Deus sempre termina bem as suas obras. Se você analisar a bíblia verá que todos os acontecimentos que estão lá, assim como os personagens citados, passam por situações difíceis, mas ao final Deus transforma o que parece muito ruim em algo extraordinário.
Temos José que sofreu muito e reinou no Egito. Temos Abraão que não tinha filhos e muito depois teve Isaque e a promessa de uma multidão. Temos o filho pródigo que literalmente torra a fortuna do pai, se arrepende, volta e recebe honrarias. Mas a situação mais emblemática é a própria vida de Jesus, em que morre na cruz sem culpa e então ressurge dos mortos para reinar à direita de Deus Pai.
Tudo que Deus faz é perfeito, e quando a criou a humanidade era perfeita, assim como o homem e a mulher. Note que após criar tudo, Deus descansou e reinou a paz. Desde este dia a paz é o nosso árbitro e indica que estamos fazendo a vontade de Deus.
Mas o pecado é que colocou o mundo em desordem, trazendo a falta de paz. Acabou a comunhão com Deus e com a mulher, tudo tornou-se corruptível, ou seja, vai se estragando se não fizermos nada.
Para sair deste estado de desordem é preciso fazermos algo. A terra precisa ser arada, plantada, regada e cuidada para que dê fruto. Se deixarmos sem fazer nada só vai nascer erva daninha.
Com o gênero humano é igual, ninguém precisa ensinar seu filho a desobedecer, basta não fazer nada, é a natureza humana.
Como escrevi em artigo recente, as características de um grupo é compatível com as do seu líder. Ora, se nos colocamos debaixo da autoridade maligna através do pecado, então vamos demonstrar as características dele: morte, cobiça, mentira, desonra, medo e cansaço, entre outros.
Por outro lado, as características de Deus são: luz, vida, amor, verdade, honra, fé e paz, entre outros tantos. É por isso que precisamos nos converter em quase tudo: costumes, atitudes, forma de pensar e agir, sentimentos e relacionamentos.
Se olharmos nossa vida com esta natureza pecaminosa, acharemos que tudo está ruim, que as pessoas não te amam, que tudo dá errado pra você, que você não é aceito em algum lugar, etc.
Precisamos de uma transformação em nossa maneira de pensar e agir, sair desta situação negativa e olhar para Deus.
No versículo citado acima, está o padrão que descreve a natureza humana. Jesus cita o padrão pelo qual toda a humanidade passa. O jovem se revoltou contra o pai, foi e destruiu tudo que recebeu de herança, se arrependeu, se reconciliou e foi restaurado.
Quando o jovem interrompeu sua comunicação com o pai foi de mal a pior. Foi preciso cair em si e se arrepender para restaurar a comunicação com o pai.
Deus quer que sua vida termine bem. Se sua comunicação com Ele está interrompida, talvez seja necessário “cair em si” e arrepender-se para ser restaurado.
Minha esposa e eu realizamos muitos seminários de cura da alma, e um elemento constante nestes é a grande quantidade de pessoas que precisam se arrepender e pedir perdão para viverem bem.
São inúmeros casos de pais que se acham certos na sua atitude e lançam os filhos na rebeldia, interrompendo a comunicação e o convívio com eles. São esposos ou esposas que se distanciam um do outro e precisam cair em si e arrepender-se para haver a reconciliação e restauração.
Nós podemos ser bem sucedidos e Deus quer que seja assim, mas para isto mude sua atitude, caia em si em relação ao que precisa colocar em ordem na sua vida e transforme-se numa nova pessoa.
PARA EXERCITAR
- Tenho entendido a responsabilidade dos meus atos?
- O que preciso entender para que possa me arrepender e viver bem?
Assista os demais vídeos desta série, clique aqui!
Uma mensagem bem a caráter. Começando pela passagem do filho pródigo. Assim, muito de nós vive este exemplo e, enquanto não pararmos para cair na realidade do passo errado pelo qual decidimos e reconhecermos que o caminho de volta está em retratarmos nossa prepotência, e voltarmos para de onde estávamos antes. Assim é que, isso é possível quando reconhecemos o aprendizado dos ensinamentos constantes na Bíblia, e passemos a colocá-los em prática. Só então podemos abreviar os m omentos de incertezas para o qual fomos induzidos. Devemos sempre considerar nossa posição nos degraus da escada. Quanto mais nos colocarmos nos primeiros degraus, mais perto sentimos a presença de Deus e, menos erros passamos a cometer.
Obrigado Meu amigo e irmão Pr. Luiz Antonio Luize. pela edificante mensagem que veio enriquecer mais ainda a minha compreensão.
Abraços do irmão
Eli C Soares
Amei ter lido esta bela mensagem. Que Deus siga usando meu meu amado irmão a fim de edificar outros com a mensagem de obediência as diretivas de Deus e confiança na Sua bendita palavra...
Excelente! Faço minhas as palavras de sua oração: “Pai celestial, perdoe-me por todas as vezes em que me achei certa e arrogante e me distanciei das pessoas e de Ti. Faze-me entender e cair em mim para que possa me reconciliar contigo e com as pessoas, em nome de Jesus. Amém!"
Pastor Luis:
O jovem citado no verso acima, na verdade, se enxergou. Exerceu a auto-percepção. A partir desse momento, começa uma caminhada que se estende até o último dia de vida. É uma prática que implica o reconhecimento do estado em que se encontra, o que permite identificar os pontos a melhorar. Isso redunda em aperfeiçoamento humano, em amadurecimento.