A sociedade brasileira atual está carente de bons líderes. Basta abrirmos os jornais ou ouvirmos os noticiários para perceber que algo vai muito mal. A quantidade de líderes que perderam seus valores, corrompendo-se, é imensa; não se salva quase ninguém.
Enquanto isto, a maioria da população, nós, ou ficamos inertes ao que acontece ou então corrompe-se também e ainda justifica seus atos pelo comportamento coletivo.
Não é assim que deve ser e não é assim que a Palavra de Deus nos ensina.
Precisamos viver uma vida de excelência e para isto precisamos aprender com quem já trilhou este caminho. Na Palavra encontramos estas pessoas revestidas da Graça de Deus e que não se corromperam.
José foi uma delas.
Teve a coragem de não se deixar seduzir pela esposa de Potifar, o que o fez ficar preso por vários anos. Tenho convicção que muitos líderes hoje facilmente ficariam com a esposa de Potifar e ainda tomariam seus negócios. É o que temos escutado por todo lado.
Para sermos bem sucedidos precisamos do favor divino, da sabedoria e da coragem. José possuía estas três qualidades, que são obtidas no viver diário com Deus e através de uma vida reta e justa.
Deus deseja que sejamos prósperos e não que levemos uma vida de miséria, e isto não é um chavão ou uma palavra de incentivo barata.
Entretanto, nossa vida é guiada pela fé, e vivemos conforme nosso nível de fé. José mesmo na prisão manteve seu nível de fé nos sonhos dados por Deus a ele quando ainda era um menino. Durante muito tempo foi provado e testado para que desistisse da sua fé e de seus valores, mas teve a coragem de manter-se firme, sem importar o custo.
É por isso que muita gente não avança na sua vida. Deixam seus amigos e pessoas à sua volta influenciarem seus pensa,mentos e decisões, o que os impede de crescer na graça de Deus.
Estas pessoas são aquelas que não alcançaram um conhecimento mais profundo da verdade e sequer desfrutam da presença do Senhor nas suas vidas e acabam desanimando quem tem sede de Deus.
Se você atingiu um novo patamar na fé através das experiências que Deus lhe concedeu, não permita que quem não chegou a este ponto o impeça de crescer ainda mais. Não deixe que a incredulidade dos outros seja um obstáculo para a concretização dos seus sonhos.
Para vencer é preciso coragem. É preciso coragem para encarar a realidade e por isso muita gente usa de desculpas para não avançar e justifica-se pelos outros. É preciso coragem para reconhecer as nossas carências, e é por isto que muita gente diz “eu sou deste jeito mesmo” ou “eu já nasci assim”.
É preciso coragem para tomar decisões, pois junto delas vêm as conseqüências, que tanto podem ser boas como ruins. Se foram boas, parabéns, alcançou a sabedoria, se forem ruins, tanto melhor, aprenda com a situação e cresça um pouco mais para acertar na próxima.
É preciso coragem para mudar de vida e romper com o conformismo e a inércia que entorpecem a nossa alma. Saia do ligar comum, rompa com o conformismo, tome decisões, entenda a realidade dos fatos, aja no sentido de resolver a situação à sua frente.
Mas sobretudo, tenha coragem de não abrir mão de suas convicções, custe o que custar. José não abriu mão e isto lhe custou a liberdade, entretanto, depois foi alçado ao mais alto posto, abaixo apenas do faraó.
Tenha coragem de admitir que errou quando isto acontecer e vá em frente. Não faça como Adão, que procurou fugir da realidade de si mesmo e da responsabilidade de prestar contas de seus atos.
No passado Adão usou a mulher para se justificar, hoje, para fugirmos de algo usamos as ideologias, correntes de pensamento, inércia, desculpas, bebidas, drogas, suicídio e vários outros métodos.
O primeiro passo para amadurecermos e crescermos é reconhecer nosso erro, sendo também a solução de muitos dos nossos problemas. Tenha coragem e cresça!
PARA EXERCITAR
- Tenho sido influenciador ou tenho sido influenciado?
- O que posso fazer para liderar com justiça e equidade?
Assista os demais vídeos desta série, clique aqui!
Jesus nos ensinou a viver os valores e princípios recebidos do Pai e nós temos que ficar vigilantes para que não nos deviemos deles, assim como José. O cristão tem que ser influenciador e procurar liderar com justiça e equidade. Que Deus assim nos ajude.
Pastor Luis Antonio
Não está claro no texto, todavia é bem provável que a decisão de José de resistir à mulher de Potifar estava assentada no seu coração bem antes do convite. Eis uma boa dica para suportar os “n” convites do dia a dia que estão na contramão do evangelho.