Hoje vamos meditar no texto que está no livro de Josué 10:5:
Então se ajuntaram, e subiram cinco reis dos amorreus, o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis, o rei de Eglom, eles e todos os seus exércitos; e sitiaram a Gibeom e pelejaram contra ela.
Esta passagem mostra que todos nós temos desafios na vida, os quais são fruto das batalhas vencidas por nós.
Não foi diferente com o povo de Israel, conforme vemos nesta passagem, em que cinco Reis levantaram-se contra aquele povo.
Apesar do povo estar para entrar na terra prometida por Deus a eles, ainda tiveram que enfrentar 5 reis valentes e ardilosos.
Da mesma forma ocorre em nossa vida. Antes de conquistarmos os nossos objetivos e chegarmos no lugar que tanto ansiamos e até mesmo sonhamos, é necessário ter vitória em algumas áreas.
Se não tivermos vitória nestas áreas, viveremos apenas olhando para o que queremos, mas sem desfrutar de tudo o que Deus tem para nós.
Estes 5 reis citados nesta passagem são ardilosos e desejam impedir que nossos desafios sejam vencidos e é contra eles que devemos lutar.
Ao vence-los viveremos em perfeita harmonia com a vontade de Deus e iremos nos fartar de tudo que desejamos.
Estes reis não são amadores e muito menos inexperientes. São forças estabelecidas, verdadeiras estruturas desenvolvidas para impedir que as bênçãos de Deus fluam para sua vida.
Na bíblia, sempre que o número 5 é citado para o homem, tem o significado de responsabilidade, ou seja, é minha e tua responsabilidade vencer o desafio dos 5 reis para realizar nossos sonhos.
I. 1o. REI - ADONI-ZEDEQUE, REI DE JERUSALÉM
O nome deste rei significa senhor da justiça, e seu alvo é que deixemos de buscar a justiça de Deus e busquemos a nossa própria justiça. Enquanto Jerusalém é a cidade da paz.
Logo, este rei deseja nos impedir de obter a paz e nos tornamos escravos das nossas obras.
Este rei batalha até nos convencer de que não precisamos da justiça de Deus, mas que pelas nossas próprias ações e feitos somos justificados.
Há muitas pessoas que ao ouvirem a mensagem da Cruz dizem:
• Eu nunca matei ninguém
• Eu não bebo
• Eu sou um bom pai / mãe de família
• Pago minhas contas em dias
• Não faço nada de errado
• Cumpro minhas obrigações na igreja
Este tipo de pessoa está sob a influência do rei Adoni-Zedeque, pensa que é abençoado, mas vive sem paz em seu coração.
É semelhante a quando achamos que Deus foi injusto numa ou noutra situação e que não poderia ter feito desta forma. Quando falamos assim estamos concordando com este rei.
Hoje existem muitas pessoas que passaram a exigir de Deus que faça o que elas querem só porque fizeram algo que Deus lhes pediu. Estas pessoas estão sob o domínio deste rei.
E através destas obras, ações e comportamentos, estabelecemos a nossa própria justiça, invalidando a justiça de Deus, que já enviou Jesus para nos perdoar os pecados e conceder a vida eterna.
Há muitas pessoas deixando de comer algum tipo de alimento, ou mesmo deixando de cortar o cabelo, deixando de praticar esportes, jogar bola, skate, surfe, tudo para que possam se considerar santos.
Quando você faz isto você não precisa mais de Deus, porque do teu próprio jeito você acha que pode chegar até Ele. Isto é justiça própria e quem anda assim está debaixo da influencia deste rei mundano.
O profeta Isaías cita que todos atos de justiça são como trapo de imundícia, ou seja, sujos.
Portanto, para vencer este rei é preciso aceitar a justiça de Deus para nós. Aceitar que é pelo sangue de Jesus e pelo seu sacrifício que somos aceitos por Deus.
Fazendo assim vencemos o rei Adoni-Zedeque e passamos a viver em Paz.
II. 2o. REI - HORÃO, REI DE HEBROM
Hebrom significa comunhão, o objetivo deste rei é impedir que tenhamos comunhão com Deus, com as pessoas à nossa volta e conosco mesmos.
Hoje este rei age com muita intensidade nas pessoas, que possuem tempo para tanta coisa, tais como as redes sociais, sms, whatsapp, facebook e outros, mas não param para descansar um pouco a sós e deixar Deus falar com elas.
Este rei também procura impedir que nos relacionemos com as demais pessoas, parentes, amigos e familiares. E chega ao ponto em que muitas famílias vivem num “pé de guerra”, como se diz popularmente.
Este rei também procura impedir que tenhamos comunhão com Deus, nos enchendo de atividades no dia-a-dia.
Jesus veio ao mundo para restabelecer a comunhão de Deus com o gênero humano. Então, para vencer este rei, precisamos primeiro ter tempo com Deus, o que significa ler a bíblia e orar. Depois, restaurar nossos relacionamentos quebrados, pedir perdão e perdoar a todos.
Assim venceremos o rei de Hebrom e passaremos a ter comunhão com todos.
III. 3o. REI - PIRÃO, REI DE JARMUTE
Pirão significa jumento selvagem e Jarmute rebeldia.
