“Não se dá palha a teus servos, e eles nos dizem: Fazei tijolos! E eis que teus servos são açoitados, mas a culpa é do teu próprio povo.” Êxodo 5:16 (AMPC)
Se você espera que sua equipe gere resultados do nada, talvez seja melhor anunciar vagas para mágicos. No mundo real, as pessoas precisam dos recursos necessários para gerar resultados. Esperar o contrário seria como administrar um campo de escravos.
Os egípcios, por exemplo, aumentaram as cotas de produção de seus escravos judeus, mesmo enquanto retiravam o fornecimento de matéria-prima básica para os tijolos que eles eram obrigados a produzir. É claro que eles não eram mágicos, e a produtividade sofreu. O mesmo acontecerá se você não fornecer o treinamento, as ferramentas e os recursos que sua equipe precisa para realizar o trabalho.
Até Deus não exige que vivamos piedosamente sem antes fornecer os meios para isso.
“Porque o seu divino poder nos concedeu tudo o que diz respeito à vida e à piedade...” (2 Pedro 1:3 AMPC)
Para concluir que um membro da equipe ou mesmo uma unidade de negócios falhou em entregar resultados, você precisa dar uma margem razoável e fornecer o suporte necessário. Jesus contou a parábola do dono de uma vinha que ia cortar uma figueira, mas foi impedido por um de seus trabalhadores, que então pediu mais tempo para "cavar em volta dela e colocar esterco [no solo]". (Lucas 13:6-9 AMPC).
"Dê mais um ano", insistiu o viticultor na parábola. Muitas vezes, o tempo é o único recurso que você aparentemente não pode dar a um membro da equipe que ainda não está performando no nível esperado. Ainda assim, você deve ver seu pessoal como mais do que apenas fatores de produção; você deve vê-los como pessoas nas quais você deve estar disposto a investir, mesmo que elas não deem certo no final. Lembre-se, Jesus morreu por muitos que ainda o rejeitarão.
Reflexões para líderes e gestores:
- Recursos são essenciais: Certifique-se de que sua equipe tenha as ferramentas, treinamento e materiais necessários para realizar suas tarefas.
- Tempo e paciência: Nem todos os membros da equipe se desenvolvem no mesmo ritmo. Ofereça tempo e suporte para que eles cresçam.
- Investimento em pessoas: Veja seus colaboradores como indivíduos valiosos, não apenas como engrenagens em uma máquina.
- Apoio contínuo: Mesmo quando os resultados não são imediatos, o apoio e o incentivo podem fazer toda a diferença.
- Entenda as dificuldades: Antes de julgar um desempenho ruim, investigue as possíveis causas e ofereça soluções.
Ao invés de esperar milagres, invista em seus colaboradores, ofereça recursos e construa um ambiente de apoio. O resultado será uma equipe mais engajada, produtiva e bem-sucedida.