"Os fariseus perguntaram: — Nesse caso, por que é que Moisés permitiu ao homem mandar a sua esposa embora se der a ela um documento de divórcio? Jesus respondeu: — Moisés deu essa permissão por causa da dureza do coração de vocês; mas no princípio da criação não era assim.“ (Mateus 19:7,8)
Estes dias eu li uma frase que achei bem interessante, dizia:
- “Sou do tempo em que quando algo quebrava a gente consertava”.
No Brasil vivemos um período em que os produtos custavam muito caro e era difícil ter acesso aos mesmos. Como era difícil obtê-los, dava-se muito valor ao que se tinha, porque se perdêssemos, dificilmente teríamos como repor.
Televisão, toca-discos, 3 em 1 e outro tanto de coisas que existiam naquela época. Como sou formado técnico em eletrônica, cheguei a consertar diversos destes produtos.
Logo que houve a abertura dos mercados e a inflação foi controlada, começou um tempo em que obter um produto novo ficou mais fácil e barato. Como resultado, quando um aparelho estragava, não valia muito a pena consertar, pois um produto novo era quase o mesmo preço.
Nem pensar em consertar um smartfone, melhor comprar um novo. Mas nestes dias em que a economia anda meio “bicuda”, a busca pelo conserto de produtos aumentou significativamente.
Em relação ao casamento é a mesma coisa. Lá pelos idos de 1960 haviam poucos casamentos desfeitos, além do que ninguém gostaria de casar com alguém que fosse separado ou já tivesse filhos. Era a realidade da época. Assim, valia mais a pena consertar o casamento quebrado do que trocar por um casamento novo.
Já hoje em dia a realidade é bem diferente. A quantidade de pessoas dispostas a trocar de cônjuge é enorme, tornando fácil para quem está tentado a isto.
Tanto homens quanto mulheres perderam seus valores morais e espirituais e a maioria não tem o menor pudor de pensar em trocar de cônjuge. Pensam e fazem isto como se troca de camisa.
Não importa como o mundo pensa ou age, o povo de Deus deve agir conforme a Sua palavra.
O casamento não é algo em que nunca teremos problemas, aliás, quando vir um casal fazendo bodas de prata, ouro ou diamante, tenha a certeza de que tiveram muitas dificuldades pelo caminho, mas sempre escolheram superar as dificuldades e prosseguir.
Esta atitude demanda coragem, enquanto trocar de cônjuge, na maioria das vezes, é um sinal de fraqueza e covardia.
Li um artigo em que o autor dizia ter casado diversas vezes, mas com a mesma mulher. Ele até colocou alguns argumentos a favor, tais como financeiros, emocionais e etc, concluindo que era até mais barato casar de novo com a mesma pessoa.
Posso dizer que é o meu caso, Telma e eu já casamos muitas vezes e trocamos até de aliança. Aprendemos com os erros e como diz a Palavra de Deus, a glória do segundo templo foi maior do que a do primeiro.
PARA EXERCITAR COM SEU CÔNJUGE
- Quais atitudes do meu cônjuge me fazem pensar em mudança?
- Como posso consertar esta situação e viver melhor?
“Pai celestial, te louvo por ter me concedido o dom do casamento. Te peço que me auxilies a compreender as atitudes do meu cônjuge para que possamos crescer e chegar ao que o Senhor planejou para nós no casamento. Amém!"
Luis Antonio Luize
Gostei do artigo aqui colocado e é puramente bíblico.
De minha parte dou graças a Deus que casei só uma vez e ainda vivo com a mulher que o Senhor me deu há já 54 anos...
É isso aí. Tive incontáveis dificuldades no casamento que só venci pelo poder de Deus. Aliás, fico pensando às vezes, como pude aguentar e superar tantos obstáculos e a resposta vem sempre do Senhor: "fui eu que venci por ti, fui eu que te carreguei no colo muitas e muitas vezes". E resumindo, em 18 outubro deste ano, faremos 40 anos de casados. Se o Senhor não tivera ido em meu auxílio, a minha alma quase que teria ficado no silêncio. Salmos 94:17
Eu e meu esposo completamos 25 anos de casamento em abril deste ano. Fizemos questão de renovar os votos do nosso casamento, trocar alianças, etc, etc em um Culto de Ação de Graças, reunindo todos os nossos amigos e parentes que, de uma forma ou de outra, fizeram parte da construção do nosso relacionamento. Fizemos questão de honrar nossos pais, assim como a Bíblia nos ensina e ser exemplo de vida cristã para nossa filha.
Agradeço a Deus pelo privilégio de me fazer esposa de um homem verdadeiramente cristão e mãe de uma filha que vive o Evangelho.
Louvo a Deus por nos fazer filhos de pais que nos ensinaram a andar nos caminhos do Senhor.
Pr. Luiz, sua mensagem calou no meu coração e creio ser de suma importância para o momento em que vivemos, é a Palavra de Deus, mais atual do que nunca.
Pastor Luis:
A incapacidade de consertar o casamento quebrado reflete a pressa dos dias atuais. A impaciência em esperar a melhora do outro, aguardar o tempo dele incomoda bastante. Deseja-se tudo pronto, inclusive casamento. Mas como já foi dito casamento bom é feito, e não achado. Para se alcançar o bom casamento é inevitável consertá-lo sempre que ele seja quebrado.