Este rei Pirão quer que você se rebele contra Deus e haja de forma desenfreada e até lhe faltar alimento. Você até entrega o dízimo, mas não prospera, tudo que faz não vai para frente devido à rebeldia .
Para vencer este rei é necessário deixar que Deus governe sobre você, seja teu senhor, exerça governo / domínio sobre você e ele te conduzirá ao local certo.
No evangelho de Marcos 11, temos o exemplo do jumentinho. Trouxeram a Jesus um jumentinho selvagem, que ninguém havia montado. Quando Jesus montou nele, deixou de ser selvagem, passou a estabelecer o governo de Deus sobre si, passou a pisar as folhas de oliveira que colocavam à sua frente e obteve fartura de alimento.
Este jumentinho era rebelde, por isto estava amarrado, não tinha alimento e nem acesso a nada, mas Jesus passou a governar sobre ele e passou a ter alimento, deixou a rebeldia de lado e tornou-se manso.
Quando o profeta Samuel foi ungir Saul como rei, o encontrou buscando as jumentas do seu pai. Deve ter aprendido com estas, pois era rebelde e fazia do seu próprio jeito, o que fez com que perdesse a coroa de rei.
Por outro lado, o mesmo profeta foi até Davi e o encontrou apascentando as ovelhas do seu pai. Com estas ele aprendeu a ser manso e humilde e estabeleceu seu reino, a tal ponto que Jesus é seu descendente.
Este comportamento de jumento selvagem nos afastará da vitória, do triunfo, da vontade de Deus, daquilo que Deus quer que sejamos.
Para vencer este rei precisamos descer de nosso orgulho e permitir que Jesus seja nosso dono, nosso Senhor e governe sobre nós.
Quando vencemos este rei passamos a SER MANSOS e humildes.
IV. 4o. REI - JAFIA, REI DE LAQUIS
Jafia significa brilhante, e Láquis – andar como homem .
O objetivo deste rei é que nos tornemos orgulhosos. É a batalha contra o rei que quer nos fazer brilhar mais do que os outros.
Ele chega cheio de encantos para nós salientando uma qualidade nossa, tudo para fazer com que nos tornemos orgulhosos.
Nós podemos agir motivados por 3 forças. O medo, o orgulho ou o amor. Muitos agem por medo e sempre estarão presos nesta armadilha, outros agem por orgulho, que é onde este rei age e um pouco de nós age por amor, sem quere nada em troca.
Quando nos abastecemos do orgulho como fonte de energia, sempre vamos querer ser reconhecidos pelos outros, e se não formos podemos ficar muito bravos ou contrariados.
Mas quando a fonte é o amor, você faz sem querer qualquer recompensa, e Deus que vê tudo irá te recompensar na eternidade.
Servindo a Deus Pai e não a nós mesmos venceremos este rei e nos tornaremos HUMILDES.
V. 5o. REI - DEBIR, REI DE EGLOM
Debir significa oráculo, locutor, e Eglom – circulo, roda.
O objetivo deste rei é diluir a verdade divina - a Palavra, lutando para nos convencer de que toda mensagem é boa.
Diz para lermos de tudo, todos os livros, escutar todas as mensagens e ver todo tipo de filme. Assim você vai ter uma mente aberta, uma cultura mais ampla, se ficar só na bíblia vai ficar bitolado.
É desta forma que muitas pessoas já se perderam quando estavam próximas da vitória. Acabam andando em círculos dominados por este rei.
Um ótimo exemplo de homem de Deus que andou em círculos está em Juizes 16:21, aonde sabemos de Sansão, que após ser preso, cegado e amarrado, girava um moinho na prisão.
Ele estava andando em círculos e trabalhando para seu inimigo, não servia mais a Deus.
Assim também é com muita gente, que só começam, mas nunca terminam nada, estão andando em círculos com Sansão. Vencidos pelo rei Debir.
Para vencer este rei, precisamos ir para a bíblia, a Palavra de Deus. Lá encontraremos a vitória, vamos começar a andar e avançar na direção de conquistar nossos desafios.
Vencemos este rei e passamos a andar pela fé.
CONCLUSÃO
Antes de atacar estes reis Josué recebeu uma palavra de Deus dizendo:
V8 – "não os temas, porque os tenho dado na tua mão; nenhum deles te poderá resistir"
Depois de perseguir e matar estes reis Deus ainda lhe disse que assim seria com todos que viessem contra o seu povo.
Creia nesta palavra, levante-se na força do Senhor e obtenha vitória sobre estes reis e sobre todos os demais desafios da sua vida.
ORAÇÃO
- falta de paz - adoni-zedeque - aceitar a justiça de Deus - Cristo Jesus
- falta de comunhão - Horão - aquietar-se e orar a Deus
- rebeldia - Jarmute - se submeter à autoridade de Deus sobre sua vida
- vencer o orgulho - Jáfia - fazer para Deus em amor
- conhecimento humano - Debir - crer na Palavra de Deus
se você está passando por desafios neste momento coloque-se diante de Deus venha ao altar e vença estes reis
oração de libertação sobre estes pontos
Veja os vídeos e esboços da série FRUTO DO ESPÍRITO: