24 de novembro de 2021

7 possíveis planos de leitura da Bíblia

É hora de planejar nossa leitura da Bíblia para o próximo ano. Penso que é melhor lermos a Bíblia todos os anos, mas entendo que nem sempre é fácil. Temo que muitos líderes da igreja, no entanto, não sejam consistentes em sua leitura, então, uma dessas idéias poderá ajudá-lo no próximo ano.

 LEITURA DE TODA A BÍBLIA:

1. Leia a Bíblia inteira em 2022, de Gênesis a Apocalipse. Esse método é provavelmente o mais difícil de ser concluído, mas você pode fazê-lo lendo um pouco menos de quatro capítulos por dia. É bom ler a Escritura do começo ao fim.

2. Planeje ler a Bíblia inteira em 2022-23. Este plano retarda o processo (um pouco menos de dois capítulos por dia), mas ainda ajuda você a terminar a Bíblia inteira em dois anos. Todos nós devemos ler toda a Palavra pelo menos a cada dois anos.

LEITURA DE PARTES DA BÍBLIA:

1. Faça um estudo livro a livro de vários livros da Bíblia durante o ano. Uma pessoa que conheço, por exemplo, lê um livro várias vezes por mês (dependendo da extensão do livro). Ele devora 12 livros da Bíblia a cada ano, e seu plano é completar a Bíblia inteira em 5,5 anos.

2. Faça estudos biográficos de personagens bíblicos. Passe algum tempo estudando a vida de pessoas como Abraão, José, Jacó, Moisés, Josué, Saul, Davi, Ester, Rute, Pedro, Paulo, etc. A inspirada Palavra de Deus nos ajuda a conhecer as vitórias e derrotas, forças e fraquezas de seus personagens.

3. Estude capítulos famosos da Bíblia. As pessoas divergem sobre o que constitui um capítulo “famoso”, mas uma pesquisa no Google lhe dará alguma direção. Na verdade, faça um teste rápido agora para ver quantos desses capítulos você reconhece: Gênesis 1-3, Gênesis 12, Êxodo 12, Êxodo 20, Josué 4, Josué 24, Salmo 23, Salmo 51, Provérbios 31, Isaías 53, Mateus 5-7, Lucas 2, João 17, Atos 2, Atos 9, I Coríntios 13, Efésios 6, Hebreus 11, Apocalipse 2-3, Apocalipse 21.

4. Leia o Novo Testamento e revise todas as passagens do Antigo Testamento que ele faz referência enquanto lê. Não apenas folheie a referência do Antigo Testamento; em vez disso, leia o texto em seu contexto original - e você aprenderá sobre o Velho Testamento também. Uma boa Bíblia de estudo o ajudará nessa tarefa. Sugiro usar duas bíblias, para náo ter que ficar folheando para lá e para cá.

5. Faça um estudo geográfico enquanto lê. Ou seja, use os mapas que estão no final da sua Bíblia (ou use os mapas encontrados na Internet). Às vezes, apenas ver a direção, distância, etc., entre os eventos na Bíblia pode ajudá-lo a imaginá-los e lembrá-los.

Luis Luize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram