Isaias 28:24 Um homem que está preparando o terreno para semear trigo não gasta todo o seu tempo arando a terra, cavando e remexendo nela.
25 Depois de ter aplanado a terra, ele semeia o endro e o cominho e planta o trigo, a cevada e outros cereais nos lugares certos.
26 Ele faz tudo direito porque Deus o ensinou.
27 E no tempo da colheita ele não usa um instrumento pesado para debulhar os grãos de endro e de cominho; pelo contrário, ele usa varas pequenas e leves.
28 Quando malha o trigo, ele não continua malhando até quebrar os grãos. Ele sabe passar a carreta por cima das espigas sem esmagar os grãos.
29 Esse conhecimento também vem do SENHOR Todo-Poderoso. Os seus planos são maravilhosos, e ele é sábio em tudo o que faz.
Nesta passagem o profeta traz a revelação da sabedoria de Deus. Observemos que nos leva a pensar sobre como o homem descobriu a maneira correta de preparar a terra, semear e colher.
O agricultor não fica o tempo todo arando a terra, mas apenas a quantidade suficiente. Da mesma forma, após colher o que plantou, passa a soltar os grãos das espigas. Faz isto usando uma ferramenta, mas apenas a quantidade e força suficientes para solar os grãos, não vai além, senão os estragaria / esmagaria.
É o mesmo que Deus faz conosco. Prepara-nos e cultiva-nos na quantidade necessária apenas. Isto significa que mesmo que passemos a pensar que Deus se demora em nos preparar, de fato não é assim. O profeta diz que "...ele é sábio em tudo o que faz."
Se Deus é sábio, então devemos aguardar com paciência o Seu trabalho em nós. Como diz aquela música "Deus começou uma obra em nós e é fiel para completá-la".
Não desanime, tampouco fique atemorizado, Deus está no comando e está lhe conduzindo a uma terra que mana leite e mel.