de uma motocicleta que atingiu a marca de 166,704 km/h, que setenta anos depois foi quebrado por incríveis 514,44 km/h.

Na área dos Esportes as marcas estão sendo quebradas nas Olimpíadas e eventos esportivos sucessivamente. Quanto à Tecnologia, muito Há que se falar, pois a comunicação já é sem fronteiras através da internet. As ligações entre as pessoas estão a cada mais fáceis.

A verdade é que as pessoas se esforçam para serem melhores. Buscam soluções para seus problemas cotidianos. Sentem um desejo de não serem mais limitados pelo físico, expandindo sua atuação e forma de agir. Querem chegar a um outro patamar. Desejam a perfeição!

O fato é que isto já era assim no passado. Vamos examinar o que Deus planejou e como estamos agindo em relação a isto.

1. Deus criou o homem (Gen 1.27)

O homem original, criado por Deus era perfeito, pois Deus o criou à Sua imagem e semelhança, portanto, eram semelhança de Deus no caráter:

  • Deus é Santo, criou o homem santo.
  • Deus é Bom, criou o homem bom.
  • Deus é Justo, criou o homem justo.
  • Deus é Perfeito, criou o homem perfeito.

Podemos imaginar Adão como um homem muito belo, alto, talvez com a pele um pouco escura devido ao sol. Devia irradiar saúde e força, talvez com ombros largos e músculos pronunciados, muito varonil.

Então Deus criou Eva, a parceira ideal, devia ser um "estouro". Comparando para àqueles que gostam de carros, seria como um carro encomendado, último tipo, com todos os acessórios necessários e desejados. Veio plenamente equipada das mãos do mestre, e devia ser muito  linda.

Deus abençoou este casal e lhes pediu que cuidassem do Jardim, só não podiam comer do fruto da árvore proibida. Parece fácil, não é?

O que ocorreu com este homem perfeito?

Pecou e foi destituído de toda vida espiritual. Este homem se tornou independente.

Passou a ser dominado pelo seu corpo e alma, pois estes falaram mais alto do que o espírito.

[AR] Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias.
[NVI] Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo. Eclesiastes 7:29

O homem passou então a querer restituir sua vida à condição original. Mas isto desde o princípio foi dito por Deus de que não seria possível, pois somente Ele poderia prover a redenção deste ato e restituir o que o homem havia perdido.

Para restituir os homens utilizam sua alma. Algumas pessoas possuem uma alma forte e avançam, independente de tudo e de todos. Mas alguns possuem uma alma mais fraca, e desistem na caminhada, ou prostram-se pelo caminho.

2. Como tentamos restituir

É certo que temos dons naturais, alguns mais outros menos. Vemos alguns que vão muito bem e pensamos:

  • Foram dotados de excepcional capacidade natural e se sobressaem.
  1. Uns tentam aperfeiçoar seus dons e melhoram.
  2. Alguns desistem na caminhada porque pensam que não possuem dons naturais e se resignam a uma vida inferior àquilo que sempre desejaram.
LEIA TAMBÉM  O Ciclo Geracional da Benção

É certo que os mais perseverantes vencem.

Outros buscam desenvolver sua capacidade de inúmeras formas:

  1. Estudam até o máximo possível, buscando conhecer tudo e se saem muito bem.
  2. Outros o fazem pensando que assim poderão agir melhor, mas nunca agem.
  3. Outro tanto desiste de estudar, pois pensam que estudo não é para eles, preferem fazer a estudar.

É certo que aqueles que conseguem dosar estudo e ação se saem muito melhor.

Outros entendem que a solução é aprenderem a se comportar:

  1. Participam de todo tipo de seminário comportamental, aprendem tudo sobre o assunto para que possam agir de maneira correta, assertiva, e chegam lá.
  2. Alguns melhoram em algumas áreas e comportamentos, mas ficam subdesenvolvidos em outras.
  3. Outros se cansam, pois seu comportamento nunca atinge aquilo que almejam e também param pelo caminho, muitas vezes repletos de hábitos, atitudes e comportamentos indesejados ou mesmo reprováveis.

