1. Experiência prática de pintura
1.1. Metodologia
Esta tese se propõe a responder duas perguntas básicas:1. É necessário conhecer-se os instrumentos adequados para cada técnica de pintura?2. É importante conhecer a utilização dos diferentes pincéis no processo da pintura artística?Para evidenciarmos este dois pontos definiu-se pela realização de um trabalho prático de pintura utilizando-se um pincel básico para uma pintura especifica e outro trabalho de pintura para o mesmo motivo mas utilizando-se o pincel adequado, no caso o de corte chanfrado.
1.2. Plano Operacional
Obter grupos de crianças que possam ser trabalhadas com o pincel comum e com o chanfrado. Se este grupo permitir a aplicação de outras técnicas, estas poderão ser aplicadas, entretanto os dados deverão ser armazenados e analisados separadamente visando não contaminar os resultados desta tese.Como se tratam de crianças, não será aplicado formulário de pesquisa aos mesmos, mas os resultados serão anotados no formulário do Anexo III pela artista que aplicar a técnica.A pintura a ser utilizada será simples para que não impeça o trabalho e nem desestimule as crianças a participarem do trabalho. No Anexo IV pode-se examinar a pintura original proposta pela artista.
1.3. Realização da Prática
Nas duas situações tomou-se o mesmo grupo de crianças entre 8 e 11 anos que desconheciam a técnica e o pincel proposto. Este grupo foi formado por crianças do Lar Moisés, Colégio Sion e no ateliê Telma Luize, compondo um grupo de 70 crianças.Para isto foi realizado trabalho de demonstração de alguns pinceis a um grupo de alunos do Colégio Sion no período de 2007-2008.No Lar Moisés - entidade filantrópica sem fins lucrativos que acolhe menores sem lar – realizado trabalho voluntário visando desenvolver o emocional e a psicomotricidade das crianças com atividades artísticas especificas. Este trabalho obteve excelentes resultados na área de pesquisa desta tese além de ter sido colhido materiais que permitem trabalhar outros aspectos pedagógicos que serão tratados em trabalhos futuros.No Ateliê Telma Luize foi trabalhado artisticamente com crianças hiperativas e obtidos dados para esta tese.
2. Análise dos Dados da Experiência Prática
Vamos analisar os dados coletados na pesquisa. No Anexo V encontra-se a tabela com os dados brutos da pesquisa realizada.As primeiras perguntas tinham caráter geral para determinar o grau de conhecimento das técnicas pelo grupo em análise.Da análise destas respostas obtemos que a totalidade do grupo pesquisado desconhecia a técnica a ser aplicada, e que apenas 86% destes tinham conhecimento de pintura artística. Isto é realidade para àqueles que estudam em colégios particulares, segundo a amostra pesquisada, entretanto, a totalidade destes não tinha familiaridade com os materiais apresentados, o que demonstra que estes materiais não estão sendo utilizados na educação artística.
2.1. Análise dos Dados Referentes ao Uso do Pincel Comum
As perguntas de 4 a 7 se referem ao uso do PINCEL COMUM (cabo amarelo e cerda) e obtivemos alguns gráficos e análises.
Gráfico 1: Resposta à pergunta 4
Os grupos pesquisados normalmente sentiram dificuldades em utilizar o pincel comum para realizar a tarefa, porém, observa-se que o grupo “Lar Moisés” sentiu ainda mais dificuldade, o que se explica pelo histórico de vida deste grupo.A técnica aplicada exige o uso de duas cores de tinta no mesmo pincel, e isto traz uma dificuldade alta para todos os grupos, o que é normal.
Gráfico 2: Resposta à pergunta 6
O tempo de execução da atividade foi de 25 minutos em média, considerando-se o tamanho de cada grupo. O grupo do Ateliê Telma Luize obteve um tempo maior de execução devido a que a artista optou por fixar os conhecimentos pelo método da pintura gestual, o que demandou mais tempo, mas com propósito especifico.Os grupos obtiveram uma média de 25% de atingimento do resultado desejado, o que se deve dizer é baixo. Os resultados obtidos no Ateliê se mostraram significativamente maiores do que a média, devido aos motivos expostos anteriormente.
Gráfico 3: Resposta à pergunta 7
2.2. Análise dos Dados Referentes ao Uso do Pincel Chanfrado
As perguntas de 8 a 11 se referem ao uso do PINCEL CHANFRADO, que em teoria deve facilitar a aplicação da técnica.
Gráfico 4: Resposta à pergunta 8
O conhecimento de pintura artística fez com que os grupos do Sion obtivessem um resultado superior, sendo que na média sentiram menos dificuldade no uso do pincel chanfrado. A média geral foi de 15% de dificuldade.A dificuldade no uso de duas cores diminuiu significativamente, sendo que 75% dos grupos não sentiram dificuldade para isto, apenas o grupo “Lar Moisés” sentiu dificuldade mediana para tal.
Gráfico 5: Resposta à pergunta 10
O tempo médio de execução passou para próximo de 6 minutos, o que trouxe ganho significativo na execução da atividade.
Gráfico 6: Resposta à pergunta 11
Os resultados foram muito melhores sendo que 75% do grupo chegou ao resultado desejado.
2.3. Análise da Relação dos Dados Obtidos
A seguir vamos analisar a relação entre os dois experimentos realizados e conclusões sobre o tema.
Gráfico 7: Análise da dificuldade de uso
O uso do pincel adequado diminuiu a dificuldade de uso do mesmo em torno de 83%, sendo que os melhores índices ficaram por conta dos grupos “Sion” devido principalmente à iniciação as artes que estes alunos recebem.A dificuldade do uso de duas cores no pincel diminuiu em média 42%, o que demonstra que o uso do instrumento adequado leva a melhores resultados.
Gráfico 8: Análise do tempo de execução
O tempo de execução da atividade diminuiu dramaticamente, tornando-se em média 73% menor, saindo de 25 minutos para 6 minutos, em média.Isto por si só demonstra que o conhecimento do uso da ferramenta correta traz melhor desempenho.
Gráfico 9: Análise do resultado do trabalho
A qualidade dos resultados obtidos é que surpreendem, pois sai-se de 25% para 75%, o que nos dá em torno de 62% de incremento na qualidade do resultado obtido.E isto é exatamente o que se deseja demonstrar, ou seja, comprova-se o postulado na parte introdutória desta tese.