Um software ERP (Enterprise Resource Planning) é projetado para atender e integrar quase todas as áreas funcionais de uma empresa. Normalmente são organizados em módulos, e os mais destacados são financeiro, contábil, vendas, estoques e recursos humanos.
O ERP é focado em números consolidados, resultados mensais, de muitos departamentos. Ter um ERP é um sinal de maturidade gerencial da empresa – a integração de dados permite “enxergar” o impacto de cada área no resultado da empresa, e ter dados disponíveis para medir desempenho e usá-los para direcionar esforços de melhoria é muito importante.
É uma ferramenta essencial para a gestão de resultados do negócio como um todo, entretanto, a maioria dos ERPs atende processos genéricos e as empresas possuem necessidades específicas.
Uma solução é "customizar" o ERP, o que na maioria das vezes pode custar mais do que o valor da implantação. Já vi casos em que a implantação custou, digamos, R$500.00 e a customização outros 2 milhões. Claro, numa grande empresa e para um ERP de classe mundial.
Outra alternativa mais atraente é fazer uso de APIs e integrar o ERP com outros sistemas de acordo com a necessidade do cliente.
A integração de ERP com APIs acontece da seguinte forma: num sistema de informação gerencial (ERP), uma Interface de Programação de Aplicações (API) garante a interação eficaz do software com outros aplicativos. Assim, há uma atualização dos dados em tempo real.
Fornecedores de sistemas oferecem suas próprias APIs para ajudar as organizações a conectarem o ERP a outras funcionalidades e ferramentas. Mas a companhia pode, ainda, decidir usar uma API de terceiros ou criar sua própria interface.
Nós da TechXpert construímos a nossa própria API ou usamos a do fornecedor, se existir.
Quais as vantagens da integração de ERP com APIs?
O principal objetivo de um ERP é automatizar os processos do negócio para tornar as operações mais eficientes e fornecer maior visibilidade do que ocorre na empresa. Mas para alcançar esses benefícios, a empresa precisa integrar o ERP com seus outros sistemas.
Isso pode ser difícil por causa da idade dos sistemas, sua arquitetura e da necessidade de integrar novos aplicativos no ERP original.
- INTEGRAÇÃO DE MULTIPLOS SISTEMAS. Interligar demais sistemas da empresa e montar um painel de controle do tipo Dashboard / Cockpit.
- NAO TENHO RELATÓRIOS GERENCIAIS ADEQUADOS. A integração pode gerar os relatório desejados e em tempo real.
- NÃO CONSIGO USAR MEUS DADOS PARA OS INDICADORES. Muitos KPIs da empresa tem seus dados dentro do ERP e usa-se planilhas de excel externas para o cálculo. a integração pode gerar estes indicadores automaticamente.
- GESTÃO DE PESSOAS INEFICIENTE. A maioria dos ERPs sequer possuem a funcionalidade de RH, o que pode ser incluido facilmente com a integração.
- O WORKFLOW NAO É SUFICIENTE PARA MINHA OPERAÇÃO. Algumas operações nas empresas não são suportadas pelos ERPs, causando processos ineficientes e erros operacionais. Estes processos podem ser automatizados externamente e ligados ao ERP para obtenção dos dados através da integração.
A Luize Consulting melhora seu ERP e deixa do jeito que você precisa. Consulte-nos.