É certo que aqueles que se comportam de maneira adequada obtêm muito mais nesta vida.

Você já se perguntou por que algumas pessoas conseguem aperfeiçoar uma área da sua vida e outros não, por mais que tentem e se esforcem?

3. Por que alguns não se desenvolvem?

Percebemos que aqueles que conseguem se destacar parecem não ter problemas ou amarras – parecem ser livres. Outro tanto é livre apenas em algumas áreas da sua vida. Por outro lado, aqueles que não conseguem se desenvolver na vida – parece que estão presos.

Acredito que todos já tenham visto um elefante domesticado em algum circo ou em algum documentário da televisão. Lá está o maior herbívoro do planeta, forte o suficiente para derrubar e arrancar árvores. Está preso por uma fraca corrente a um pequeno toco mal enterrado, que poderia arrancar entre uma e outra balançada da tromba. Mas não faz nada. E por quê?

Como pode este animal tão forte, quietinho, preso a uma correntinha e a um toco?

O elefante é amarrado a um toco quando ainda é bem jovem. E não gosta disto nem um pouco, ele tenta se soltar, tenta arrancar o toco, mas não consegue. Quando livre, corre e faz tudo que deseja, e quando preso a corrente só resmunga.

Com o passar do tempo, algumas poucas semanas, acostuma-se à sua corrente e ao seu toco, e nem tenta mais soltar-se. Cresce e como não tem consciência de que sua força agora é imensa, não tenta por toda a vida soltar-se.

E morre, preso a sua corrente e ao seu toco - está condicionado - está preso.

Acabei de demonstrar uma prisão física, mas há prisões emocionais e mesmo espirituais, e muitas pessoas estão nelas. Quando você tem um sentimento sobre um fato e isto não sai da sua cabeça porque lhe marcou muito, você acaba se comportando de maneira semelhante em situações parecidas - está preso.

Algumas pessoas se parecem com este caso do elefante preso ao toco. Viviam no pecado e numa vida sem Deus, presos a verdadeiras correntes. Agora estão com Jesus – o Libertador. Mas continuam agindo com se estivessem presas.

LEIA TAMBÉM  IBNC NA TV - O Senhor Pelejara por Vós

Agora não estão mais em correntes de verdade, mas a pequenos tocos que devem ser retirados.

O homem atingiu esta condição de estar preso (amarrado ao toco) através do pecado. Só podemos restituir nossa vida àquilo que Deus planejou quando saímos do pecado e quebramos todos os jugos de sobre a nossa vida.

Quem deseja nos manter  presos o resto da vida é o maligno, que condicionou a muitos, mas Jesus te libertou!

As pessoas que estão assim, sentem-se amarrados e sem condições de prosseguir na sua caminhada. Não se desenvolvem em alguma área da sua vida.

Suas finanças nunca estão bem:

i.    Não conseguem pagar suas contas.
ii.    Não conseguem poupar para o futuro.
iii.    Quando tenta resolver a questão, logo cai em mais dívidas – está preso.

Na adoração a Deus:
i.    Não entrega os dízimos e ofertas.
ii.    E quando entrega o faz resmungando e como coração cheio de pesar.
iii.    Se mantêm a fidelidade é por pouco tempo, não persevera – está preso.

Na área emocional:
i.    Trai seu cônjuge por sentimentos a uma outra pessoa.
ii.    Se arrepende e depois volta à mesma prática.
iii.    Não consegue se libertar disto – está preso.

Nos votos matrimoniais:
i.    Traem seu cônjuge através de pornografia e ou outras tantas formas.
ii.    Consumam o ato, se arrependem e depois voltam à mesma prática – está preso.

Nunca é fiel, na verdade não consegue sequer entender o que isto significa – está preso.

Nos estudos:
i.    Não entende o que é explicado.
ii.    Não consegue entender o sentido e a razão das questões que dependem de raciocínio – está preso.

No Comportamento:
i.    Pensa que é a melhor pessoa do mundo, mas mantem os seus presos numa atmosfera de medo e terror constante.
ii.    Nada pode, tudo é proibido, tudo tem que ser do jeito dele ou dela.
iii.    Precisa controlar tudo à sua volta – está preso.

Estes sintomas todos e outros mais são sinais de quem está preso.

O que a Palavra nos fala sobre isto:

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta - Hebreus 12:1

A NVI usa o termo atrapalha. Como podemos deixar tudo que nos atrapalha para prosseguirmos? Como sermos restituídos à imagem e semelhança de Deus?

4. Como ser restituído (Heb 1:3)

O maligno surgiu questionando quem tem autoridade – quis se tornar independente e arrastou o homem nisto. O fato é que quando o homem comeu do fruto proibido, ele saiu de debaixo da autoridade de Deus.

Logo, autoridade é a chave.

O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; Hebreus 1:3

Podemos estar debaixo da autoridade de Deus numa área e fora dela em outra área – esta é a causa dos nossos males. Quando estivermos completamente restituídos, então estaremos completamente sob a autoridade de Jesus.

LEIA TAMBÉM  Faço como Vejo

Portanto, está sendo travada uma luta no reino espiritual para determinar quem tem autoridade sobre você!

Paulo – antes de reconhecer a autoridade matava cristãos, mas depois de se encontrar com Jesus, reconheceu Sua autoridade e mudou completamente.

Se há alguma área em nossa vida em que não estamos obtendo vitória é porque esta área não está debaixo da autoridade de Deus.

Precisamos deixar este embaraço ou atrapalho para continuarmos a caminhada de maneira vitoriosa.

Só quem pode fazer isto é Jesus. Ele conhece a nossa vida e pode nos retirar do lugar em que nos encontramos.

Isaías 61:1 O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
2 A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
3 A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.

Se a área em que você não progride é emocional, Ele diz: vou restaurar os contritos de coração, consolar os tristes.
Se você não mantém seus propósitos numa área, Ele diz: proclamo liberdade aos cativos.
Se você se sente preso e não consegue caminhar, crescer ou mesmo se desenvolver, Ele diz: abrirei a prisão e libertarei aos presos.

CONCLUSÃO

Lute contra o inimigo certo!

Num certo documentário foi falado sobre a participação feminina na II Guerra Mundial. Um dia houve um terrível engano. Um avião de transporte de combustível pilotado por uma mulher foi derrubado pelo próprio exército, que não a reconheceu. Isto foi tão ridículo e vergonhoso que encobriram o fato por 30 anos.

Talvez você estejam lutando contra as pessoas que ama pensando que são teus inimigos. Quem sabe você esteja lutando contra você mesmo.

Mas você precisa lutar contra o verdadeiro inimigo – aquele que deseja autoridade sobre você e te mantêm preso ao toco (elefante).

Deus quer levantar um povo totalmente Seu, plenamente restituído ao Seu plano original. A palavra diz que Jesus vai dar:

  • glória em vez de cinza,
  • óleo de gozo em vez de tristeza,
  • vestes de louvor em vez de espírito angustiado, e
  • Serão chamados árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.

Portanto, quem está preso deve clamar a Jesus – o Libertador. Deve se tornar dependente de Deus – não é uma opção, mas uma condição para a salvação.

Quem está livre deve se aperfeiçoar, pois nada o prende - Faça a obra do Senhor.

Agora que você foi liberto, você precisa mudar os teus hábitos:

  • Não deve mais agir da mesma maneira.
  • Você não precisa mais agir da mesma maneira.
  • Agora você tem domínio sobre teus atos.
  • Procure se reeducar nestas áreas em que foi liberto.

DIGA: eu sou uma nova criatura em Cristo Jesus!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram